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Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras Geração de Riqueza Brasília, 23 de Março 2005 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO.

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1 Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras Geração de Riqueza Brasília, 23 de Março 2005 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO O Retrato de P&D nas Empresas no Brasil

2 ANPEI 20 ANOS Missão: estimular a Inovação Tecnológica nas Empresas PUBLICAÇÃO PUBLICAÇÃO “COMO ALAVANCAR A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS”

3 1.Fornecer um diagnóstico mais detalhado e realístico do ambiente de C&T&I (pouca inovação tecnológica na indústria, déficit comercial em produtos de maior valor agregado, valor alto em compras de tecnologia, baixos gastos em C&T e desbalanceados, pouca P&D nas empresas, poucos mestres e doutores nas empresas, etc.) 2.Conscientizar o setor público e privado da importância da Inovação Tecnológica (PITCE, Lei da Inovação, CNDI, FUNTEC, etc.) 3.Ajudar a inserir a inovação como parte fundamental do atual processo de recuperação da economia e inserção mundial do país. Motivação do Trabalho

4 1.Análise do comportamento das empresas segundo os setores industriais, o porte das empresas e a origem do capital; 2.Discussão das causas do baixo volume de investimentos das empresas em tecnologia, levantando interpretações para problemas estruturais ainda pouco discutidos; 3.Análise dos instrumentos de incentivo à inovação tecnológica existentes; 4.Recomendações, com base nos resultados do estudo e no consenso com formadores de opinião e tomadores de decisão na área de C&T e inovação tecnológica, sobre o que realmente precisa ser feito na área de políticas públicas de desenvolvimento tecnológico. Conteúdo do Estudo

5 Parte 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA Fonte: Pesquisa Pintec (IBGE)

6 CONCEITOS BÁSICOS  INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Novo produto ou novo processo de produção ou então produtos e processos significativamente modificados São considerados os dois parâmetros: Inovação para a empresa ou Inovação para o mercado nacional

7 CONCEITOS BÁSICOS  ATIVIDADES INOVATIVAS  Atividades internas de P&D  Aquisição externa de P&D  Aquisição de outros conhecimentos externos  Aquisição de máquinas e equipamentos  Treinamento  Introdução das inovações tecnológicas no mercado  Projeto industrial e outras preparações técnicas para a produção e distribuição

8 TAXAS DE INOVAÇÃO GeralProdutoProcesso BRASIL321825 ALEMANHA604736 FRANÇA403323 ITALIA382729 ESPANHA372526 PORTUGAL422631 Em %

9 TAXA DE INOVAÇÃO  O universo de empresas é de 72.005, todas do setor industrial, com 10 ou mais pessoas ocupadas  A taxa de inovação de 31,5% significa que desse universo, 22.698 empresas realizaram pelo menos uma inovação no período de 1998 a 2000  No Brasil, as empresas inovam mais em processo do que em produto

10 SETORES MAIS INOVADORES  A taxa de inovação tende a ser mais elevada entre os setores NÃO TRADICIONAIS -informática69% -eletrônica e telecomunicações63% -instrumentação59% -material elétrico48% -química46% -setores tradicionais29%

11 TAXA DE INOVAÇÃO POR ORIGEM DO CAPITAL EMPRESASGERALPRODUTOPROCESSONACIONAIS30,916,824,7 ESTRANGEIRAS62,050,747,3 TOTAL BRASIL 31,517,625,2 Em %

12 TAXA DE INOVAÇÃO POR ORIGEM DO CAPTIAL  As empresas estrangeiras correspondem a 3% das empresas do universo. Por isso, a taxa de inovação do Brasil é muito parecida com a taxa de inovação das empresas nacionais, que representam 97% do universo  Nas empresas estrangeiras, a taxa de inovação em produto é maior do que em processo. O inverso acontece com as empresas de capital nacional

