A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Telebrasil 2004 Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil André Mafra Gerente de Conteúdo de Dados Comandatuba, 03 de Julho de 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Telebrasil 2004 Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil André Mafra Gerente de Conteúdo de Dados Comandatuba, 03 de Julho de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Telebrasil 2004 Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil André Mafra Gerente de Conteúdo de Dados Comandatuba, 03 de Julho de 2004

2 pg 2 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Agenda Posicionamento da Vivo Cases de Inovação Resultados Novidades?

3 pg 3 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Números Brasil A fusão entre as operações de celular da Telefonica Móviles e Portugal Telecom no Brasil criou e consolidou a maior operadora de celular do Hemisfério Sul... Área de OperaçãoPrincipais Fatos Mais de 23 milhões de clientes (Junho/2004) –17,0 MM usuários em Jan/2003 (35% de aumento) –Metade do mercado brasileiro (45%) e 55% da área de concessão –Implementação da tecnologia CDMA 1XRTT desde 2002 –Evolução de TDMA para CDMA em 3 áreas Top 10 das maiores operadoras de celular do mundo Somente 28% de penetração no país, com enorme potencial de crescimento + (1) Fonte: Merril Lynch, Global Wireless Matrix 4 th Q/2003

4 pg 4 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Clientes (MM) Mkt. Share % POP’s % PIB Tecnologia Claro (Telecom Americas) 10,0 20% 80% 81,6% GSM/TDMA OI (Telemar) 4,4 9% 55% 40% GSM Banda A 850 MHzBanda B 850 MHz Bandas C, D e E 1800 MHz 9,1 19% 100% GSM/TDMA TIM VIVO 21,9 45% 74% 83% CDMA/TDMA Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Mercado Celular Fonte: Anatel, 31/Mar/2004. Outras operadoras são Telemig Celular, CTBC Telecom e Sercomtel Celular; somando 3,8 MM cliente e 8,2% Market Share...sendo claramente a líder do mercado brasileiro recentemente consolidado

5 pg 5 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Evolução do Negócio de Wireless Data Receita por Serviço R$ MM X 2,2 Mai. (1) YTD 2003 Mai. (1) YTD 2004 200120022004 FCS2003 Outros WAP SMS (1) Acumulado até Maio - (2) Evolução ponderada anual A Receita de Dados dobra a cada ano e é a maior fonte de Inovação da Vivo. CAGR 110% (2) Telefonica PERÚ Telefonica CHILE Telefonica MÉXICO Telefonica PORTO RICO VIVO % Dados/Receita Líquida Total

6 pg 6 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Agenda Posicionamento da Vivo Cases de Inovação Resultados Novidades?

7 pg 7 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Cases de Inovação Case 1: Vivo Downloads, plataforma de downloads de aplicativos com execução no celular. Permite baixar games, tons polifônicos, imagens, ferramentas corporativas e vídeos. Primeira operadora do Brasil a lançar em Mar/03 Case 2: Download de Vídeos, permite baixar arquivos de vídeos de 30 segundos cada. Primeira operadora do Brasil a lançar em Set/03 Case 3: Vídeo Streaming, permite visualizar imagens em tempo real de trânsito ou web-cams. Primeira operadora do Brasil a lançar em Mar/04 Case 4: Hollywood blockbusters, acordos sistemáticos de conteúdos com principais estúdios de cinema internacionais. Primeira operadora do Brasil a fazê-lo a partir de Dez/03 Case 5: Vivo em Ação, jogo em ARG (Alternative Reality Game) através de serviços no celular. Primeira operadora no mundo a fazer em Maio/04 Case 6: Vivo ao Vivo, interface de uso padrão no celular através de ícones para facilitar uso. Primeira operadora do Brasil a lançar em Out/03

