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Estratégia de gestão ambiental nas empresas

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Apresentação em tema: "Estratégia de gestão ambiental nas empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de gestão ambiental nas empresas
P+L / ACV / ECOEFICIÊNCIA

2 As pesadas cargas e danos ambientais, resultantes do modelo de produção industrial e do consumismo têm gerado reclamações de diversos segmentos da sociedade, particularmente das organizações não-governamentais. Mudanças na legislação Códigos de conduta ambiental Os reflexos no mercado foram rápidos, mostrando novas oportunidades para produtos e processos com maior responsabilidade ambiental.

3 Os reflexos no mercado foram rápidos, mostrando novas oportunidades para produtos e processos com maior responsabilidade ambiental. Os resultados mostram que os custos para as mudanças foram compensados por economias efetivas na produção, na eliminação de custos ambientais, nem sempre contabilizados, e na melhoria da imagem no mercado. PREVENÇÃO À POLUIÇÃO (PP)

4 -Inclui substituição de matérias-primas; - aumento de eficiência no uso de insumos (energia, água, etc); - modificações nos equipamentos, processos ou procedimentos; - reformulação ou replanejamento de produtos; - melhoria nos gerenciamentos administrativos e técnicos da atividade poluidora. Mazzini (2008) PREVENÇÃO MAIS LIMPA (PP) Qualquer prática, processo, técnica ou tecnologia que vise à redução ou eliminação de poluentes em volume, concentração e/ou toxicidade.

5 A adoção de metodologias de Prevenção de Poluição tem como finalidade fundamentar uma estratégia eficaz para evitar desperdícios de matérias-primas e energia, os quais seriam convertidos em resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, responsáveis por adicionar custos aos processos produtivos e gerar problemas ambientais, ocasionado consequentemente redução no resultado financeiro da empresa.

6 Dentre as metodologias de Prevenção de Poluição temos a chamada Produção mais Limpa
“Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.” Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA , 1989).

7 O conceito de Produção Mais Limpa, adotado - Projeto Ecológico para Tecnologias Ambientais Integradas, visa fortalecer economicamente a indústria através da Prevenção da Poluição, inspirado no desejo de contribuir com a melhoria da situação ambiental. Produção mais Limpa apresenta um processo de melhoria contínua, o qual visa tornar a atividade produtiva menos danosa ao meio ambiente Mudança na gestão da empresa e das pessoas envolvidas nos processos.

8 Dentre a mudança de gestão o foco é eliminar os tratamentos de resíduos e emissões gerados no processo produtivo, chamado “fim de tubo”, que para a empresa e meio ambiente é extremamente ineficiente, pois ocasiona o desperdício e perda das matérias-primas no processo e em seguida, o incremento do custo para a disposição dos resíduos gerados em função do mesmo processo produtivo. 

9 P+L # “Fim de tubo” Inclui variedade tecnológica e produtos para tratamento de resíduos. Não reduzem a contaminação gerada, mas diminuem sua toxidade, transferindo-a de um meio para outro. Ex.: instalação de filtros para retenção de poluentes em processos industriais , embora os poluentes continuem sendo gerados, eles serão tratados no final do processo ( no fim do tubo). Ao contrário P+L : estratégia que busca prevenir a geração da contaminação na fonte, em vez de controlá-la no fim do processo.

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11 A prioridade da Produção mais Limpa é a não geração do resíduo e emissões, por isso é importante levantar as causas da geração e atuar nas mesmas para maximizar o uso da matéria prima empregada nos processos produtivos e para garantir que realmente estas sejam transformadas em produtos, sendo um programa que integra completamente os objetivos ambientais aos processos de produção.

12 P+L - Procedimentos Quanto aos processos de produção: Conservando as matérias – primas e a energia, eliminando aquelas que são só tóxicas e reduzindo a quantidade e a toxidade de todas as emissões e resíduos. Quanto aos produtos: Reduzindo os impactos negativos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extração das matérias-primas até sua disposição final, através de um design adequado aos produtos. Quanto aso serviços: Incorporando as preocupações ambientais no projeto e fornecimento de serviços.

