A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER..."— Transcrição da apresentação:

1

2 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Completa: comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente Equilibrada: comer maior quantidade de alimentos dos grandes grupos e menor quantidade dos pequenos Variada: comer alimentos diferentes dentro de cada grupo

3 Eu como legumes, bebo leite, como muito peixinho e alguma carne, como pão, bebo água…

4 E tu?!

5 O que é a alimentação? A alimentação é o ato, através do qual, damos ao nosso organismo os nutrientes indispensáveis ao seu bom funcionamento.

6 Porque é que precisamos de nos alimentar?

7 É a comida que te dá a energia e os nutrientes que o teu corpo precisa para:
Cresceres; Estudares Brincares; Pensares;

8 Os nutrientes são substâncias que constituem os alimentos e que são indispensáveis à vida.
Há sete tipos de nutrientes: Glícidos ou hidratos de carbono Lípidos ou gorduras Proteínas ou prótidos Minerais (cálcio, sódio, ferro, iodo, flúor…) Vitaminas Fibras Água

9 O que faz cada nutriente?
Vitaminas São reguladores indispensáveis ao bom funcionamento do organismo e protegem contra certas doenças- função protetora/reguladora. As Vitaminas encontram-se, principalmente: nos produtos hortícolas; nos frutos e nos lacticínios.

10 Proteínas Ajudam-te a Crescer, formando, mantendo e renovando os tecidos e órgãos do teu corpo; têm uma função essencialmente plástica. As Proteínas ou Prótidos encontram-se, principalmente: nos lacticínios (leite, iogurte, queijo); nos produtos de origem animal: carne, peixe, ovos e nas leguminosas no feijão, grão…

11 Hidratos de Carbono São os principais fornecedores de Energia necessária para a realização das atividades do organismo, pronta a ser usada por ti. Os Glícidos ou Hidratos de Carbono encontram-se, principalmente: no arroz, farinha, massa, pão, cereais, batata, leguminosas, mel, açúcar.

12 Gorduras Dão-te uma reserva de energia que protege o organismo do frio. Têm também uma função plástica ou construtora e são necessárias para o transporte de algumas vitaminas. Os Lípidos ou Gorduras encontram-se, principalmente: no azeite, óleo, manteiga e banha.

13 Minerais São nutrientes com função plástica e reguladora do organismo (fornecendo cálcio, fósforo, ferro… ) intervindo na constituição dos tecidos e na função muscular. Os Minerais encontram-se, principalmente: nos produtos lácteos (leite, iogurte, queijo); legumes (alface, couve, tomate, cenoura…); leguminosas (feijão…); peixe; água.

14 Fibras Ajudam a manter o equilíbrio do teu corpo ainda que não sejam absorvidas pelo organismo, têm uma função reguladora do sistema digestivo e facilitam o trânsito intestinal. As Fibras encontram-se, principalmente, nos alimentos de origem vegetal, como cereais e derivados pouco refinados, leguminosas, frutos e produtos hortícolas.

15 Água É o principal constituinte do corpo humano. Tem uma função plástica e reguladora. Precisas de beber diariamente 1,5l a 3l por dia para compensares a que perdes (através do suor, da urina,…).

16 FUNÇÃO DOS NUTRIENTES Energéticos Plásticos ou de construção
Reguladores Protetores Glícidos Lípidos Proteínas Água Minerais Vitaminas Fibras

17 Então o que devo comer ?

18 Leite O leite foi o teu primeiro alimento, e que te ajudou a crescer…
Rico em proteínas e cálcio indispensáveis para formação e reparação dos tecidos do teu corpo… …tens de o beber todos os dias para continuares a crescer forte e saudável!

19 Carne, o Peixe e os Ovos Como têm muitas proteínas animais, vitaminas e minerais ajudam-te a… …CRESCER

20 Gorduras As gorduras são necessárias, mas não deves exagerar porque podem fazer mal! São precisas, mas em pouca quantidade!! Lembra-te que elas ficam acumuladas em ti e só em alguns casos é que são usadas!

21 O pão e os cereais Estes são os principais fornecedores de energia (hidratos de carbono), necessária à realização de todas as atividades vitais e físicas.

22 Hortaliças e legumes Não te esqueças de .. comer a sopa e salada!
Ricos em sais minerais, vitaminas e fibras; Deves comê-los todos os dias, e se possível a todas as principais refeições. Não te esqueças de .. comer a sopa e salada!

23 ...não te esqueças que fruta deve ser lavada…
É rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Deves comer, duas a três peças por dia. E.. ...não te esqueças que fruta deve ser lavada…

24 Tens sede? Bebe água, porque é hidratante, refresca e só faz bem...
…de preferência fora das refeições. Mas posso beber sumo ? Apenas os sumos de fruta naturais, os refrigerantes têm muito açúcar!

25 Os doces… Só os deves comer em ocasiões especiais..
..Pois eles só te ajudam a engordar… …e são os alimentos saudáveis que te permitem estudar, brincar, correr… Não te esqueças que ao fim de comeres doces os dentes tens que escovar para eles não caírem e continuarem a brilhar.

26 Quando deves comer… Ceia Meio da manhã Jantar Almoço Lanche
Pequeno-almoço Ceia Meio da manhã Jantar Almoço Lanche

27 Lembra-te… ! Faz uma alimentação variada;
! Evita os fritos, e os alimentos como batatas fritas, refrigerantes, bolos… ! Come sempre o pequeno almoço.

28 Lembra-te… (cont) ! Algum tempo antes das refeições, e até duas horas depois, não deves fazer exercícios violentos! ! Mastiga os alimentos corretamente;

29 Lembra-te… (cont) Evita o açúcar, sal e diz não às bebidas alcoólicas;
Bebe 1,5l de Água por dia; A sopa é muito importante, come-la todos os dias.

30 Guilherme Marques 6ºD nº 15


Carregar ppt "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google