A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/SIMADE 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/SIMADE 2012."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/SIMADE 2012

2 1. CRONOGRAMA DO CENSO ESCOLAR  Início da Coleta: 30 de maio de 2012  Término da Coleta : 31 de julho de 2012  Início da Retificação: 20 de agosto de 2012 (estimativa)  Término da Retificação: 19 de setembro de 2012 (estimativa)  Confirmação da matrícula: 10 dias após prazo final para correções – 2 a 11 de outubro de 2012 (estimativa)

3 1. CRONOGRAMA DO CENSO ESCOLAR  Data Base para 2012: 30 de maio  Teremos: 62 dias para realização da coleta 30 dias para retificação 09 dias para confirmação de matrícula  A escola que não informou os dados no período da coleta, não poderá fazê-lo no período de retificação, destinado apenas à correção dos erros.

4 2. RELATÓRIOS  Novos relatórios Informa os alunos e docentes com endereço diferente da UF do endereço de suas respectivas escolas; Mais Educação por escola/turma; Professor sem formação superior;

5 2. RELATÓRIOS  Novos relatórios Alunos vinculados em AEE/Atividade Complementar e escolarização em estados diferentes; Turmas/disciplinas sem docentes; Relatório consolidado com a confirmação das matrículas.

6 3 -FLUXO DAS JUSTIFICATIVAS Inep envia relatórios para estado e município via e- mail Estado e município justificam via ofício e arquivam os relatórios Enviam ao Inep ofício assinado com as justificativas via e-mail ou pelo correio Inep confere as justificativas Justificativas corretas e completas ? Sim Censo do Estado fechado Inep devolve as justificativas ao Estado para correção Estado reenvia ao Inep ofício assinado com as justificativas Inep confere novamente as justificativas Justificativas corretas e completas ? Não Sim Não

7 4. MELHORIAS NO SISTEMA EDUCACENSO Escola Novos campos, regras e validações. Mais opções de dependências da escola. Adequações de nomenclaturas e definições. Integração com o Google Maps para coleta de georeferência. Solução do problema da entidade superior.

8 I- CADASTRO DE ESCOLA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Localização de um lugar na superfície terrestre por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude). As coordenadas geográficas são necessárias para realizar o georeferenciamento de locais.  LATITUDE Explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul. Consistência: Poderão ser utilizados os seguintes caracteres 0 a 9. - os demais caracteres não serão aceitos. A latitude deverá ser um número com no máximo dois caracteres para a parte inteira e seis caracteres decimais. Devendo ser menor que 5.272222 e maior que -33.750833.

9 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA  LONGITUDE Mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich. Consistência: Poderão ser utilizados os seguintes caracteres 0 a 9. - os demais caracteres não serão aceitos. A longitude deverá ser um número com no máximo dois caracteres para a parte inteira e seis caracteres decimais. Devendo ser menor que -32,41128 e maior que - 73,992222. I- CADASTRO DE ESCOLA

10 Observação: Quando informado o Estado, Município, CEP e o endereço da escola o mapa apresentado no campo localização geográfica direciona para as proximidades da escola, sendo necessário apenas marcar o local exato que se encontra a escola.

11 Os campos com o número do CNAS e CEBAS da escola não serão mais coletados. Alteração das opções do campo 23- Mantenedora da escola privada. Atenção! Em 2012, foi criada uma nova opção para o “Sistema S (SESI, SENAI, SESC, outros)”. Esse item no ano anterior estava vinculado à opção Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações e cooperativas. I- CADASTRO DE ESCOLA

12 Alteração do termo “Credenciamento” por “Autorização” no campo 26 – Regulamentação/Autorização no conselho municipal, estadual ou federal de educação. Alteração da nomenclatura da opção “Unidade de internação” para “Unidade de internação socioeducativa...” no campo 31. I- CADASTRO DE ESCOLA

13  Dependências existentes na escola Banheiro com chuveiro Banheiro equipado com aparelho que jorra água dirigida sobre o corpo (ducha). Refeitório Local onde se serve e tomam as refeições em comum. Despensa Espaço destinado à guarda ou armazenagem de gêneros alimentícios entre outros produtos. Almoxarifado Local de guarda e controle de materiais escolares, didáticos e brinquedos. I- CADASTRO DE ESCOLA Importante! Algumas opções de dependências existentes na escola e equipamentos foram acrescentados. Fiquem atentos aos conceitos! Importante! Algumas opções de dependências existentes na escola e equipamentos foram acrescentados. Fiquem atentos aos conceitos!

14 I- CADASTRO DE ESCOLA  Dependências existentes na escola Auditório Local onde podem ser realizadas atividades culturais e reuniões com muitas pessoas. Pátio coberto Espaço coberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades. Pátio descoberto Espaço descoberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades. Alojamento de aluno Local, na escola, onde alunos podem residir por mais ou menos tempo. Alojamento de professor Local, na escola, onde professores podem residir por mais ou menos tempo.

