A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PCNP HISTÓRIA: Julia Maria da Silva Ramos: PCNP GEOGRAFIA: Vicente Barleta e PCNP FILOSOFIA/SOCIOLOGIA: Sandra Gonçalves Candia

2 Concepção do ensino na área de Ciências Humanas
A expressão ciências humanas e suas tecnologias leva-nos a uma reflexão inicial sobre sua inserção no campo do conhecimento a ser oferecido atualmente no conjunto de educação básica.

3 Na atualidade, a área de Ciências Humanas compreende conhecimentos produzidos por vários campos de pesquisa – História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia, além de outros como Política, Antropologia e Economia – que têm por objetivo o estudo dos seres humanos em suas múltiplas relações, fundamentada por meio da articulação dos diversos saberes.

4 PCN (Parâmetro Curricular Nacional)
HISTÓRIA : favorece a formação do estudante como cidadão para sua participação social, política e atitudes críticas diante da realidade atual. GEOGRAFIA: entender a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza( leitura do lugar, do território e da paisagem).

5 PCN (Parâmetro Curricular Nacional)
FILOSOFIA: permite orientar reflexões sobre as relações histórico-sociais. SOCIOLOGIA: a disciplina pode participar da educação da sociedade como um todo, assumindo decisões políticas definidas e consistentes.

6 METODOLOGIAS HISTÓRIA: ensinar História é torná-la atraente para o aluno, então deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno como parte do meio social, recomenda-se o desenvolvimento de capacidade de leitura, reflexão e escrita.

7 METODOLOGIAS GEOGRAFIA: assentar as ações de ensino- aprendizagem em procedimentos de leitura, análise e interpretação de textos e imagens.

8 METODOLOGIAS FILOSOFIA: o professor tem que ter compromisso com a pesquisa como estratégia para desenvolver o protagonismo necessário a ação docente, pois cabe a ele encontrar seus próprios caminhos, fazendo com que os estudantes sejam envolvidos em práticas de ensino motivadoras. Para que servem as leis? Debata com a turma a necessidade e a origem das leis, como instrumento para regular a vida em sociedade

9 METODOLOGIAS SOCIOLOGIA: O professor deverá perguntar ao aluno o que é estranho na sociedade hoje? E ter na pesquisa/investigação uma atitude de curiosidade que leva o aluno a refletir a realidade social que o cerca no sentido de superar os preconceitos, as ideologias e o senso comum, através de hábitos de leitura e da escrita. O que define a juventude? Chame a turma para pesquisar e discutir a identidade dos jovens nos tempos atuais

10 Sugestão sequência didática para área Ciências Humanas
Uma aula: Conteúdo Objetivo Tempo estimado por aula Material necessário Introdução Desenvolvimentos (etapas) Avaliação Observação  a cada aula o professor deverá retomar a aula anterior e ao final de cada aula dada o professor deverá sintetizar o que foi aprendido.

11 BIBLIOGRAFIA Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas Tecnologias – Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio PCN Revista Nova Escola – plano de aula


Carregar ppt "METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google