A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Alimentação. Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Alimentação. Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!"— Transcrição da apresentação:

1 A Alimentação

2 Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!

3 Alimentação Saudável A alimentação é uma necessidade essencial para os seres vivos. Alimentação Equilibrada é aquela que oferece, na mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia. Isso significa que devemos ter uma alimentação variada.; só assim poderemos ter saúde. Ao preferir uma refeição que contenha vitaminas, sais minerais, proteínas, hidrato de carbono, gorduras e fibras, criamos condições para sermos saudáveis.

4 Roda dos Alimentos 43% de produtos hortícolas e frutos. 30% de cereais e derivados, leguminosas secas e batatas. 14% de leite e derivados (excepto manteiga) 10% de carne, peixe, ovos, crustáceos e muluscos. 3% de gorduras e óleos (gorduras de adição)

5 Roda dos Alimentos É um instrumento de educação alimentar. Foi criada para orientar as nossas escolhas e combinações alimentares que deve fazer parte de um dia alimentar saudável. É composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas: Cereais e derivados e tubérculos – 28 % Hortícolas – 23 % Fruta – 20% Lacticínios – 18 % Carne, pescado e ovos – 5 % Leguminosas - 4 % Gorduras e óleos - 2 % Dentro de cada divisão, está indicada a proporção em que os vários grupos de alimentos devem entrar na nossa alimentação. No mesmo grupo estão alimentos semelhantes entre si, para podermos substituí- los regularmente para podermos variar a nossa alimentação. Quando o sistema imunitário não tem água é muito prejudicado, por isso deve-se beber cerca de dois litros de água por dia. É por isso que se encontra no centro da Roda.

6 Alimentos do Grupo 1 Os alimentos mais importantes neste grupo contêm: Cálcio Proteínas Vitaminas Leite e derivados

7 Alimentos do Grupo 2 E neste grupo, os alimentos mais importantes contêm: Vitaminas Proteínas Ferro Carne, peixe, ovos e marisco

8 Alimentos do Grupo 3 Estes alimentos são constituídos por gorduras. A manteiga é a gordura do leite, mais rica em vitaminas. Gorduras

9 Alimentos do Grupo 4 Os alimentos deste grupo são ricos em calorias; dão-nos força, e a energia de que necessitamos para brincar e estudar! Cereais e leguminosas secas

10 Alimentos do Grupo 5 Este grupo é rico em: Vitaminas Minerais e Fibras Proteínas Celulose Ferro Fruta e legumes

11 Alimentos que não devem faltar nas tuas refeições Leite (todos os dias 3 a 4 copos) Pão Ovos, Carne e Peixe (todos os dias alternando as 3 variedades) Nabo, Couve, etc. (todas as refeições) Fruta (pelos menos uma peça a cada refeição)

12 E não te esqueças de beber água! É muito importante para o nosso organismo!


Carregar ppt "A Alimentação. Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google