A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM."— Transcrição da apresentação:

1  Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA Breno Gabriel da Silva; – Universidade Estadual de Maringá ¹Bolsista PIBID-UEM (brenogorodaimon@gmail.com); ²Coordenadora de área (aoacousin@uem.br) Figura 1: Ilustração do jogo Dominó de Frações. Esse jogo levei com o objetivo de melhor ilustrar a representação geométrica de um número fracionário e, também possibilitar aos alunos a reflexão de que a Matemática é vista no cotidiano, seja em um mercado associando o valor de compra e venda, seja na divisão de um objeto ou alimento em partes iguais e etc. No primeiro semestre de 2014, o trabalho realizado no projeto PIBID se deu por meio de monitorias para os 6º e 7ºs anos no Colégio Estadual Vital Brasil, e no segundo semestre, ainda no mesmo colégio, as monitorias foram para os 8º e 9ºs anos. Após o término deste período, percebi que minha experiência e postura em sala de aula evoluíram muito e, por meio de relatos dos alunos participantes foi possível compreender o quanto a implementação do projeto foi importante no desempenho desses alunos em Matemática. Atualmente estou no PIBID como bolsista ID e, desenvolvo atividades na escola parceira Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, onde desenvolvo atividades de monitoria para o 8º ano e, também realizo acompanhamento em sala de aula com uma professora nos 6ºs anos. Essa profissional tem sido “minha professora” pois, não consigo descrever o quanto venho aprendendo com a mesma, dialogamos sempre e, questiono a mesma sobre como trabalhar ou explicar um determinado conteúdo, bem como sobre formação docente, entre outros assuntos. É sem dúvida uma experiência muito gratificante, pois a oportunidade de trabalho em sala de aula permite observar as diversidades que surgem no cotidiano das escolas. Lembro-me que os mesmos adoraram e comentaram a falta que sentem de professores trabalharem de formas diferenciadas, sendo que alguns deles chegaram a citar que nem sabiam que existiam jogos que permitiam trabalhar conceitos matemáticos. Nesse período pude verificar inúmeras deficiências em Matemática que os alunos apresentaram mas, a que se evidenciou mais foi a interpretação dos problemas. Eles não conseguiam transformar os dados de um problema para a linguagem matemática. Diante disso, no decorrer deste período dediquei em levar tarefas onde os alunos pudessem corrigir essa dificuldade. No ano de 2014 iniciei as atividades no Colégio Estadual Vital Brasil como voluntário do Pibid, onde no primeiro semestre deste ano as atividades consistiam em realizar monitorias com 7ºs anos. Esse trabalho era desenvolvido por meio tarefas dos conteúdos matemáticos trabalhados pelas professoras de cada turma. Assim, eu chegava e entregava a tarefa para os alunos, e os mesmos raciocinavam,conjecturavam diversas formas para realizar e buscar a solução de cada exercício. Quando estava trabalhando o conceito de fração, levei um jogo denominado “Dominó de Frações”, onde os alunos deviam associar a parte geométrica com a parte algébrica. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira Em março de 2015 iniciei as atividades no Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, desenvolvendo monitoria com o 8º ano A e, auxiliando professor em sala de aula. Neste ano a metodologia consiste na mesma do ano anterior, porém, vale destacar uma atividade que realizei com os alunos trabalhando o conteúdo de inequações algébricas. Levei uma tarefa na qual continha exercícios sobre o conteúdo. No decorrer da atividade pude verificar algumas deficiências, não para resolver inequações, e sim, em conteúdos matemáticos básicos, que eram fundamentais para resolver as mesmas. Essa afirmação pode ser observada nos registros abaixo: Figura 2: Dificuldades observadas nos alunos. Diante disso, parei com o conteúdo de inequações e procurei trabalhar com os mesmos conteúdos que eram fundamentais para prosseguir, como: divisão de números inteiros e noções de operações inversas. Atualmente estou trabalhando com os alunos tarefas sobre Produtos Notáveis, e tenho observado que os alunos melhoraram bastante, percebo o desempenho dos mesmos em Matemática, e o quanto o PIBID/MAT tem contribuído nesse cenário.. Sem dúvida alguma vejo o quanto é fundamental este projeto na vida escolar dos alunos e dos acadêmicos de licenciatura. Pois com o mesmo, é possível verificar o quanto os alunos podem melhorar e o quanto os bolsistas podem evoluir sua postura em sala de aula como futuro professor. Neste período pude verificar também as diversidades encontradas em sala de aula, seja cultural ou financeira, onde independente de qualquer uma, é possível se aprender e ensinar matemática de uma forma com que seus alunos possam tomar interesse e melhorar seu desempenho, quebrando o paradigma dessa ciência como algo impossível de ser compreendido.  Conclusão


Carregar ppt " Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google