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IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA O GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1.

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1 IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA O GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1

2 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO  Os gestores e profissionais de saúde interagem com diversos sistemas de informações que produzem uma quantidade volumosa de dados [1].sistemas de informações  Como o conjunto total dos dados existentes na SES-MT são produzidos por sistemas diferentes, a tarefa de integração destes dados para produzir uma informação gerencial é extremamente árdua [1].  O bom gestor é, principalmente, aquele que tem a sua disposição o maior número possível de informações, a partir das quais pode realizar análises de tendências ou fazer projeções precisas sobre um determinado assunto [2].

3  Neste sentido, as tecnologias da informação podem ajudar esse gestor nessa árdua tarefa. Tecnologias de business intelligence como data warehouse, data mart, OLAP e data mining, podem contribuir para uma boa administração e gerência da instituição pública [2].

4 Fontes Externas Sinan Siab Sim ETL _ _ Banco de Dados _ _ DW _ _ servidor central Data Marts Componentes de um ambiente de BI / SES-MT Ambiente Operacional Ambiente Informacional Acesso aos Dados (ferramentas OLAP) _ _ Fonte: Adaptado de Inmon, 1997 SES-MT MS Excel (tabela dinâmica) Tableau Consultas/Relatórios CARREGARCARREGAR CONSULTARCONSULTAR Sim Siab Sinan

5 ETL – Extract, Transformation and Load _ _  Extração é a coleta de dados nas fontes operacionais.  Transformação é a codificação, re-formatação de dados.  Carga é a inserção de dados no warehouse. MÉTODOS  ETL desenvolvida em linguagem Delphi 7. FERRAMENTAS UTILIZADAS (SES-MT)  MS-Sqlserver 2005 (Servidor de Dados). Interface da ferramenta ETL / SES-MT

6 DW – Data Warehouse _ _ CONCEITO orientados a assuntos (informações são agrupadas por assuntos). integrados (maior confiabilidade ou consistência dos valores contidos nas tabelas). variáveis com o tempo (mantém o estado da informação num dado período de tempo). não voláteis (mudanças não podem ser feitas nas informações, ficando os dados disponíveis somente para consultas) (INMON, (1997).  Singh (2001) resume o data warehouse como sendo uma tecnologia de gestão e análise de dados.  é uma coleção de dados  Ao processo de preparar os dados de um sistema de informa- ção operacional de forma a se ter uma fonte de informações que possam dar suporte à tomada de decisões deu-se o nome de data warehousing (KIMBALL, 1998).

7 POR QUE DATA WAREHOUSE ? _ _ De acordo com Kimball e Ross (2002), a principal justificativa para a aplicação de tecnologia de data warehouse em uma organização é quando esta apresenta essas características: grande quantidade de sistemas transacionais existentes. integrar dados de múltiplas fontes. recuperação de dados históricos. facilitar o acesso à informação. atender a diferentes tipos de usuários finais.

8 OLAP _ _  É a ferramenta que os usuários finais têm acesso as informações do DW com os quais geram relatórios e consultas. Interface da ferramenta OLAP / SES-MT

9 Microsoft Excel (Tabela Dinâmica) Interface da ferramenta MS Excel

10  O recurso de tabela dinâmica permite que operações como drill down, drill up, slice (filtro) e dice (muda perspectiva entre linha e coluna) são executadas na tabulação dos dados. Interface da ferramenta MS Excel/Tabela dinâmica

11 Interface de conexão pelo Microsoft Query Microsoft Excel - Conexão MS Query

12 RESULTADOS  Destinado aos gestores e profissionais de saúde da SES-MT.  DW baseado em Servidor de rede local (LAN).  SGDB – MS-Sqlserver 2005.  Topologia bottom-up, permite rápido desenvolvimento a partir de data marts direcionados e retorno rápido para o usuário [9].  Baixa granularidade, pois quanto menor a granularidade, mais detalhada é a informação disponível [5,6,8,9].  Os dados do DW são armazenados no formato relacional e as consultas são processadas diretamente sobre o banco de dados.  Ferramentas ETL e OLAP desenvolvidas em linguagem Delphi 7.  A integração dos Data Marts no repositório, permitiu a criação de um Data Mart específico para os indicadores de saúde. Esses indicadores são calculados pela ferramenta ETL. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO DW NA SES-MT

13 Sistema web de indicadores de saúde/SES-MT  Os indicadores de saúde estão disponíveis no site www.saude.mt. gov.br/aplicativo/indicadores.www.saude.mt. gov.br/aplicativo/indicadores

14 CONCLUSÃO  O DW é o principal componente de um ambiente de BI, cuja consistência depende exclusivamente das operações de ETL implementadas, exigindo muito esforço da equipe envolvida e consumindo grande parte do tempo de execução do projeto.  As ferramentas OLAP são as aplicações que os usuários finais têm acesso para extraírem as informações de suas bases de dados e são de suma importância num ambiente de BI, pois possibilitam a análise da informação para subsidiar as tomadas de decisões.  O uso destas novas tecnologias pode ser uma decisão estratégica, mas não pode ser encarado com imediatismo, é um processo contínuo de atualização e consolidação de dados corporativos.

15  Por outro lado, há a necessidade de ampliar os investimentos na área de gestão, para a formação e capacitação de recursos humanos em informação e informática, para que os gestores tenham mais subsídios para compreender e decidir sobre o uso de novas tecnologias de informação.