13 TAXA DE INOVAÇÃO POR TAMANHO DA EMPRESA  As taxas de inovação são maiores entre as empresas de maior porte, independentemente da origem do capital (dados em %). GeralProdutoProcesso Nacionais30,916,824,7 -c/ + 500 pes71,853,565,2 Estrangeiras62,050,747,3 -c/ + 500 pes87,076,476,8

14 TAXA DE INOVAÇÃO POR TAMANHO DA EMPRESA  A taxa de inovação das empresas nacionais está muito influenciada pelo peso das PMEs: número de empresas com 10-29 pessoas ocupadas em relação ao total de empresas nacionais = 66,9%; Empresas com 500 ou mais pessoas = 1,4%  No caso das empresas estrangeiras, esses percentuais são, respectivamente: 20,1% e 17,2%

15 INOVAÇÃO PARA A EMPRESA OU PARA O MERCADO  Entre as empresas nacionais que fizeram inovação de produto (16,8%), 20,4% delas fizeram inovações para o mercado nacional (3,4% das nac.)  Entre as empresas estrangeiras que fizeram inovação de produto (50,7%), 56,1% delas fizeram inovações para o mercado nacional (28,4% das estrang)

16 INOVAÇÃO PARA A EMPRESA OU PARA O MERCADO  Entre as empresas nacionais que fizeram inovação de processo (24,7%), 8,9% delas fizeram inovações para o mercado nacional (2,2% das nacionais)  Entre as empresas estrangeiras que fizeram inovação de processo (47,3%), 44,7% delas fizeram inovações para o mercado nacional (21,1% das estrang)

17 PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA INOVAÇÃO  O principal responsável pela inovação é distinto quando se trata de produto ou processo, mas não se altera com a origem do capital ou porte das empresas  Principal ResponsávelProdutoProcesso A própria empresa 71% 11% Outras empresas ou inst. 17% 83%

18 BAIXA IMPORTÂNCIA À P&D INTERNA  Entre as inovadoras, 67% das empresas nacionais não deram importância ou não realizaram atividades internas de P&D Atividades Inovativas Baixa importância ou não realizou Empresas Nacionais Empresas Estrangeiras Atividades internas de P&D67%44% Aquisição externa de P&D92%83% Aquisição de outros conhecimentos externos 86%52% Aquisição de máquinas e equipamentos23%27% Introdução de inovações tecnológicas no mercado 73%57%

19 PARA AS GRANDES EMPRESAS A P&D É MAIS IMPORTANTE  Na avaliação da importância das atividades inovativas também se manifesta a semelhança entre as grandes empresas, nacionais ou estrangeiras Atividades Inovativas Baixa importância ou não realizou Grandes Empresas Nacionais Grandes Empresas Estrangeiras Atividades internas de P&D33%28% Aquisição externa de P&D71%72% Aquisição de outros conhecimentos externos 58%51% Aquisição de máquinas e equipamentos15%16% Introdução de inovações tecnológicas no mercado 52%46%

20 RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO  Na indústria de transformação, entre as empresas nacionais que realizam atividades inovativas, 9,4% mantêm algum tipo de cooperação. Nas grandes esse percentual é 34,9%. Predomina a cooperação com clientes e fornecedores.  Entre as estrangeiras inovadoras, 33,4% mantêm relações de cooperação. Nas grandes empresas esse percentual é 43,6%. Predomina a cooperação com outra empresa do grupo.

21 OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO Percentual das empresas inovadoras que atribuíram alta ou média importância aos fatores mencionados como obstáculos à inovação Obstáculos à Inovação NacionaisEstrangeiras Riscos Econômicos Excessivos 76,278,6 Elevados custos da inovação 83,276,6 Escassez de fontes apropriadas de financiamento 63,440,7 Falta de informação sobre os mercados 34,426,6 (%)

22 INTENSIDADE DE P&D (P&D/Fat. Líquido) Total Brasil 0,64% Total Nacionais0,58% Total Estrangeiras 0,78% dos 20 setores comparáveis, as nacionais possuem maior esforço em 8 dos 20 setores comparáveis, as nacionais possuem maior esforço em 8 entre os setores com maior esforço de empresas estrangeiras, predominam setores tradicionais entre os setores com maior esforço de empresas estrangeiras, predominam setores tradicionais

