Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuan Dias Olivares Alterado mais de 8 anos atrás
1
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado... Aprender é construir e reconstruir pacientemente uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório. Aprender é estar sempre caminhando não é reter, mas comungar Tem que ser um ato de amor para não ser um ato vazio. (Paulo Freire) Desenvolvimento do cérebro e aprendizado: MEMÓRIA APRENDIZADO Aula Profa. Joana Andrade 2015
2
MEMÓRIA e Aprendizado
3
Seriam as sinapses repetidas ou intensificadas aquelas que mais contribuiriam para o estabelecimento de circuitos que corresponderiam às estruturas neurais da memória implícita e explicita e do aprendizado. Eric Kandel SENSITIZAÇÃO HABITUAÇÃO CONDICIONAMENTOS MEMÓRIA
4
USAR O CÉREBRO MUDA O CÉREBRO! A APRENDIZAGEM MODIFICA O CÉREBRO E COM ISSO ELE PODE FAZER DIFERENTE! (dialética) APRENDER É FAZER SINÁPSES! O BEBÊ NASCE COM UM NÚMERO DE SINÁPSES QUE, COM A EXPERIÊNCIA, VAI AUMENTAR MUUUITO! (apoptose) A MUDANÇA NO CÉREBRO, DEVIDO A EXPERIENCIA, É A BASE DO APRENDIZADO. (perejivanie)
6
EXPLÍCITA IMPLÍCITA SEMÂNTICA EPISÓDICA
7
Fonte: prof. Gesivaldo Santos
8
APRENDIZADO e Memória
9
Funções Psicológicas Elementares E R (origem biológica) dir eta, não-mediada Funções Psicológicas superiores E R S (origem sócio-cultural) indireta, mediada Fonte: Vigotski, A formação social da mente
10
"O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos enraizados na cultura" Vigotski
11
"...a atividade de utilização de signos nas crianças não é inventada e tampouco ensinada pelos adultos, ela surge de algo que originalmente não é uma operação com signos, tornando-se uma operação desse tipo após uma série de transformações qualitativas' Vigotski
12
comportamento comportamento elementar mediado si stema psicológico de transição história natural do signo Na forma elementar alguma coisa é lembrada, através de dois estímulos – um elo temporário é formado Na forma superior seres humanos lembram alguma coisa - criam elos temporários através de uma combinação artificial de estímulos.
13
Criança: Pensar = lembrar A criança pensa lembrando Conceitos são lembranças concretas A palavra indica características concretas Adulto: Lembrar = Pensar O adulto lembra pensando “Na adolescência a memória está tão carregada de lógica que o próprio processo de lembranças está reduzido a estabelecer e encontrar relações lógicas, o reconhecer passa a consistir em descobrir aquele elemento que a tarefa exige que seja encontrado"
14
“A memória, mais do que o pensamento abstrato, é característica definitiva dos primeiros estágios do desenvolvimento cognitivo” A verdadeira essência da memória humana está no fato de os seres humanos serem capazes de lembrar ativamente com a ajuda de signos. Poder- se-ia dizer que a característica básica do comportamento humano em geral é que os próprios homens influenciam sua relação com o ambiente e, através desse ambiente, pessoalmente modificam seu comportamento, colocando-o sob seu controle.
15
Zona do próximo desenvolvimento Desenvolvimento e Aprendizado estão inter- relacionados desde o primeiro dia de vida da criança. Aprendizado pré-escolar é diferente de aprendizado Escolar, por envolver novos processos psicológicos. Nível de desenvolvimento REAL Nível de desenvolvimento POTENCIAL Identificação de elos – funções psicológicas
16
Desenvolvimento do indivíduo porém, Um indivíduo social Educação cuidado, orientação, informação, proteção, imposição de limites, preparação para o futuro. SUPER-PROTEÇÃO ABANDONO DependênciaAnsiedade É crime! Diversas situações de risco social, ambiental, psicológico Descontrole emocional, financeiro, dificuldade de reconhecimento de conseqüências
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.