15  Dependências existentes na escola Área verde Área localizada no espaço livre das dependências escolares sem cobertura de concreto, piso ou edificações, ou seja, com potencial para plantações de mudas ou instalação de hortas escolares. Pode ser utilizada para atividades didático- pedagógicas extraclasse e/ou no contraturno. É um espaço que contribui para a melhoria da qualidade do ar, aumenta a umidade e ameniza o calor no entorno da escola. Lavanderia Local onde se lavam e passam peças de vestuário. Sala de secretaria Local de trabalho do secretário escolar e dos funcionários que realizam as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e funcionários. I- CADASTRO DE ESCOLA

16  Equipamentos Aparelho de som Equipamento eletroacústico que grava ou reproduz sons, principalmente musicais. Projetor Multimídia (Datashow) Aparelho que utiliza um canhão luminoso para exibir as imagens oriundas de um computador (ou de outro dispositivo que gera imagens) em uma parede ou em um telão. Utilizado habitualmente para apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos e etc. Fax Aparelho que transmite dados impressos a longa distância, através de linha telefônica. Máquina fotográfica/Filmadora Dispositivo usado para capturar imagens fotográficas ou em movimentos (vídeo). I- CADASTRO DE ESCOLA

17  Nova etapa de ensino: EJA - Ensino Fundamental – Projovem A escola oferece o programa Projovem voltado a elevação da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos que não completaram o ensino fundamental, com ações integradas com qualificação profissional inicial e a participação cidadã. O Programa é desenvolvido no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos presencial e agrega as etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Consistência: A opção só é aberta quando informada a modalidade Educação de Jovens e Adultos. I- CADASTRO DE ESCOLA

18 NOVAS OPÇÕES PARA LOCALIZAÇÃO DIFERENCIADA  Unidade de uso sustentável Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção a fim de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. I- CADASTRO DE ESCOLA

19 NOVAS OPÇÕES PARA LOCALIZAÇÃO DIFERENCIADA  Unidade de uso sustentável Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI - Reserva de Desenvolvimento Sustentável; VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.. I- CADASTRO DE ESCOLA

20 NOVAS OPÇÕES PARA LOCALIZAÇÃO DIFERENCIADA  Unidade de uso sustentável em terra indígena Área demarcada como Terra Indígena e também instituída como uma unidade de uso sustentável.  Unidade de uso sustentável em área remanescente de quilombos Área demarcada como área remanescente de quilombos e também instituída como uma unidade de uso sustentável. I- CADASTRO DE ESCOLA

21 ESCOLA CEDE ESPAÇO PARA TURMAS DO BRASIL ALFABETIZADO Informar se a escola cede espaço para turmas do Brasil Alfabetizado. ESCOLA ABRE AOS FINAIS DE SEMANA PARA A COMUNIDADE. Informar se a escola abre aos finais de semana para a comunidade. Consistência: Esse campo deve ser aberto para edição e o preenchimento obrigatório,apenas para as escolas que declaram situação de funcionamento como "Em Atividade" I- CADASTRO DE ESCOLA

22 Turma Novos campos, regras e validações. Indicação do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador. Quadro da EJA e etapa Ensino Fundamental – Projovem. Novas nomenclaturas e organização das disciplinas. Coleta dos dias da semana. 4. MELHORIAS NO SISTEMA EDUCACENSO

23 DIAS DA SEMANA DA TURMA Informar os Dias da semana que são realizadas atividades na turma. Atenção! Atenção! Com a implementação desse campo houve a necessidade de alterar as regras de horários coincidentes e excluir o campo frequência semanal das turmas de Atividade Complementar e AEE. Consistência: Campo de preenchimento obrigatório. I- CADASTRO DE TURMA

24 TURMA PARTICIPANTE DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ENSINO MÉDIO INOVADOR Informar se a turma de escolarização ou atividade complementar faz parte do Programa Mais Educação ou do Programa Ensino Médio Inovador, ambos os programas são estratégias do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Consistência: O campo deve ser aberto e o preenchimento é obrigatório para aqueles que não informaram o tipo de atendimento da turma igual a "Classe Hospitalar" ou "Atendimento Educacional Especializado" II- CADASTRO DE TURMA

25 Alteração da nomenclatura no tipo de atendimento Unidade de internação socioeducativa. Inclusão da etapa “Ensino Fundamental – Projovem (urbano)”. DISCIPLINAS (SOCIOLOGIA, ESTUDOS SOCIAIS E LÍNGUA/LITERATURA ESTRANGEIRA – FRANCÊS”) Consistência: Alteração na tabela de regras de disciplinas.  Estudos Sociais - Séries iniciais do Ensino Fundamental - Turmas Multi/ Multietapa e correção de fluxo - EJA anos iniciais - EJA anos iniciais e finais - EJA Fic e EJA Projovem  Sociologia - Séries finais do Ensino Fundamental - Turmas Multi/ Multietapa e correção de fluxo - Ensino Médio - EJA anos finais e médio - EJA anos iniciais e finais - EJA Fic e EJA Projovem - EJA Integrada a Educação Profissional de Nível Médio  Língua / Literatura estrangeira – Francês - Todas as etapas exceto educação infantil e educação profissional II- CADASTRO DE TURMA

