A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga."— Transcrição da apresentação:

1 O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga

2 Primeiras Agências de Viagens (OLIVEIRA, 2003) Início da década de 1940 existiam duas agências em São Paulo. Início da década de 1940 existiam duas agências em São Paulo. Wagon-LitsWagon-Lits ExprinterExprinter Empresas com atuação internacional, de origem estrangeira. Empresas com atuação internacional, de origem estrangeira.

3 Primeiros Agentes de Viagens Filhos de imigrantes; Filhos de imigrantes; Tinham bom nível cultural e dominavam línguas; Tinham bom nível cultural e dominavam línguas; Abriram negócios para atender a colônia de imigrantes e desenvolveram roteiros no Brasil; Abriram negócios para atender a colônia de imigrantes e desenvolveram roteiros no Brasil; Cursos de Turismo surgem na década de 1970. Cursos de Turismo surgem na década de 1970.

4 Pioneiros Modestro Mastrorosa (italiano) 1943 Agência Geral de Turismo - Primeira Agência brasileira Trabalhava com turismo marítimo para destinos nacionais e internacionais; Operava excursões de ônibus – estâncias hidrominerais; Realizou primeiro pacote aéreo para carnaval no Rio de Janeiro; Fundador da ABAV em 1959.

5 Takeharu Akagawa e Jiro Fujikura (japoneses) 1949 Agência de Turismo Nipo-Brasileira (Tunibra) Jorge Chequer Haddad (brasileiro/libanês) 1951 Agência Brasília de Viagens Aldo Leone (italiano) 1953 Agência Auxiliar de Turismo (AGAXTUR) Mario de Mello Faro (brasileiro) 1968 Casa Faro Raul Radu (romeno) 1972 Airtour do Brasil

6 Agências de Turismo cadastradas no MTUR (2004) Região Sudeste3.845 Região Sudeste3.845 SP1.841SP1.841 RJ1.166RJ1.166 Região Sul2.080 Região Sul2.080 PR833PR833 RS763RS763 Região Nordeste1.346 Região Nordeste1.346 BA440BA440 CE206CE206 Região Centro-Oeste 770 Região Centro-Oeste 770 DF306DF306 MS183MS183 Região Norte 380 Região Norte 380 PA132PA132 AM115AM115 Total8.421 Total8.421

7 Agências de Turismo cadastradas no MTUR (2014) Região Sudeste8.721 Região Sudeste8.721 SP4.554SP4.554 RJ2.386RJ2.386 Região Sul3.054 Região Sul3.054 RS1.139RS1.139 PR1.135PR1.135 Região Nordeste3.243 Região Nordeste3.243 BA840BA840 PE710PE710 Região Centro-Oeste1.443 Região Centro-Oeste1.443 DF445DF445 GO444GO444 Região Norte 847 Região Norte 847 PA240PA240 AM210AM210 Total17.308 Total17.308

8 Agentes de Viagens segundo Normas ABNT (ABNT NBR 15080:2004) Competência para atuação profissional: Capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas, para gerar resultados esperados.

9 Resultados esperados: Atender o cliente; Atender o cliente; Apoiar o cliente; Apoiar o cliente; Operar equipamentos; Operar equipamentos; Cuidar da apresentação pessoal; Cuidar da apresentação pessoal; Apoiar a equipe; Apoiar a equipe; Comunicar-se com clientes e fornecedores; Comunicar-se com clientes e fornecedores; Representar e vender; Representar e vender; Apoiar a gestão de negócios; Apoiar a gestão de negócios; Comunicar-se em outro idioma. Comunicar-se em outro idioma.

10 Conhecimento de: Legislação turística; Código de defesa do consumidor; Características de produtos e serviços comercializados; Aspectos histórico- geográficos, culturais, sócio- econômicos e legais dos principais destinos; Meios de acesso a serviços e atrações turísticas (segurança, custo, horário, reserva); Etapas e rotinas envolvidas na emissão de passagens e outros documentos; Rotinas de informática operacionais e administrativas; Utilização dos recursos da internet; Operação de, pelo menos, dois GDS; Vocabulário técnico da área; Manuais, tarifários, diretórios, timetable, etc.

11 Habilidades para: Comunicação oral articulada, com emprego de gramática e vocabulário adequados; Tomada rápida de decisões sob pressão; Planejamento de curto prazo; Venda de serviços; Análise, interpretação e transmissão de informações orais e escritas; Cálculos com fórmulas simples; Organização; Expressividade da comunicação, argumentação lógica, clara e articulada, sem vício de linguagem e gesticulação.

12 Atitudes: Dinamismo; Dinamismo; Empatia; Empatia; Atenção com detalhes; Atenção com detalhes; Consciência e praticidade para decidir. Consciência e praticidade para decidir.


Carregar ppt "O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google