A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia."— Transcrição da apresentação:

1 Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia

2 Elementos Textuais  Constitui-se na parte mais importante do trabalho, pois o autor expõe o texto com base nas pesquisas teórica e de campo realizadas para fundamentar a monografia.  Deve seguir rigorosamente as normas metodológicas estipuladas para a escrita científica.

3 Elementos dos Elementos Textuais  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão

4 INTRODUÇÃO  São apresentadas as informações necessárias para a compreensão do trabalho no que se refere ao assunto tratado e sua delimitação, objetivos, justificativas e problemáticas contidos no projeto de pesquisa.  Deve ser realizada a descrição da ordem sequencial dos capítulos da monografia e o conteúdo principal de cada um.  Sua apresentação deve ser redigida definitivamente após a finalização do texto, uma vez que constitui a reunião de todas as abordagens sinteticamente.

5 DESENVOLVIMENTO  Esta parte pode ser dividida em capítulos e sub-capítulos necessários para uma ordenação harmônica e estabelecimento de nexo entre as partes.  O texto deve possuir equilíbrio em sua estrutura, com número de páginas proporcionais entre capítulos e sequência de ideias, onde as partes mantenham vínculos entre si para formar o todo de forma integrada.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS  Nas considerações finais o autor deve realizar uma síntese analítica e crítica da pesquisa, com o intuito de retomar os tópicos abordados e relacioná-los com a proposta geral do estudo.  O autor não apresentará novos fatos ou argumentos, mas sim, os resultados e as principais contribuições. O autor pode indicar e/ou sugerir possíveis problemas do tema que foi investigado como proposta para futuros estudos.

7  Tamanho do papel: A4 (dimensão 21 X 29 cm)  Tinta preta com Fonte Arial ou Times  Tamanhos da Fonte: -Corpo do Texto 12 -Citações com mais de três linhas: 11 -Legendas: 10 -Notas de rodapé: 10 -Paginação: 10 Formatação Textual

8  Esquerda e Superior: 3 cm  Direita e Inferior : 2 cm  Citação longa: 4 cm a partir da margem esquerda  Texto Justificado com exceção das Referências Bibliográficas Margens

9  Entre as linhas do texto: Espaço 1,5 cm  Entre as linhas do resumo, das citações diretas longas e da bibliografia: Espaço Simples  Entre os títulos e o texto: espaço duplo  Entre o texto e ilustração: espaço duplo  Entre o texto e citações longas: espaço duplo Espaços

10  Com exceção da capa, todas as folhas do trabalho devem ser contadas, mas não numeradas.  A numeração com algarismos arábicos deve possuir tamanho de fonte menor que a do texto, estar posicionada no canto superior direito e aparecer a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introdução.  Efetuar quebra de página para não contar a capa e, ainda, inserir a paginação a partir da introdução. Paginação

11  As citações são menções, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, conforme NBR 10520 Exemplo: Conforme destaca Oliveira (1981, p.8), as citações são “indispensáveis para comprovar as ideias desenvolvidas pelo autor”. Citações

12  As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.  Quando se adota o sistema autor-data faz-se necessário uma lista de referências no final do texto do autor e não se utiliza o rodapé para indicar autoria, exceto documentos eletrônicos. Sistema Autor - Data

13 Tipos de Citações CITAÇÃO DIRETA: Transcrição literal de parte da obra de outro autor. CITAÇÃO INDIRETA: Reprodução da ideia do autor, com suas próprias palavras, sem alterar a ideia original. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original com o uso da palavra Apud.

14 CITAÇÃO DIRETAS: COMO FAZER?  CITAÇÃO ATÉ 3 LINHAS (CURTAS): - devem ser transcritas entre aspas e fazer parte do texto, com a indicação do autor, ano e página.  CITAÇÃO COM MAIS DE 3 LINHAS (LONGAS): - possuem parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, espaço simples e sem aspas, com indicação do autor, ano e página.

15 CITAÇÃO DIRETA CURTA Nesse âmbito, Le Goff (1990, p. 476) afirma que “a memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos”.

16 CITAÇÃO DIRETA LONGA Marly Rodrigues (2005. p. 24) considera o seguinte questionamento e desafios quanto ao turismo e sua relação com o patrimônio: A manutenção de identidades culturais e a utilização turística do patrimônio seriam tão antagônicas como uma vez se pensou serem o progresso e a preservação de antigos edifícios? Resta-nos, assim, um desafio: definir um ponto de equilíbrio entre essas finalidades presentemente atribuídas ao patrimônio cultural, a de ser suporte de identidades e fontes de divisas.

17 CITAÇÃO INDIRETA: QUANDO USAR?  Para expressar uma ideia com palavras próprias correspondentes ao texto consultado.  Para fazer uma síntese do texto consultado e, por condensação, não alterar a ideia central do criador da obra pesquisada.

18 CITAÇÃO INDIRETA  Na sentença após a indicação da autoria com letra maiúscula e minúscula, inserir o ano e continuar a frase, ou deslocá-lo para o final da frase. Exemplo: O orçamento deve englobar todos gastos materiais humanos e físicos para o projeto (DENCKER, 1998).

19  Apesar da importância de realizar pesquisas consultando obras originais, nem sempre isso é possível.  Quando o autor citar uma citação de um texto que não teve acesso, este deve, além de colocar a palavra apud, acrescentar em nota de rodapé os dados do documento original.  Apud significa junto a. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: O QUE É APUD?

20 CITAÇÃO DE CITAÇÃO  Conforme Jérôme Monnet (1999, p. 44) apud Barreto (2000, p. 17), “nota-se a constatação que o patrimônio não é um ato de salvaguarda de objetos de testemunhos: esses últimos perderam seu passado”.

21  No corpo do texto: usa-se letra maiúscula e minúscula.  Entre parêntesis ao final da frase: letra maiúscula e o ponto final deve ser colocado após o parêntesis.  No caso de documentos eletrônicos deve ser colocado em nota de rodapé especificando o endereço eletrônico. Localização da Citação

22

23 SEÇÕES  1. SEÇÕES PRIMÁRIAS: títulos com letras em caixa alta, negritados, fonte tamanho 12, precedidos do indicativo numérico  1.1. SEÇÕES SECUNDÁRIAS: títulos negritados - todas as primeiras letras maiúsculas - fonte tamanho 12, negritados e precedidos do indicativo numérico  1.1.1. Seções Terciárias: títulos com letra em caixa alta e baixa e precedidos do indicativo numérico

24 COMO É A ESCRITA CIENTÍFICA? NÃO SE UTILIZA A PRIMEIRA PESSOA IMPESSOAL AFASTAR AS IMPRESSÕES PESSOAIS OBJETIVO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL COM BASE NAS LEITURAS E NA PESQUISA CONVICÇÃO

25 Linguagem - Exemplos  Subjetiva Na praia de Caieiras há muitos hotéis de grande porte.  Objetiva Na praia de Caieiras foram instalados no ano de 2005 três hotéis tipo resort e dois hotéis denominados eco- resorts.  Pessoal Eu entendo que o turismo é uma prática boa.  Impessoal Supõe-se que o turismo é um atividade vinculada ao setor de serviço que transforma a sociedade de forma positiva se considerarmos as possibilidades de inclusão social e econômica.


Carregar ppt "Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google