26 Docente Novos campos, regras e validações. Coleta e críticas de deficiência. Adequações de nomenclaturas e definições. Identificação de cursos tecnólogos no banco. Edição da escolaridade do docente. 4. MELHORIAS NO SISTEMA EDUCACENSO

27 DOCENTE COM DEFICIÊNCIA Informar se o docente possui deficiência.. TIPO DE DEFICIÊNCIA Informar o tipo de deficiência que o docente possui. Consistência: Campo de preenchimento opcional. Consistência: Esse campo é aberto e o preenchimento é obrigatório quando for informado que o docente possui deficiência (campo 14). Não deverá ser permitido que as deficiências incompatíveis sejam informadas para o mesmo docente. Notícia G1: Professor cego é exemplo de superação em escola. Professor dá aulas há mais de 20 anos. 'Me esforço para que minha aula seja a melhor possível", conta o educador. III- CADASTRO DE DOCENTE

28 LOCALIZAÇÃO/ ZONA DE RESIDÊNCIA Informar a zona/área de localização da residência do docente.. Consistência: Campo de preenchimento opcional. III- CADASTRO DE DOCENTE

29 Inclusão de novas opções no campo 25 - Outros cursos - e alteração na carga horária mínima dos cursos de formação continuada de 40 para 80 horas. CONCEITOS: Educação do campo Quando o curso aborda assuntos relacionados ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. Educação ambiental Quando o curso aborda assuntos que objetivam promover processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. III- CADASTRO DE DOCENTE

30 Educação em direitos humanos Quando o curso é voltado para a capacitação e difusão de informações orientadas à criação de uma cultura universal de direitos humanos, ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para promover, para defender e aplicar os direitos humanos na vida cotidiana. Gênero e diversidade sexual Quando o curso é voltada para a promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, enfrentando o preconceito, a discriminação e a violência relacionados ao sexismo e a homofobia no ambiente escolar. Direitos de criança e adolescente Quando o curso aborda assuntos que buscam combater a violência contra crianças e adolescentes que se manifesta em diferentes formas - física, psíquica, ou simbólica. Situação que demanda esforços sociais e políticas públicas pela condição peculiar de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, em especial as educacionais. Educação para as relações etnicorraciais e história e cultura afro-brasileira e africana Quando o curso aborda orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. III- CADASTRO DE DOCENTE

31 Inclusão da opção “Contrato CLT” no campo 27 – Situação funcional/Regime de colaboração/Tipo de vínculo. Contrato CLT - Contrato celebrado entre pessoa física e a escola/secretaria de educação que segue as normas da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho e exige a assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social pelo empregador de acordo com o Decreto Lei N.º 5.452, de 1º/5/1943. N.º 5.452, de 1º/5/1943 Consistência: Apenas uma opção deve ser selecionada. Deverá ser habilitada somente para docentes que serão vinculados em turmas de escolas públicas (estaduais, municipais e federais). III- CADASTRO DE DOCENTE

32 FUNÇÃO QUE EXERCE NA ESCOLA – AUXILIAR/ ASSISTENTE EDUCACIONAL Profissional que presta apoio ao docente nas turmas de escolarização. Consistência: A opção Auxiliar/Assistente Educacional só poderá ser informada quando o Tipo de Atendimento da turma for diferente de "AEE" e "Atividade Complementar". III- CADASTRO DE DOCENTE

33 Aluno Novos campos, regras e validações. Críticas na documentação do aluno. 4. MELHORIAS NO SISTEMA EDUCACENSO

34 JUSTIFICAR A FALTA DE INFORMAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ALUNO Informar a justificativa da escola não preencher o campo de documentação do aluno. Consistência: Campo de preenchimento obrigatório. IV- CADASTRO DO ALUNO

35 TIPO DE VEÍCULO UTILIZADO NO TRANSPORTE ESCOLAR Informar qual o tipo de transporte utilizado pelo aluno no transporte escolar organizado pelo poder público. Consistência: Esse campo deverá ser aberto e o preenchimento obrigatório somente se for informado a opção "Utiliza" no Transporte escolar público (campo 29). Poderá ser informada até 3 opções de transporte.. IV- CADASTRO DO ALUNO

36 Atenção Algumas mensagens que eram apresentadas no Educacenso 2011 como erro tiveram sua criticidade reavaliada e passaram a ser erro impeditivo. Exemplos: Ano letivo, Mantenedora de escola privada, local de funcionamento, forma de ocupação do prédio, Água consumida, Escolaridade do docente não informada, Tipo de atividade, Transporte escolar público, Ano de início do curso superior, etc.

37 Estratégias Educacionais Políticas Públicas Gestão da Informação

38

39 Resultado: ESCOLA Aluno

40 OBRIGADO !!!


Carregar ppt "ENCONTRO DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/SIMADE 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google