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Matemática e Hábitos Saudáveis Edinei Reis. IMC – Índice de Massa Corporal Medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Medida.

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1 Matemática e Hábitos Saudáveis Edinei Reis

2 IMC – Índice de Massa Corporal Medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

3 Exemplo Uma pessoa com 50 quilogramas de massa e 1,70m de altura: Uma pessoa com 50 quilogramas de massa e 1,70m de altura:

4 Classificação Tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo: Tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo: IMC Classificação < 18,5 Magreza 18,6 – 24,9 Saudável 25,0 – 29,9 Peso em excesso 30,0 – 34,9 Obesidade Grau I 35,0 – 39,9 Obesidade Grau II (severa) 40,0 40,0 Obesidade Grau III (mórbida)

5 Gráfico e Interpretação IMC

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7 IMC por idade Criado por cientistas especialmente para crianças e adolescentes. Criado por cientistas especialmente para crianças e adolescentes. Crianças começam a vida com um alto nível de gordura e vão ficando mais magras conforme envelhecem. Crianças começam a vida com um alto nível de gordura e vão ficando mais magras conforme envelhecem. Diferenças composição corporal dos meninos e meninas. Diferenças composição corporal dos meninos e meninas.

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10 Reflexão O IMC é uma medida precisa para calcular a gordura corporal?

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12 Problemas do IMC Não diferencia gordura de massa muscular. Não diferencia gordura de massa muscular. –Massa muscular pesa mais do que gordura. –Atletas. Perda de massa muscular e óssea. Perda de massa muscular e óssea. –Pessoa pode estar acima do peso, mesmo com IMC dentro da faixa normal. –Idosos.

13 Problemas do IMC Grupos étnicos Grupos étnicos –Asiáticos podem correr riscos de saúde com IMC menor do que o dos europeus.

14 Solução (especialistas) Adotar mais dois fatores juntamente com o IMC Adotar mais dois fatores juntamente com o IMC –Circunferência da cintura: medida da gordura abdominal; –Fatores de risco para doenças associadas à obesidade: pressão alta, colesterol alto; alto índice de açúcar no sangue e fumo.

15 Matemática e dieta Saiba quantas quilocalorias o seu organismo precisa por dia, trace um plano de emagrecimento

16 Matemática e dieta É simples: se você come mais do que gasta, engorda. Se come menos, emagrece. É simples: se você come mais do que gasta, engorda. Se come menos, emagrece. Ao ultrapassar o limite de quilocalorias, o corpo estoca o excesso em forma de gordura. Ao ultrapassar o limite de quilocalorias, o corpo estoca o excesso em forma de gordura.

17 Matemática e dieta O número de quilocalorias que cada organismo necessita diariamente varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas. O número de quilocalorias que cada organismo necessita diariamente varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas. Especialistas aconselham um cardápio equilibrado diário de quilocalorias para um emagrecimento mais lento, porém saudável. Especialistas aconselham um cardápio equilibrado diário de quilocalorias para um emagrecimento mais lento, porém saudável.

18 Um pouco de matemática para traçar seu plano de emagrecimento

19 1) TMB – Taxa de metabolismo basal A TMB revela quanto o seu organismo gasta em repouso para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos e a respiração, sem levar em consideração as atividades diárias. A TMB revela quanto o seu organismo gasta em repouso para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos e a respiração, sem levar em consideração as atividades diárias.

20 TMB – Taxa de metabolismo basal Para as mulheres: Para as mulheres: –De 10 a 18 anos: 12,2 x peso (kg) –De 10 a 18 anos: 12,2 x peso (kg) –De 18 a 30 anos: 14,7 x peso (kg) –De 18 a 30 anos: 14,7 x peso (kg) –De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) –De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) –Acima de 60 anos: 10,5 x peso (kg) –Acima de 60 anos: 10,5 x peso (kg) Para os homens Para os homens –De 10 a 18 anos: 17,5 x peso (kg) –De 10 a 18 anos: 17,5 x peso (kg) –De 18 a 30 anos: 15,3 x peso (kg) –De 18 a 30 anos: 15,3 x peso (kg) –De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) –De 30 a 60 anos: 8,7 x peso (kg) –Acima de 60 anos: 13,5 x peso (kg) –Acima de 60 anos: 13,5 x peso (kg) Propostas pela OMS