16 REFERÊNCIAS 1. Brasil. Ministério da Saúde. PNIIS - Política Nacional de Informação e Informática em Saúde; proposta versão 2.0; inclui deliberações da 12ª Conferencia Nacional de Saúde. Brasília, 2004. Brasil http://w3.datasus.gov.br/datasus/. 2. Bomfim, Marcus Mosquéra. A implantação e utilização de Data Warehouse em instituições públicas no Brasil: Um estudo descritivo das implicações envolvidas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós- graduação em engenharia de produção, UFSC, Florianópolis. 3. Barbieri, Carlos. BI – Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001. 4. Levin, Jacques e Santos, Silvia Regina Rangel dos. Relatório final de oficina de trabalho: Pacto pela democratização e qualidade da informação e informática em saúde.

17 5. Inmon, William H. Como Construir o Data Warehouse (Tradução da segunda edição). Rio de Janeiro: Campus, 1997. 6. Kimball, Ralph. Data Warehouse Toolkit: Técnicas para Construção de Data Warehouses Dimensionais. São Paulo: Makron Books, 1998. 7. Kimball, Ralph e ROSS, Margy. The Data Warehouse Toolkit. Guia completo para modelagem dimensional. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 8. Singh, Harry S. Data Warehouse. Conceitos, Tecnologias, Implementação e Gerenciamento. São Paulo: Makron Books, 2001. 9. Machado, Felipe Nery Rodrigues. Projeto de Data Warehouse: Uma visão Multidimensional. São Paulo: Érica, 2000. 10. Thomsen, Erik. OLAP: Construindo sistemas de informações multidimensionais. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

18 CONTATOS  Alexandre M. Mingarelli e Rodrigo da Silva Gomes  Coordenadoria de Tecnologia de Informação / SES-MT  Gerência de Sistemas de Informação de Saúde  E-mail: gesisa@ses.mt.gov.br  Telefone: (65) 3613-5332

19 19 Principais sistemas de informação em saúde, utilizados pela SES-MT SIS __ReferênciaSGDB Utilizado Indicadores/Informações (Acervo de informações acumuladas ao longo do tempo) SIMóbitospostgreetaxa de mortalidade infantil, razão de mortalidade materna, mortalidade proporcional por grupo de causa, causas mal definidas, doença diarréica aguda em menores de 5 anos, infecção respiratória aguda em menores de 5 anos entre outras. SINASCnascidos vivos postgreetaxa de fecundidade, taxa de natalidade, proporções de mães adolescentes, proporção de partos cesáreos, cobertura de consulta de pré-natal, componente das taxas de mortalidade infantil e materna. SINANagravos notificáveis postgreecálculos de incidência, prevalência, letalidade, mortalidade, cura e abandono. SIHinternações hospitalares firebirdmortalidade hospitalar geral (segundo causa ou procedimento), taxa de utilização do leito, gasto com internação, tempo médio de permanência, valor médio da internação, proporção de internação e outros. SIAatendimento ambulatorial interbase e dbase número de consultas médicas por habitante ano, número de consultas médicas por unidade conveniada e números de exames e de terapias realizadas e procedimentos de alta complexidade.

20 SISReferênciaSGDB Utilizado Indicadores/Informações SIABatenção básica dbaseproporção da população coberta pelo programa de saúde da família, informações sobre cadastro de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. SI-APIimunizaçãodbasedoses aplicadas, cobertura vacinal, cobertura vacinal com resíduo, taxa de abandono. CNEScadastro de estabelecime ntos e profissionais de saúde interbaseinformações sobre estabelecimento, recursos físicos, recursos humanos e equipes de saúde. SIOPSorçamento público em saúde informações sobre receitas e despesas aplicadas em ações e serviços públicos de saúde.

21 Outros sistemas de informação em saúde APAC - Autorização Procedimentos de Alta Complexidade CADSUS - Cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde CIH - Comunicação de Internação Hospitalar GAL- Gerenciador de Ambientes Laboratoriais GIL - Gerenciamento de Informações Locais HEMOVIDA - Sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia HOSPUB - Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar SI-CTA - Sistema de Informação dos Centros de Testagem e Aconselhamento SILTb - Sistema de Informação de Lâminas de Tuberculose SIPNASS - Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde SISBASEPOP - Registro Populacional de Câncer SISRHC - Registro Hospitalar de Câncer SISCOLO - Sistema de Câncer do Colo do Útero SISMAMA - Sistema de Informação do Câncer de Mama SISHIPERDIA - Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Atenção Básica SISPRENATAL - Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré- Natal e Nascimento SISPACTO - Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde SISPPI - Programação Pactuada Integrada SISREG - Sistema de Regulação

22 SISTRABALHO - Sistema Gerencial de Gestão do Trabalho do SUS SISVAN - Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SIVEP MALARIA - Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária SNT - Sistema Nacional de Transplante SVIP - Execução físico-financeira do Projeto VIGISUS SISFAD - Sistema de Informações de Febre Amarela e Dengue SISLOC - Sistema de Informação de Localidades PNI (PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO) SI-EDI - Estoque e Distribuição de Imunobiológicos SI-EAPV - Eventos Adversos pós-vacinação SI-PAISSV - Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação SI-AIU - Apuração dos Imunobiológicos Utilizados SI-CRIE - Sistema de Informações dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais DST, Aids SISCEL - Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (CD4/CD8 e carga viral) SICLOM - Sistema de Controle Logístico de Medicamentos SISGENO - Sistema e Informação para Rede de Genotipagem PREVINI - Sistema de Monitoramento de Insumos de Prevenção QUALIAIDS - Programa de Autoavaliação da Qualidade VIGILÂNCIA AMBIENTAL SISAGUA - Sistema de Informação da Qualidade da Água para Consumo Humano SISSOLO - Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado


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