A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Economia e Gestão do Setor Público Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Economia e Gestão do Setor Público Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Economia e Gestão do Setor Público Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade- preço do produto brasileiro no exterior” Ex-Coordenador do Curso de Administração – Ênfase Finanças, no Campus Paulista Disciplinas “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”. “Economia Brasileira”, “Marketing Internacional”, “Economia Brasileira Contemporânea” e “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”. Líder das disciplinas “Economia da Empresa” e “Formação de Preços de Venda” no Curso de Administração.

2 Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 9234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

3 “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.” Juramento do Administrador (Resolução CFA n o. 201, de 19.12.1997)

4 "Senhor, diante das organizações devo ter consciência de minhas responsabilidades como administrador. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho, busco o consenso para alcançar a solução e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, administre o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas“. Oração do Administrador (http://www.cra-pr.org.br/administradores/adm1.html, 4.2.08, 17:30h)

5 I- EMENTA Economia do Setor Público. Papel Econômico do Estado no Plano Ideológico, Metodológico e Histórico. Políticas Públicas e Políticas Econômicas. Senhoriagem, Arrecadação de Impostos e Financiamento. Orçamento Público. A Evolução do Papel do Estado no Brasil Contemporâneo. A Gestão Pública e Social.

6 II – OBJETIVOS GERAIS Compreender e pensar criticamente sobre o papel e as questões relativas ao setor público brasileiro. Para tanto, o curso abordará conceitual e teoricamente os grandes debates e problemas enfrentados hoje pelo Estado brasileiro, trazendo, quando possível, abordagens teóricas generalizantes. Através desse aprendizado, o aluno será capaz de pensar e repensar as relações entre Estado e sociedade, como também, as relações com o exterior.

7 III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar os principais conceitos da teoria das finanças públicas – teoria da tributação e as falhas de mercado – para entender os objetivos da política fiscal e as funções do governo e do gasto público. Compreender o caso brasileiro, principalmente no período 1980 a 2007, cujo objetivo é aprofundar a discussão sobre a crise fiscal dos anos 1980, a reforma do Estado e a dinâmica das finanças públicas em um cenário de alta inflação e outro de estabilização nos anos 1990. Já no período de 2000 a 2007, se faz necessário uma análise da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Parceria Público-Privada na condução do setor público. Analisar o cenário político contemporâneo, a gestão pública e social, a reforma do Estado, o processo de decisão pública, a governança e o governo eletrônico, as estratégias de gestão pública, a relação do setor privado e da imprensa com a administração pública, e a formação e as atividades dos administradores e gestores públicos nos diversos setores.

8 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Fundamentos do Estado, das Formas e das Funções do Governo 1.1 – Estado, Governo e Sociedade 1.2 – Teoria da Burocracia 1.3 – Paradigmas de Convivência Social 2. Conceitos Básicos 2.1 - Teoria das Finanças Públicas 2.2 - Conceitos Básicos Relevantes: o caso do Brasil 3. As Falhas de Mercado 3.1 - Externalidades e Bens Públicos 3.2 - Teoria da Regulação 4. O Sistema Tributário Brasileiro 5. O Sistema Federativo e o Fenômeno da Descentralização 6. Gasto Público 6.1 - Seguridade Social 6.2 – Efeito Distributivo das políticas sociais

9 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (continuação) 7. As Falhas de Governo 7.1 – Finanças Públicas, Democracia e Accountability 7.2 – Teoria da Escolha Pública 7.3 – Corrupção e Produção de Bens Públicos 8. Gestão do Setor Público 8.1 - Legislação e Execução Orçamentária e a Gestão Pública e Social 8.2 - Repensando Políticas e sobre as Falhas de Planejamento 8.3 - Novas Alianças e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Lula 9. Políticas Públicas e seus impactos 10. A Política Fiscal do Governo Lula (2003-2010)

10 V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Para o atingimento dos propósitos da disciplina, serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, com ampla discussão dos diversos aspectos de ordem econômica e social que afetam as organizações e sua inserção no mercado. Serão privilegiados, ainda, os debates, trabalhos intra e extraclasse individuais e em equipe. A leitura dirigida de textos e artigos selecionados, elaboração e apresentação de resumos de matérias publicadas em revistas e jornais especializados sobre o conteúdo programático e outras atividades que busquem desenvolver as competências e habilidades do Administrador, além de uma visão articulada das diversas áreas/funções de uma organização, devem ser incentivadas pelo facilitador do processo de aprendizado. A realização de seminários conduzidos por um grupo de alunos deverá privilegiar o “aprender por dentro”, ou seja, despertar no aluno o interesse pelo aprendizado do tema e sua apropriação, para uma posterior comunicação à classe, de forma didática.

11 VI – AVALIAÇÃO O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais, sendo que as notas destas avaliações poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos intra e extraclasse, participação em sala de aula, elaboração dirigida de exercícios e outros meios semelhantes. A avaliação de seminários deverá ser realizada individual e explicitamente – com ampla comunicação ao avaliado –, focando sua fluência verbal, argumentação na exposição dos assuntos, respostas às perguntas eventualmente formuladas durante ou após a apresentação, postura diante das dificuldades encontradas e liderança individual no processo de execução do seminário. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.

12 VII – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: BIDERMAN, C. e ARVATE, P. Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Ed.Campus/Elsevier, 2005. GIAMBIAGI, F. e ALÉM, A. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 2ª ed., Rio de Janeiro. Editora Campus/Elsevier, 2001. MARTINS, P.E.M. e PIERANTI, O. P. Estado e Gestão Pública: visões do Brasil contemporâneo. 2ªed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

13 Bibliografia Complementar: BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade: Para uma teoria geral da política. 9ª ed., Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987. (cap.3) VARIAN, H. R. Microeconomia: Princípios Básicos. 7ª ed., Rio de Janeiro: Ed.Campus/Elsevier, 2006 Além disso, recomenda-se a leitura, de forma periódica e sistemática, com elaboração de microfichas, de jornais e de revistas de negócios, para uma interpretação da realidade empresarial e dos fatores que influenciam o processo de gestão das organizações.

14 Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem

15 As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

16 As funções básicas do Aprendiz/Administrador em potencial  Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

17 As funções básicas do Aprendiz/Administrador em potencial  “Administrar eficazmente é colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar. Enquanto a liderança decide quais são as ‘coisas mais importantes’, é a administração que as coloca em primeiro lugar, dia a dia, momento a momento. Administrar é ter disciplina, é fazer acontecer”.  “Aja ou sofra a ação de outros”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”.  “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “APRENDENDO INTELIGÊNCIA” e “ESTIMULANDO INTELIGÊNCIA”.

18 Goethe 1 ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

19 Ao futuro!!


Carregar ppt "Disciplina: Economia e Gestão do Setor Público Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google