13 De acordo com o PNUMA, o programa de P+L busca:
Aumentar o consenso mundial para uma visão de P+L; Apoiar a rede de organização dedicadas à promoção de estratégias de P+L e à ecoeficiência; Ampliar as possibilidades de melhoria ambiental das empresas mediante capacitação e a educação; Apoiar projetos que sirvam de modelo de referência; Fornecer assistência técnica.

14 PARA ALCANÇAR OBJETIVOS A P+L CONCENTRA-SE EM DUAS VERTENTES
- Centros Nacionais para a P+L – UNIDO BRASIL – RS (1995) – SENAI-RS 4 produtos: Disseminação de informação; Implantação de programas de P+L nos setores produtivos; Capacitação de profissionais; Atuação em políticas ambientais.

15 Ecoeficiência e P+L

16 As vantagens e benefícios alcançados com a Produção de Produção Mais Limpa para empresas:
- Redução de resíduos gerados e emissões; - Reuso de resíduos de processo; - Reciclagem de resíduos; - Redução de desperdícios; - Diminuição dos riscos de acidentes ambientais; - Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade; - Melhoria das condições de saúde e segurança do colaborador; - Melhoria da imagem perante aos órgãos ambientais, consumidores, fornecedores e a comunidade.

17 1998 – Conferência das Américas sobre Produção Mais Limpa (SP) apoiar o processo de consolidação da P+L e da PP (P2). Aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. P+L está atrelada ao conceito de ecoeficiência

18 Ecoeficiência: Aliar desempenho econômico e ambiental que priorize a redução dos impactos e o melhor aproveitamento dos recursos naturais é a principal premissa da ecoeficiência – solução que vem sendo adotada por muitas empresas nas últimas décadas. O objetivo é basicamente ter mais rentabilidade com menos matéria-prima.

19 Ecoeficiência: É o aumento da produtividade e, consequentemente, da rentabilidade das organizações, por meio da prevenção da poluição e da mitigação de impactos ambientais adversos. No conceito de ecoeficiência, a poluição é o resultado da ineficiência operacional na busca de produtividade, qualidade e desempenho ambiental. A organização ecoeficiente é aquela que trata a questão de forma integrada com a qualidade e a produtividade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e obtendo ganhos e benefícios adicionais. Mazzini (2008)

20 Primeiro workshop sobre ecoeficiência A Ecoeficiência atinge-se através da oferta de bens e serviços a preços competitivos , que por um lado, satisfaçam as necessidade humanas e contribuam para a qualidade de vida e, por outro, lado reduzam progressivamente o impacto ecológico e a intensidade de utilização dos recursos ao longo do ciclo de vida ,até atingirem um nível , que, pelo menos, respeite a capacidade de sustentação estimada para o Planeta Terra.

21 Sete fatores para se alcançar a ecoeficiência:
1- reduzir a intensidade de uso de materiais; 2 - diminuir a demanda intensa de energia; 3 - reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; 4 - incentivar a reciclagem dos materiais; 5 - maximizar o uso sustentável dos recursos renováveis; 6 - prolongar a vida útil dos produtos; 7 - incrementar a intensidade de serviços.

22 Existem quatro áreas que proporcionam possibilidades para melhorar a ecoeficiencia e que envolvem todo o ciclo de vida do produto ou do serviço: 1 - REORIENTAÇÃO DOS PROCESSOS: Os processos industriais podem ser reorientados para reduzir o consumo de recursos, diminuir as correntes de contaminação, aumentar o uso de materiais reciclados, assegurar a correta disposição dos resíduos, evitar qualquer tipo de riscos e, assim, reduzir custos.

23 A revalorização dos subprodutos: Através da cooperação com outras empresas, pode-se incentivar a revalorização de diferentes produtos. O que pode ser um subproduto para uma empresa pode ser matéria-prima para outra; este procedimento tem como objetivo alcançar o resíduo zero.

24 Redesenho dos produtos: O design dos produtos segundo critérios ecológicos e a compra ambientalmente correta têm muita importância porque definem a funcionalidade do produto; também é importante saber que materiais serão utilizados em sua produção, como será o uso e a manutenção e a etapa final como resíduo, com seu consequente reaproveitamento ou não.

