A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 DR. LAETITIA SAYI e MS. CEPHULEN MANYILIZU

2 Conteúdo da Apresentação  Uma descrição do programa ou política  Realizações  Desafios  Oportunidades/Questões Emergentes  Lições Importantes Aprendidas

3 Uma descrição do programa ou política Ministério da Educação e da Formação Profissional, em colaboração com três ministérios principais, a saber:  Gabinete do Ministro - Administração Regional e Administração Local; Ministério da Água; Ministério da Saúde e Bem-Estar Social, juntamente com os parceiros de desenvolvimento, ONG, organizações da sociedade civil e Universidades que desenvolveram as directrizes SWASH a fim de garantir que a educação de higiene nas escolas satisfaz os requisitos mínimos.  As directrizes SWASH centram-se especificamente na Água, Saneamento e Higiene (WASH) nas escolas primárias e pré-primárias.  Estabelecem requisitos mínimos para SWASH que são relevantes para vários tipos de escolas em diferentes contextos da Tanzânia.  São desenhadas para uso em ambientes escolares diferentes onde opções simples, acessíveis e replicáveis podem ser promovidas para contribuir, de forma significante, para melhorar as condições relacionadas com a Água, Saneamento e Higiene nas escolas primárias.

4 Realizações Há muitas realizações alcançadas pelo programa SWASH na Tanzânia:  MOEVT, em colaboração com parceiros, desenvolveu o Plano Estratégico Nacional de Saneamento de Águas nas Escola e Higiene (SWASH) para 2012-2017.  MOEVT desenvolveu directrizes Nacionais SWASH para implementar o projecto.  Foi assinado um Memorando de Entendimento por quatro ministérios, nomeadamente MOEVT, MdSBES, MOW e PMORALG para implementarem, de forma colaborativa, a Campanha Nacional de Saneamento. A NSC visa melhorar a qualidade de água limpa e segura e a construção/reabilitação dos lavatórios e latrinas.

5 Realizações (cont.) Progresso na implementação de SWASH a 30 de Junho de 2014, entre os 44 LGA e alvo de 88 escolas. ITEMNº de escolas 2012/13 Nº de escolas em 2013/14 Total Nº de Escolas com latrinas completas64 128 Nº de Escolas com lavatórios23233256 Nº de Escolas com clube de saneamento47397444 Nº de Escolas completas ( outras fontes )28272300 Nº de Escolas em progresso de outras fontes-37

6  Desenvolvido um Manual de Instruções SWASH para as escolas pré-primárias e primárias (estes manuais estão em Kiswahili que é a língua de comunicação nas escolas primárias).  Formados 203 coordenadores e supervisores para o SWASH nas Regiões e LGA.  Formadas 50 equipas de Saneamento de Águas Regional sobre a utilização das directrizes do SWASH. A equipa inclui REO e RHO.

7 Desafios  Foi envolvido na campanha o fundo cultural das comunidades dos municípios que fazem parte do SWASH em relação à importância dos lavabos. É necessário um esforço extra para aumentar a sensibilização a fim de alcançar apoio na realização das actividades SWASH de modo colaborativo e edificar também uma cultura de uso e manutenção das instalações.  Fundos inadequados para enfrentar os desafios do SWASH nas escolas primárias e alguns municípios não têm orçamentos para o programa SWASH.  A colaboração entre os departamentos de Água, Educação e Saúde é inadequada.

8 Oportunidades/Questões Emergentes  Existe um mecanismo de diálogo do Conselho para o nível Nacional.  Apoio das Autoridades Regionais para a implementação da Campanha Nacional de Saneamento.  Realização da competição SWASH nas Escolas todos os anos.  Como compromisso político para apoiar o exemplo do SWASH, a NSC foi lançada pelo Primeiro-Ministro o Ilustre Mizengo Kayanza Pinda.  Realização de reuniões de partilha de experiências com LGA na implementação das actividades do SWASH.

9 Lições Importantes Aprendidas  O envolvimento da comunidade/pais leva à sustentabilidade do programa.  Os alunos, quando fornecidos com as informações correctas, tornam-se agentes de mudança, são rápidos a aprender e a agir quando devidamente apoiados, e criam uma pressão enorme sobre a comunidade.  A abordagem liderada pelas escolas de Saneamento Total (SLTS) estimula as comunidades para participarem na mobilização de recursos para a construção de instalações de lavagem e saneamento nas escolas. O SLTS é edificado nos três pilares seguintes: Medo, Desgosto e Vergonha  O trabalho de equipa e o compromisso político melhoram a prática.

10  O saneamento melhorado da escola e a higiene contribuem para um ambiente de aprendizagem positivo, educação de qualidade e saúde para crianças das escolas.  Reduz o absenteísmo e as desistências.  O sucesso do programa WASH nas escolas garante que todos os alunos pratiquem comportamentos de higiene e de saneamento adequados.

11 Comentários e Perguntas para o Plenário e Outros Membros do Painel.

12 Conclusão


Carregar ppt "Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google