23 BAIXO INVESTIMENTO EM P&D  É relativamente baixo o esforço de P&D das empresas brasileiras; a diferença no gasto médio entre o grupo das grandes nacionais e das estrangeiras é proporcional à diferença de faturamento  Gastos em P&D por empresa, no ano de 2000 (R$ mil) Empresas nacionais302 Empresas nacionais302 500 ou mais pessoas ocupadas2.727 500 ou mais pessoas ocupadas2.727 Empresas estrangeiras2.280 Empresas estrangeiras2.280 500 ou mais pessoas ocupadas5.643 500 ou mais pessoas ocupadas5.643

24 PESSOAL OCUPADO EM ATIVIDADES DE P&D  É relativamente baixo o emprego de pessoal em atividades de P&D nas empresas Número de pessoas em P&D Nº de empr. c/ dispêndio em P&D Pessoas em P&D por empresa Brasil41.4677.412 6 Nacionais28.8826.655 4 Estrangeiras12.585 757 75717

25 PESSOAL OCUPADO EM P&D POR QUALIFICAÇÃO  É baixo o emprego de pessoal de P&D com maior qualificação Pessoal com graduação por empresa Pessoal com pós-graduação por empresa Pessoal com nível médio por empresa Nacionais 1,6 1,60,3 1,7 1,7 500 e + ocup. 9,7 9,72,310,4 Estrangeiras 8,8 8,81,3 4,5 4,5 500 e + ocup. 21,42,910,2

26 ANÁLISE DAS EMPRESAS POR PORTE E ORIGEM DO CAPITAL Parte 2

27 FATORES DETERMINANTES DA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS  Das análises realizadas, dois fatores se destacaram como determinantes: 1.a vinculação que a empresa faz entre inovação e oportunidade de negócio que amplie sua rentabilidade: as que investem em tecnologia conhecem seus mercados e ficam atentas para identificar novas oportunidades; as que não investem em tecnologia não conhecem seus mercados e não sabem as possibilidades de atendê-los através da inovação;

28 FATORES DETERMINANTES DA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS 2. a existência de executivos e equipes que percebem a importância da inovação na trajetória da empresa.

29  Empresários e executivos das grandes empresas que se preocupam com inovação têm presente que investir em tecnologia é estratégico para a conquista de mercados. A importância que dão a estes é tanta que muitas delas chegam a estabelecer metas para introduzirem inovações.  Por exemplo, uma delas tem como estratégia fazer que, a cada ano, 5% do faturamento seja obtido com produtos novos. Outra, com produtos que exigem inovação mais em design, de ter metade de sua linha de produtos renovada a cada 3 anos. GRANDES EMPRESAS NACIONAIS E P&D

30  Em alguns setores, muitas das que inovam são as que atendem, continuamente, as necessidades de seus clientes.  De modo geral, as grandes empresas têm interesse em manter contrato com as universidades que dispõem de professores e pesquisadores ligados às áreas do conhecimento relacionadas com os seus negócios. GRANDES EMPRESAS NACIONAIS E P&D...

31  Necessitam desses contratos para terem acesso às pesquisas e outros conhecimentos desenvolvidos nas universidades  Os conhecimentos que adquirem nas universidades serve de reforço para competirem com as principais concorrentes a nível internacional. Porém, servem, também, para que os seus centros de P&D trabalhem num horizonte de mais longo prazo. GRANDES EMPRESAS NACIONAIS E P&D...

32  No presente, a tendência é as grandes empresas nacionais trabalharem com as universidades com objetivos amplos – além das pesquisas, procuram promover reciclagem de seu pessoal de P&D, compartilhar com o governo investimentos em laboratórios, financiar teses etc. GRANDES EMPRESAS NACIONAIS E P&D...

