A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Alimentação do (jovem) desportista “Dor de Burro” Projeto NutriBem Desportivamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Alimentação do (jovem) desportista “Dor de Burro” Projeto NutriBem Desportivamente."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Alimentação do (jovem) desportista “Dor de Burro” Projeto NutriBem Desportivamente

2 “Dor de Burro” (DB) é um termo popular que engloba uma série de distúrbios do aparelho digestivo ou dos músculos abdominais. Caracteriza- se por ser uma dor que surge na parte superior direita do abdómen logo abaixo das costelas. Aparece, na maior parte das vezes, no decorrer de um esforço, tipo endurance/jogging, agrava-se com o passar do tempo e desaparece com a paragem. “Dor de Burro”

3 Causas da “Dor de Burro” - O excesso de gases no intestino, provavelmente decorrente de uma alimentação com excesso de hidratos de carbono (massas, arroz, batata, cereais, etc.), de fibras e de líquidos com gases (colas, fantas, etc.); - O desrespeito pelo intervalo de 1,5h (refeição menor) ou de 3h (refeição maior) entre a última refeição e o início do treino/competição;

4 Causas da “Dor de Burro” (cont.) - O aquecimento muito rápido e não progressivo leva a uma saída repentina do sangue dos órgãos que o têm armazenado (baço e fígado) o que ocasiona dor; - A causa desconhecida: um grande número de casos engloba-se neste grupo. A investigação cientifica tenderá a diminuir este número.

5 Cuidados a ter para evitar a “Dor de Burro” - Evitar alimentos que provoquem gases abdominais (ovos, couves, cebola, leguminosas – alimentos com vagem -, etc.) nas refeições pré- treino/competição; - Evitar beber água com gás ou bebidas carbonadas (cola, laranjada, etc.) nas refeições pré-treino/competição; - Evitar refeições muito ricas em glúcidos (massas, arroz, etc.) nas refeições pré-treino/competição;

6 Cuidados a ter para evitar a “Dor de Burro” (cont.) - Evitar alimentos muito ricos em fibra nas refeições pré-treino/competição; - Respeitar o intervalo de 1,5h (refeição menor) e 3h (refeição maior) antes do treino/competição; - Evitar ingerir alimentos na última ½ h antes do treino/competição; - Além dos cuidados alimentares deverá ser feito um aquecimento adequado e progressivo no tempo.

7 Se a “Dor de Burro” aparecer, o que fazer? - Diminuir o ritmo do treino/competição ou parar; - Executar inspirações profundas pelo nariz e tentar relaxar; - Comprimir a zona dolorosa; - Evitar posições viciosas.

8 FIM


Carregar ppt "Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Alimentação do (jovem) desportista “Dor de Burro” Projeto NutriBem Desportivamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google