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PublicouMaria de Lourdes Sanches de Santarém Alterado mais de 8 anos atrás
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Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 DR. LAETITIA SAYI e MS. CEPHULEN MANYILIZU
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Conteúdo da Apresentação Uma descrição do programa ou política Realizações Desafios Oportunidades/Questões Emergentes Lições Importantes Aprendidas
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Uma descrição do programa ou política Ministério da Educação e da Formação Profissional, em colaboração com três ministérios principais, a saber: Gabinete do Ministro - Administração Regional e Administração Local; Ministério da Água; Ministério da Saúde e Bem-Estar Social, juntamente com os parceiros de desenvolvimento, ONG, organizações da sociedade civil e Universidades que desenvolveram as directrizes SWASH a fim de garantir que a educação de higiene nas escolas satisfaz os requisitos mínimos. As directrizes SWASH centram-se especificamente na Água, Saneamento e Higiene (WASH) nas escolas primárias e pré-primárias. Estabelecem requisitos mínimos para SWASH que são relevantes para vários tipos de escolas em diferentes contextos da Tanzânia. São desenhadas para uso em ambientes escolares diferentes onde opções simples, acessíveis e replicáveis podem ser promovidas para contribuir, de forma significante, para melhorar as condições relacionadas com a Água, Saneamento e Higiene nas escolas primárias.
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Realizações Há muitas realizações alcançadas pelo programa SWASH na Tanzânia: MOEVT, em colaboração com parceiros, desenvolveu o Plano Estratégico Nacional de Saneamento de Águas nas Escola e Higiene (SWASH) para 2012-2017. MOEVT desenvolveu directrizes Nacionais SWASH para implementar o projecto. Foi assinado um Memorando de Entendimento por quatro ministérios, nomeadamente MOEVT, MdSBES, MOW e PMORALG para implementarem, de forma colaborativa, a Campanha Nacional de Saneamento. A NSC visa melhorar a qualidade de água limpa e segura e a construção/reabilitação dos lavatórios e latrinas.
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Realizações (cont.) Progresso na implementação de SWASH a 30 de Junho de 2014, entre os 44 LGA e alvo de 88 escolas. ITEMNº de escolas 2012/13 Nº de escolas em 2013/14 Total Nº de Escolas com latrinas completas64 128 Nº de Escolas com lavatórios23233256 Nº de Escolas com clube de saneamento47397444 Nº de Escolas completas ( outras fontes )28272300 Nº de Escolas em progresso de outras fontes-37
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Desenvolvido um Manual de Instruções SWASH para as escolas pré-primárias e primárias (estes manuais estão em Kiswahili que é a língua de comunicação nas escolas primárias). Formados 203 coordenadores e supervisores para o SWASH nas Regiões e LGA. Formadas 50 equipas de Saneamento de Águas Regional sobre a utilização das directrizes do SWASH. A equipa inclui REO e RHO.
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Desafios Foi envolvido na campanha o fundo cultural das comunidades dos municípios que fazem parte do SWASH em relação à importância dos lavabos. É necessário um esforço extra para aumentar a sensibilização a fim de alcançar apoio na realização das actividades SWASH de modo colaborativo e edificar também uma cultura de uso e manutenção das instalações. Fundos inadequados para enfrentar os desafios do SWASH nas escolas primárias e alguns municípios não têm orçamentos para o programa SWASH. A colaboração entre os departamentos de Água, Educação e Saúde é inadequada.
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Oportunidades/Questões Emergentes Existe um mecanismo de diálogo do Conselho para o nível Nacional. Apoio das Autoridades Regionais para a implementação da Campanha Nacional de Saneamento. Realização da competição SWASH nas Escolas todos os anos. Como compromisso político para apoiar o exemplo do SWASH, a NSC foi lançada pelo Primeiro-Ministro o Ilustre Mizengo Kayanza Pinda. Realização de reuniões de partilha de experiências com LGA na implementação das actividades do SWASH.
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Lições Importantes Aprendidas O envolvimento da comunidade/pais leva à sustentabilidade do programa. Os alunos, quando fornecidos com as informações correctas, tornam-se agentes de mudança, são rápidos a aprender e a agir quando devidamente apoiados, e criam uma pressão enorme sobre a comunidade. A abordagem liderada pelas escolas de Saneamento Total (SLTS) estimula as comunidades para participarem na mobilização de recursos para a construção de instalações de lavagem e saneamento nas escolas. O SLTS é edificado nos três pilares seguintes: Medo, Desgosto e Vergonha O trabalho de equipa e o compromisso político melhoram a prática.
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O saneamento melhorado da escola e a higiene contribuem para um ambiente de aprendizagem positivo, educação de qualidade e saúde para crianças das escolas. Reduz o absenteísmo e as desistências. O sucesso do programa WASH nas escolas garante que todos os alunos pratiquem comportamentos de higiene e de saneamento adequados.
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Comentários e Perguntas para o Plenário e Outros Membros do Painel.
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Conclusão
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