21 Exemplo Uma mulher de 31 anos, com 1,68 m e 69 kg, que trabalha sentada e não pratica atividade física regularmente. Uma mulher de 31 anos, com 1,68 m e 69 kg, que trabalha sentada e não pratica atividade física regularmente. 8,7 x 69 kg ,7 x 69 kg TMB = 1.429,3

22 2) FA – fator de atividade Agora, calcule o quanto o seu corpo gasta para manter o seu peso atual, levando em conta a sua rotina de atividades físicas. Agora, calcule o quanto o seu corpo gasta para manter o seu peso atual, levando em conta a sua rotina de atividades físicas. –Tabela a seguir:

23 FA – fator de atividade Valores de FA: Valores de FA: –1,2: Fica a maior parte do tempo sentada e não pratica atividades físicas programadas. –1,2: Fica a maior parte do tempo sentada e não pratica atividades físicas programadas. –1,3 (homens - 1,4): Dia-a-dia movimentado - dirige, cozinha, caminha até o ponto de ônibus, mas sem atividades físicas programadas OU dia-a-dia sedentário e exercícios físicos três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia. –1,3 (homens - 1,4): Dia-a-dia movimentado - dirige, cozinha, caminha até o ponto de ônibus, mas sem atividades físicas programadas OU dia-a-dia sedentário e exercícios físicos três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia. –1,45 (homens - 1,5): Dia-a-dia movimentado e atividades físicas três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia. –1,45 (homens - 1,5): Dia-a-dia movimentado e atividades físicas três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia. –1,5 (homens - 1,6): De uma a duas horas e meia de atividades físicas diárias. –1,5 (homens - 1,6): De uma a duas horas e meia de atividades físicas diárias. –1,7 (homens - 1,8): Atividade física diária por mais de três horas.

24 3) Necessidade diária de energia Para descobrir quantas quilocalorias o seu organismo necessita diariamente basta multiplicar a sua taxa de metabolismo basal pelo fator de atividade (TMB X FA). Para descobrir quantas quilocalorias o seu organismo necessita diariamente basta multiplicar a sua taxa de metabolismo basal pelo fator de atividade (TMB X FA). Exemplo: Exemplo: (TMB) x (FA) 1.429,3 x 1,2 = 1.715,16 kcals

25 4) Plano de emagrecimento 4) Plano de emagrecimento Para emagrecer 1 kg, é preciso deixar de ingerir quilocalorias. Para emagrecer 1 kg, é preciso deixar de ingerir quilocalorias. No exemplo citado acima, onde a necessidade diária é de 1.715,16 quilocalorias, se a pessoa adotar um cardápio de quilocalorias diárias, ela deixará de fornecer ao organismo 515,16 quilocalorias por dia. No exemplo citado acima, onde a necessidade diária é de 1.715,16 quilocalorias, se a pessoa adotar um cardápio de quilocalorias diárias, ela deixará de fornecer ao organismo 515,16 quilocalorias por dia.

26 4) Plano de emagrecimento 4) Plano de emagrecimento Necessidade diária - quilocalorias da dieta = número de quilocalorias economizadas

27 4) Plano de emagrecimento 4) Plano de emagrecimento Dias necessários para perder 1 kg, economizando 515,16 kcal por dia: Dias necessários para perder 1 kg, economizando 515,16 kcal por dia: Valor necessário para emagrecer 1 quilo divido pela quantidade de quilocalorias de economia diária: Valor necessário para emagrecer 1 quilo divido pela quantidade de quilocalorias de economia diária: / 515,16 = 15 dias aproximadamente

28 Referências calorias shtml calorias shtml calorias shtml calorias shtml imc.html imc.html imc.html imc.html


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