33  As empresas que mais investem em tecnologia costumam ter contratos com universidades brasileiras e estrangeiras. Construíram uma rede que as mantêm atualizadas sobre o que está sendo desenvolvido de melhor na sua área de interesse, no Brasil e no exterior.  Uma prática que começa a ganhar corpo entre essas empresas é a de criarem Comitês Científico Tecnológicos. GRANDES EMPRESAS NACIONAIS E P&D...

34  Detendo quase 50% do PIB da indústria brasileira, é inadiável a formulação de políticas que incentivem e atraiam os investimentos das empresas estrangeiras em P&D, no Brasil.  Uma política tecnológica para as empresas estrangeiras deve estar alicerçada em aspectos que, geralmente, são desconsiderados. EMPRESAS ESTRANGEIRAS E INVESTIMENTOS EM P&D

35  O primeiro desses aspectos é do Governo, para cada setor, ter projeto em que saiba claramente o que deve negociar com essas empresas, tendo em vista o aumento dos investimentos em tecnologia e a produção no País do que for inovado aqui por elas. Somente em algumas áreas (ex:petróleo) tais projetos existem.  O segundo aspecto tem a ver com o comportamento dos executivos das empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil. Na realidade, ainda são poucos os que valorizam o desenvolvimento de tecnologia internamente. EMPRESAS ESTRANGEIRAS E INVESTIMENTOS EM P&D...

36  Ainda dentro desse aspecto, há o papel que pode ter o governo brasileiro, envolvendo o principal executivo da subsidiária estrangeira nas negociações com a matriz, no projeto de atração de investimentos para P&D, no Brasil.  A distância entre o governo e as empresas estrangeiras, na discussão sobre aumento dos investimentos em P&D, no Brasil, ainda é muito grande. EMPRESAS ESTRANGEIRAS E INVESTIMENTOS EM P&D..

37  Os instrumentos existentes são pouco conhecidos por essas empresas – também, pelas empresas nacionais com centros de P&D - sendo que as que conhecem consideram os instrumentos insuficientes. Assim como as grandes empresas nacionais, consideram que deve haver preocupação com a redução dos custos de pesquisas.  Porém, um aspecto que essas empresas ressaltam com freqüência é de que o quadro político-institucional é instável. EMPRESAS ESTRANGEIRAS E INVESTIMENTOS EM P&D...

38  As políticas tecnológicas discutidas até o presente não trataram adequadamente as pequenas e médias empresas (PMEs).  Os diagnósticos sobre as causas básicas das deficiências dessas empresas limitam-se à identificação dos gargalos tecnológicos. Mas, mesmo que as PMEs superem esses gargalos não inovarão. PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

39  Na realidade, se as PMEs não promoverem mudanças em todos os fundamentos dos seus negócios, a começar como se comportam em relação ao mercado, não inovarão.  Políticas horizontais, apenas, como a concessão de incentivos fiscais, tampouco exercem influência no comportamento dessas empresas. PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

40  O diagnóstico correto sobre essas empresas, realizado em APLs, é de que não conhecem os mercados em que atuam, pois seguem (copiam) cegamente os passos das grandes empresas.  A saída para essa armadilha estrutural é levá-las a atuar em nichos. Para tanto, a realização de pesquisa de mercado, por setor, é de fundamental importância, tendo em vista que abrirá um leque de escolhas para as PMEs.  Uma vez demonstrada a necessidade de migrarem para nichos em que ganharão mais, a possibilidade das PMEs começarem a inovar aumenta. DIAGNÓSTICO CORRETO E PESQUISA DE MERCADO PESQUISA DE MERCADO

41  Suponhamos que muitas das PMEs optem por entrar em nichos de mercado mais sofisticados, em que o preço conta pouco e a originalidade e a qualidade contem muito. Neste caso, a inovação terá papel de destaque.  Ainda, para fabricar produtos com originalidade e qualidade, as PMEs terão de investir em equipamentos modernos, na capacitação de mão-de-obra e passarão a dar importância à introdução permanente de inovações. A inovação tende a ser grande, visto que, para esse mercado, é um dos principais fatores de competitividade. A OPÇÃO DAS PMEs POR NICHOS DE MERCADO