8 pg 8 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 1: Vivo Downloads – catálogo de aplicativos 133 Games # Splinter Cell Boliche Cassino Moon Patrol Campo Minado Racing Alone Cquence Blockout Pinball Blockross Tamanduá Tatá Peixinho Fishy Courrier Bob Jogo da Galinha Gravidade Zero Einstein Hit the pros Mahjong Nineball Encaixa Blocos Pitfall Cripto Memória Sexy Tennis Canguru Hooper Quebra Cabeças Batalha Naval Detona Blocos Penalti Detona Blocos Sexy And others... Solitaire Spit GensMania Damas Fight Hard Tony Hawks Soccer Boom Nom Bejewled Lemonade Tycoon MLB Snowboard Dropit Prince of Persia Etc... Aplicativos 20 Entretenimento Exemplos 4 Comunicação WIZmail Vivo Tons Musicais Vivo Crazy Tones Wallpaper Humortadela Sensual Club Revista VIP Vídeo Spicy Tips TV Vídeo Downloads Veja Cinema SP/RJ/BA/PR Trânsito SP / RJ BrChef / Diet / Drink Produtividade 10 Multi-tradutor Mobile Expenses Sportlog Calculadora Financeira Astros to Go (Horoscope) Mobile Mail Instant Messaging Chat VIVO 167 Claro 67 TIM 18 Oi 16 Olho Vivo Vídeo Trânsito Consulta de Cheques X-Pherix Pipeline Fonte: site das operadoras 30/06/2004

9 pg 9 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 1: Vivo Downloads – evolução Número de Downloads por mês Os downloads já ultrapassaram em 1 milhão depois de 1 ano do lançamento do serviços. CAGR 160% # Lançamento Março/2003 250.000

10 pg 10 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Primeira operadora a lançar vídeo pelo celular no país, os clientes da Vivo baixaram mais de meio milhão de vídeos de três aplicativos em seis meses. Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 2: Download de vídeos Descriçã o Vídeos de 30 segundos que podem ser baixados no celular Vídeo Download: trailers de filme e video-clips de música de 30 segundos. Cliente paga somente custo de navegação, custo de conteúdo é gratuito Download de Vídeos (Set/2003) Conteúdo TV Terra: conteúdo do Terra de esportes, entretenimento e notícias de 30 segundos. Aplicativo custa R$9,99/mês mais tráfego dos downloads Spicy Tips TV: conteúdo adulto de 30 segundos cada. Aplicativo custa R$9,99/mês mais tráfego dos downloads

11 pg 11 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Acompanhamento de câmeras com o trânsito em tempo real das principais avenidas. Streaming de até 2 frames por segundo Vídeo Trânsito: lançado com imagens de câmeras de SP -Av. Paulista -Av Rubem Berta (Congonhas) -Av. Cidade Jardim -Av. Nova Faria Lima -Av. Berrini Breve em novas cidades Vídeo Trânsito (monitoring de vídeo) Acompanhamento de imagens de câmeras pessoais ou diversas em tempo real. Streaming de até 2 frames por segundo Acesso a câmeras pessoais instaladas em PC’s e conectadas através de softwares baixados no PC pela Internet e aplicativo baixado do Vivo Downloads A Vivo foi a primeira operadora do paós ao lançar vídeo em tempo real através de dois aplicativos em 03/2004 Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 3: Vídeo monitoring Olho Vivo (monitoring de vídeo) Descrição Caracterís- ticas Powered by +

12 pg 12 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 4: Holywood Blockbusters Conteúdos de filmes são muito atraentes para o público jovem, e as marcas muito fortes para serem associadas a marca Vivo. Como exemplo, foram baixados mais de 120 mil tons musicais monofônicos do Senhor dos Anéis em 1 mês Descrição Parceria com maiores estúdios de cinema no lançamento de filmes aliados a conteúdos oferecidos pelo celular Conteúdo Filmes já trabalhados: -Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei -Mestre dos Mares -Scooby Doo 2 -Van Helsing -Recentemente fechado Homem Aranha 2 Conteúdo oferecido -Jogos: Games Brew preparados por desenvolvedores internacionais -Ring tones: monofônicos e polifônicos -Wall Papers: imagens e posters dos filmes -Wap Site: informações, imagens, curiosidades e sinopse -Quiz: perguntas e respostas sobre os filmes

13 pg 13 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Descrição Objetivos Mecanismos Resultados Liderança no posicionamento de imagem focando: No segmento jovem (12-20 anos) Atributos de inovação, pioneirismo e comunidade Manutenção do top of mind Desenvolvimento de um jogo que: Nunca tenha sido feito antes no mundo por uma operadora celular (ARG) Envolvam serviços que despertem interesse no público alvo e reforcem o aspecto de comunidade 1 FASE 2 FASE Imagens Mais de 1,4MM de clientes cadastrados e jogando Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 5: Wireless Game – Vivo em Ação

