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Professora Soninha AULA LIVRO: TIL – 1872 José de Alencar.

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1 Professora Soninha AULA LIVRO: TIL – 1872 José de Alencar

2 Século XVIII - ROMANCE passou a designar o texto em prosa, normalmente longo, com vários núcleos narrativos em torno de um núcleo central – muitos personagens, tempo longo e espaços diversos ; O romance está ligado a um novo público leitor: a burguesia. Romance/FOLHETIM: Publicado nos jornais, diariamente/semanalmente; Diálogo com a leitor; Finais felizes, aventuras, sentimentalismo, moral burguesa; Idealização: heróis/heroínas “perfeitos”. Primeiros romances brasileiros: O filho do pescador (1843), de Teixeira e Sousa; A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo (1844)

3 José de Alencar Considerado o fundador do romance nacional; Obras: Iracema, O Guarani, Senhora, Lucíola etc; Realidade brasileira: vasto retrato de nosso país no século XIX; Projeto de LITERATURA NACIONAL -Romantismo; Romances urbanos e regionalistas Romances indianistas e históricos

4 Romances folhetinescos: URBANOS – perfis femininos: Lucíola, Diva, Senhora... REGIONALISTAS : O sertanejo, Til, O gaúcho... INDIANISTAS : O guarani, Iracema, Ubirajara... HISTÓRICOS : As minas de prata, A confederação dos Tamoio s...

5 “Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e da mocidade. O viço da saúde rebentava-lhes no encarnado das faces, mais aveludadas que a açucena escarlate recém aberta ali com os orvalhos da noite. No fresco sorriso dos lábios, como nos olhos límpidos e brilhantes, brotava-lhes a seiva d’alma. Ela, pequena, esbelta, ligeira, buliçosa, saltitava sobre a relva, gárrula e cintilante do prazer de pular e correr; saciando-se na delícia inefável de se difundir pela criação e sentir-se flor no regaço daquela natureza luxuriante. Ele, alto, ágil, de talhe robusto e bem conformado, calcando o chão sob o grosseiro soco da bota com a bizarria de um príncipe que pisa as ricas alfombras, seguia de perto a gentil companheira, que folgava pelo campo, a volutear e fazendo-lhe mil negaças, como a borboleta que zomba dos esforços inúteis da criança para a colher. “ (Cap.1)

6 Muitos personagens Tempo psicológico Vários núcleos Muitos órfãos Segredos Enredo dinâmico, muitos fatos Muitas mortes

7 DIVISÃO DA OBRA: Apresentação dos Personagens e tramas 31 Capítulos Revelação e resolução dos conflitos apresentados

8 Traços gerais:  Publicado em folhetim: Jornal A República (1871- 1872);  Romance regionalista;  Retrato dos costumes de uma elite rural;  Maniqueísmo (Bem X Mal);  Mistério, suspense, aventura, perigos: técnica folhetinesca.

9 Narrador Narrador: 3ª pessoa, onisciente; Linguagem culta, registro elevado. Temática amorosa Casais de namorados; Exacerbação sentimental; Figura feminina: idealização/bondade, beleza/sensualidade. Ambiente Sociedade rural, escravocrata; interior de São Paulo (Santa Bárbara, Piracicaba, Campinas – Fazenda das Palmas). Festas populares: São João (festa de origem europeia/portuguesa/branca) X Congada, SAMBA; riqueza: Fazenda das Palmas; pobreza: casa em ruínas, gruta, senzala.

10 Devorando a distância na corrida veloz, saltando por cima dos magotes que encontrava em seu caminho, e às vezes fazendo do próprio lombo das feras chão onde pisar, Jão precipitou-se enfim no lugar onde Berta e o negro velho aguardavam a morte contritos. Suspendendo a menina com o braço esquerdo, enquanto brandia o direito a longa faca apunhada, o vigoroso capanga, aproveitando-se do espanto das feras ante sua audácia, arrojou-se para a árvore mais próxima, onde poderia colocar a menina a salvo de perigo. H EROÍSMO FANTÁSTICO

11 P ERSONAGENS Berta, Inhá ou Til : filha bastarda de Luís Galvão (com Besita, pobre moça assassinada pelo marido), criada por Nhá Tudinha - modelo feminino dinâmica, ativa, nobreza de caráter; Besita : verdadeira mãe de Berta – moça bonita e pobre, casa-se com Ribeiro e é assassinada por ele; Ribeiro ou Barroso : marido e assassino de Besita, cruel e vingativo – será morto por Jão Fera/Bugre;

12 Miguel : irmão de criação de Berta – de início, apaixonado por ela - herói romântico convencional – depois, ficará com Linda; Nhá Tudinha : mãe de Miguel e mãe de criação de Berta; Jão Fera ou Bugre : f ací nora X bondade, código de honra, mata Ribeiro e é preso; Zana : ex-escrava, vítima de trauma; Luís Galvão : pai de Berta - fazendeiro empreendedor; D. Ermelinda : matriarca;

13 Afonso: filho de L. Galvão e Ermelinda, jovem, bom, gosta de Berta, mas não sabe que ela é sua meia-irmã; Linda : gêmea de Afonso, amiga de Berta; Brás : sobrinho de L. Galvão, deficiente mental – O idiota - protegido de Berta (visão preconceituosa, inferiorizante); Inimigos de L. Galvão: Ribeiro e Gonçalo Escravos, Pai Quicé, tropeiros, vendeiros.

14 Aspectos formais Digressões; Falas de personagens: regionalismos; Figuras: comparações (Berta: flor), personificações. O regionalismo: “- Sô Filipe, venha alguma coisa que se masque, para despregar a barriga do espinhaço! exclamou um dos companheiros. - E também que se chupite, para untar os gorgomilhos, e consolar o peito! acudiu outro.”

15 Tempo: 1826: Besita e Luís Galvão, Ribeiro, João Fera/Bugre 1846: Fazenda das Palmas. A contexto: A exploração do elemento de servidão; A Lei do Ventre Livre (1871) > a liberdade a filhos de escravos nascidos no Brasil; A valorização da vida no interior do país como alternativa às grandes cidades.

16 Os sentimentos controversos no leitor: Conformismo; Raiva; Indignação; Piedade; A satisfação pela vingança.

17 ENREDO


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