42  Para mudar estruturalmente o comportamento das PMEs, paralelamente à pesquisa de mercado deve ser realizado, em APLs, diagnóstico e oferta de apoio à solução dos problemas dessas empresas em todos os níveis (gestão, produção, comercialização, etc.)  Confrontando o diagnóstico com a pesquisa de mercado, as PMEs, assistidas por especialistas, poderão fazer suas opções de mercado.  A correção dos problemas das PMEs deverá se dar através de ações coordenadas de extensionismo industrial/ tecnológico. Todos os problemas têm de ser tratados ao mesmo tempo. Diagnóstico das Empresas e Extensionismo Industrial/Tecnológico

43  Ao seguirem os passos das grandes, as PMEs não sentem necessidade de demandar apoio aos institutos de pesquisas e às universidades.  De outro lado, as instituições de pesquisas e as universidades não procuram essas empresas. Quando se aproximam, não sabem trabalhar com elas. INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA E AS PMEs

44 INFRA-ESTRUTURA  Com o extensionismo gerencial/industrial/tecnoló- gico essa situação deve mudar. Assessorada por especialistas, as PMEs começarão a demandar serviços tecnológicos e, num estágio seguinte, a realização de pesquisas junto às universidades e inst. de pesquisas.  Modelos adotados em outros países podem inspirar a adoção de determinadas políticas – instalação de Centros Locais de Inovação (CLIs), em APLs.

45  As dificuldades de acesso a financiamento para pesquisas, por envolverem riscos adicionais, são ainda maiores que as de acesso ao crédito do mercado financeiro. Para superá-las, devem ser resolvidos os problemas da assimetria de informação e das exigências com relação às garantias reais.  No presente, a redução da assimetria de informação é difícil, pelas dificuldades de acesso e de interação entre as PMEs e as entidades de fomento.  Quanto às garantias reais, os instrumentos alternativos são ainda pouco conhecidos, difundidos e aplicados. FINANCIAMENTO TECNOLÓGICO DAS PMEs

46 Macroeconômicos :  Alto risco associado à uma economia instável,  Condições de mercado,  Custo e dificuldade na obtenção de recursos financeiros para inovar  Falta de políticas, estímulos e apoio à inovação. INIBIDORES DA INOVAÇÃO FATORES QUE INIBEM O PROCESSO DE INOVAÇÃO

47 Conhecimento insuficiente do mercado, Falta de direcionamento estratégico e de visão de médio e longo prazo por parte das empresas, Falta de direcionamento estratégico e de visão de médio e longo prazo por parte das empresas, Estrutura técnica interna e de apoio tecnológico externo insuficiente para desenvolver regularmente processos inovadores. Estrutura técnica interna e de apoio tecnológico externo insuficiente para desenvolver regularmente processos inovadores. FATORES QUE INIBEM O PROCESSO DE INOVAÇÃO Microeconômicos: Microeconômicos: INIBIDORES DA INOVAÇÃO

48 PROPOSTA BÁSICA PARA MUDANÇA DO CENÁRIO ATUAL SENSIBILIZAR, ESTIMULAR, DISPONIBILIZAR RECURSOS E PREMIAR INOVAÇÔES NAS EMPRESAS, PRINCIPALMENTE AQUELAS DIRIGIDAS PARA O MERCADO MINIMIZAR AS BARREIRAS QUE IMPEDEM OU DIFICULTAM A INTRODUÇÃO DE INOVAÇÕES NO MERCADO

49 Recursos do Governo Federal Aplicados em P&D – Brasil 1996 - 2002

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51

52 BRASIL Território, população e economia Uma combinação vitoriosa Austrália Canadá Espanha Coréia do Sul Itália Reino Unido Holanda Alemanha França Índia México Japão Nigéria Paquistão Bangladesh Indonésia Rússia EUA Brasil China Área > 4 milhões km 2 População > 100 milhões PIB* > US$ 400 bilhões Fonte: Investe Brasil *PIB nominal


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