14 pg 14 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 6: VIVO ao VIVO Interface de usuário que permite acessar as plataformas de serviços da VIVO: –A facilidade de uso do computador no seu celular –Disponibilizando recursos multimídia Torpedo SMSFoto TorpedoWAPDownloadsCaixa Postal Tons / ImagensCâmeraPortal de VozMessagingMeu ao VIVO Objetivo do VIVO ao Vivo: maneira fácil, amigável, intuitiva e rápida de utilizar os serviços do seu celular

15 pg 15 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 6: VIVO ao VIVO (benchamarks) A VIVO foi pioneira na adoção deste conceito no Hemisfério Sul buscando alavancar o seu posicionamento e a utilização dos serviços de dados

16 pg 16 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Descrição Interface unificada em todos os aparelhos Vivo ao Vivo que permite aos usuários acessar todos os serviços com facilidade Acesso a todos os serviços de dados da Vivo: –Downloads –WAP –Torpedos SMS –Foto Torpedo –Tons e Imagens –Caixa Postal –Portal de Voz Descrição Conteúdo VOLTASELEC VIVO ao VIVO “Luana” VIVO ao VIVO “Cientista” VIVO ao VIVO “Naomi” ARPU por Funcionalidade X 2,7 R$ Fonte: Dados de Maio na regional SP Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 6: VIVO ao VIVO (resultados)

17 pg 17 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Case 6: VIVO ao VIVO (peças de campanha) VIVO ao VIVO “Luana” VIVO ao VIVO “Cientista” VIVO ao VIVO “Naomi”

18 pg 18 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Agenda Posicionamento da Vivo Cases de Inovação Resultados Novidades?

19 pg 19 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs CATEGORIA Refrigerante Artigo esportivo Bebida Celular Cartão de crédito Canal TV Cerveja Aparelho celular Cigarro Banco Revista Doce Eletrônica Automóvel Roupas MARCA Coca Cola Nike Smirnoff Ice VIVO Visa Globo Skol Nokia Marlboro Banco do Brasil Veja Trident Sony Audi M Officer CONCORRENTES Guaraná 11%; Fanta 5% Adidas 15%; Reebok 11% Johnny Walker 12%; Orloff Ice 10% Tim 26%; Claro 18% Mastercard 32%; A,ex 21% MTV 12%; Discovery Channel 10% Bohemia 15%; Brahma 11% Motorola 24%; Samsung 20% Free 15%; Hollywood 11% Itaú 21%; Bradesco 19% Caras 9%; Época 9% Halls 12%; Diamante negro 11% Philips 13%; Aiwa 11% Ferrari 15%; BMW 10% Calvin Klein 11%; Forum 8% Fonte: Pesquisa Exame com 1000 Jovens entre 18-30 anos; SP, RJ, POA, Recife Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Impacto: marca mais “cool” segundo a Revista Exame

20 pg 20 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Impacto: top of mind Fonte: IPESPE, fev/04; Base: Total: 1440 entrevistas – 7 capitais:SPC/SPI/RJ/POA/BA/CUR/ Brasilia; Erro: 2,6pp TOP of Mind % R$ Milhões Fonte: IBOPE Monitor (TV Aberta e Paga, Jornal e Revista; Abrangência Nacional) 71% Share of Voice 22/Abr28/Abr5/Mai12/Mai19/Mai16/Jun8/Set6/Out10/Nov10/Dez12/Jan10/Fev15/Abr10/Mai

21 pg 21 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil Impacto: atributos da marca VIVO é a operadora mais associada a quase todos os atributos inclusive, inclusive Inovadora e Tecnologia mais avançada

22 pg 22 DND-CONF-TeleBrasil 2004-030704-asm-rs Agenda Posicionamento da Vivo Cases de Inovação Resultados Novidades?


Carregar ppt "Telebrasil 2004 Casos de Sucesso e Inovações para o Brasil André Mafra Gerente de Conteúdo de Dados Comandatuba, 03 de Julho de 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google