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Seminário de Pesquisa em Administração

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Apresentação em tema: "Seminário de Pesquisa em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Pesquisa em Administração
Uso de pesquisa quali e quanti para investigar desempenho na administração pública Dr. Adalmir de Oliveira Gomes Professor Adjunto FACE/UnB

2 EXPLICATIVO SEQUENCIAL EXPLORATÓRIO SEQUENCIAL
Módulo 3 – Aula 2 O que são métodos mistos? Porque utilizar métodos mistos? Decisões centrais na escolha Tipos de desenhos de pesquisa com métodos mistos: CONVERGENTE PARALELO IMERSO EXPLICATIVO SEQUENCIAL TRANSFORMATIVO EXPLORATÓRIO SEQUENCIAL MULTIFASES

3 Dicotomia quali x quanti
Qual a natureza da evidência que usamos para investigar problemas? Opinião de pessoas Documentos Imagens Números Histórias Estatísticas

4 Mixed Methods Research
Abordagem recente nas ciências sociais e da saúde que envolve a combinação de estatísticas e histórias para estudar problemas sociais e humanos; Abordagem que gerou o desenvolvimento de novas possiblidades de metodologias de pesquisa; O argumento central é que quando pesquisadores combinam estatísticas e histórias conseguem um melhor entendimento do problema do que o uso apenas de estatísticas ou de histórias.

5 Pontos centrais Coletar e analisar dados qualitativos e quantitativos em resposta para questões de pesquisa Utilizar métodos qualitativos e quantitativos rigorosos Combinar e integrar dados qualitativos e quantitativos usando tipos específicos de desenhos mistos de pesquisa Responder a(s) questão(ões) de pesquisa de maneira integrada, com a utilização de resultados qualitativos e quantitativos

6 O que não é “mixed methods research”
Usar simplesmente o nome sem a adoção de métodos rigorosos Ter dados qualitativos e quantitativos disponíveis Coletar e reportar dados qualitativos e quantitativos separadamente sem combiná-los Usar múltiplas abordagens qualitativas (ex.: entrevistas, documentos, observações, etc.) e múltiplas abordagens quantitativas (ex.: experimento, survey, etc.)

7 Pesquisa qualitativa Vantagens Perspectiva detalhada de poucas pessoas
Escuta a opinião dos participantes Considera a experiência dos participantes no contexto Construída com o ponto de vista dos participantes, não do pesquisador Pessoas gostam de histórias Limitações Generalização limitada Dados subjetivos Poucas pessoas estudadas Dados altamente interpretativos Foco nos participantes desconsidera a experiência e o conhecimento do pesquisador

8 Pesquisa quantitativa
Vantagens Conclusões para grande quantidade de pessoas Análise eficiente de dados Demonstração de relações Exame (provável) de causa e efeito Controle de vieses Pessoas gostam de números Números são confiáveis Limitações Impessoal, seco, insensível Não escuta a opinião de participantes Entendimento limitado do contexto e das pessoas Adequado para grandes pesquisas

9 Decisões essenciais na escolha do desenho de pesquisa
Determinar o nível de interação entre os estudos qualitativos e quantitativos Determinar a prioridade de cada um dos estudos Determinar o tempo (timing) dos estudos Determinar como os estudos serão integrados: Durante a interpretação (estudos independentes) Durante a análise dos dados (estratégia de combinação) Durante a coleta dos dados (estratégia de conexão) Durante o processo de pesquisa (estratégias de imersão, baseada em teoria e baseada no objetivo do programa)

10 Tipos de desenhos 1. Convergente paralelo
Coleta e análise de dados qualitativos Comparar ou relatar Interpretação Coleta e análise de dados quantitativos

11 Tipos de desenhos 2. Explicativo sequencial
Coleta e análise de dados quantitativos Coleta e análise de dados qualitativos Seguido de: Interpretação

12 Tipos de desenhos 3. Exploratório sequencial
Coleta e análise de dados qualitativos Coleta e análise de dados quantitativos Feito para: Interpretação


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