25 Recolocação dos mercados: As empresas inovadoras vão além da alteração do design do produto e buscam novas maneiras de satisfazer as necessidades dos clientes e se recolocar em novos mercados, idealizando produtos menos intensivos no uso de materiais e energia, ou inclusive substituindo o produto por serviço.

26 Avaliação do ciclo de vida -ACV
Técnica para avaliar os impactos ambientais desde a extração dos recursos naturais até a disposição final do produto, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode ser utilizada para: - Desenvolvimento e melhoria do produto; - Definição de planejamentos estratégicos e políticas públicas; - Gestão de impactos ambientais de produtos e serviços e; - Marketing ecológico responsável.

27 Por ciclo de vida, entende-se como sendo as etapas necessárias para que um produto ou serviço seja desenvolvido ou concebido, cumpra a respectiva função e chegue à etapa de descarte, reciclagem ou reutilização.

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29 A ACV é regida pela série de Normas ISO 14040, compõem-se das fases interativas de Definição do Objetivo e Escopo, Análise do Inventário, Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida e Interpretação, podendo responder questionamentos como: - Qual produto tem menor impacto ambiental? - Quantos kg de CO2 são emitidos para fabricar um produto? - Qual etapa do ciclo de vida tem maior significância para o consumo de água? - Que matriz energética é menos poluente? - Qual material tem menor impacto ambiental?

30 Gestão ambiental e marketing verde

31 Marketing verde Não pode ser considerado somente um conjunto de técnicas voltadas para projetar e comercializar produtos que não prejudiquem o meio ambiente; é também uma forma de articular as relações entre o consumidor, a empresa e o meio ambiente. (DIAS, 2011)

32 Marketing ambiental, ou Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente, uma empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma empresa ecologicamente consciente.

33 O Marketing Verde pode trazer redução de custos para a empresa, na medida em que a poluição representa, dentre outras coisas, materiais mal aproveitados devolvidos ao meio ambiente.

34 Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos.

35 O objetivo principal da comunicação verde é mostrar ao consumidor que um artigo ecologicamente correto, é também mais saudável para o consumo, a partir do momento em que reduzindo-se os danos ambientais, a qualidade de vida das pessoas, indiretamente, sofre melhorias. Ou seja, no Marketing Verde, a empresa divulga o que tem feito em prol do meio ambiente e, desse modo, procura sensibilizar o consumidor para que ele também participe deste   processo, já que a responsabilidade de preservar os recursos escassos é de todos.

36 ECO PRODUTO É todo bem de consumo que COMPROVADAMENTE utilize ao menos um dos seguintes critérios: a.     componentes sustentáveis (reciclado/reciclável) – mínimo de 20% b.     matérias primas sustentáveis: recicladas, reutilizadas, orgânicas, extrativistas cultiváveis, não danosos ao meio ambiente

37 ECO PRODUTO c.      embalagens em mínima quantidade e materiais recicláveis e ambientalmente responsáveis d.     métodos de produção e transporte utilizando fontes de energia limpa, mínimo consumo de água, tratamento de efluentes com destinação ambientalmente responsável, logística reversa pós consumo e.     logística reversa ao final do pós consumo

38 O controle do processo produtivo no Marketing Ecológico, envolve a análise de todo o ciclo de vida dos produtos, desde sua produção, embalagem, transporte e consumo até sua utilização e posterior descarte. Isto significa que durante todas as etapas do ciclo de vida de um produto, seus impactos ambientalmente negativos foram avaliados e corrigidos para que ele se tornasse não somente mais saudável para o consumo, como também menos agressivo ao meio ambiente.

39 Para isso, são controladas as formas como as matérias-primas são extraídas da natureza e as formas como elas são trabalhadas no processo produtivo, tendo em vista a redução da emissão de poluentes para o meio ambiente. O produto final, também deve ter qualidade ambiental agregada, sendo um produto não-poluente e que, além de não provocar danos à saúde das pessoas, quando de sua utilização, também não provocará efeitos ambientais negativos, quando de seu descarte.

40 O marketing ecológico envolve a adoção de diversas práticas preservacionistas, por parte das organizações, visando a eliminação ou, pelo menos, redução dos danos ecológicos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos.


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