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CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
IFRN/Ipanguaçu – Técnico Integrado Regular
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Senso comum e ciência Que caminho devo tomar? (p. 342)
Senso comum: conjunto de crenças, recebido de modo espontâneo e não crítico, pela tradição;
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Particular X geral Senso comum conhecimento restrito a uma pequena amostra da realidade, a partir das quais são feitas generalizações (às vezes apressadas); Ciência suas conclusões são gerais, pois não valem somente para os casos observados, mas para todos que a ele se assemelham. Ex.: “O peso de um objeto depende do campo de gravitação.” “A cor de um objeto depende da luz que ele reflete.” “A água é composta de hidrogênio e oxigênio.”
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Fragmentário/unificador
Senso comum: é fragmentário, pois não estabelece conexões em situações em que essas poderiam ser verificadas. Ex.: as relações entre a combustão e a respiração.
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Subjetivo/objetivo Senso comum: é frequentemente subjetivo, pois depende do ponto de vista individual e pessoal, de seus sentimentos e pontos de vista arbitrários. Ex.: a antipatia e o julgamento profissional sobre alguém; julgar povos de costumes diferentes como estranhos, engraçados ou desprezíveis. Ciência: é objetivo, a fim de promover um conhecimento imparcial , independente das opiniões dos sujeitos. As conclusões podem ser verificadas por qualquer membro da comunidade científica.
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Ambiguidade/rigor Ciência: dispõe de uma linguagem rigorosa para evitar ambiguidades matematização da ciência (Galileu); O caso das Ciências Humanas; Instrumentos de medida para verificação;
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Corpos de conhecimento organizado, com classificações;
CIÊNCIA: Corpos de conhecimento organizado, com classificações; Suas conclusões baseiam-se em investigações sistemáticas, empiricamente fundamentada pelo controle dos fatos; Seus enunciados são gerais um pequeno número de princípios unifica um grande número de fatos
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O método científico Método: conquista recente (400 anos);
Nascimento da ciência Idade Moderna (séc. XVII), com a Revolução Científica instaurada por Galileu; A ciência moderna nasce ao determinar seu objeto específico de investigação e um método confiável para controlar este conhecimento multiplicação das ciências;
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A comunidade científica
É o conjunto dos indivíduos que se reconhecem e são reconhecidos como possuidores de conhecimentos específicos na área da investigação científica; Também aí há divergências de interesses e conflitos de poder; Nem sempre as conclusões aceitas são indubitáveis. Pode-se ocorrer de aceitar teorias contraditórias entre si;
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Ciência e valores Senso comum pragmático / Ciência conhecer;
As aplicações dos conhecimentos científicos na tecnologia são inegáveis, mas esta não é a intenção primeira do conhecimento científico compreender “valores cognitivos”;
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Valores cognitivos Imparcialidade: as teorias só são aceitas se manifestam os valores cognitivos em alto grau, com os mais rigorosos padrões de avaliação e com respeito a uma série apropriada de dados empíricos; Neutralidade: não atende a nenhum valor particular ou interesse específico (inclusive moral ou social) pois o objetivo é cognitivo; Autonomia: independência das pesquisas as instituições não devem sofrer pressões externas, podendo definir suas agendas voltadas para a produção de teorias imparciais e neutras;
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Valores éticos e políticos
A atividade do cientista não é neutra, pois deve levar em conta valores éticos e políticos; O poder da ciência e da tecnologia é ambíguo necessidade de acompanhamento de uma reflexão de caráter moral e político pôr em questão os fins que orientam os meios utilizados; Exemplo: a indústria da guerra (p. 288)
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Benefícios das ciências: para quem?
Os valores morais e sociais influenciam na escolha das pesquisas não há “neutralidade”; Tais valores devem ser examinados, pois alguns podem ser prejudiciais; Até que ponto a ciência se presta a servir a valores alternativos, que visem a garantir a estabilidade social e ecológica? A pesquisa científica exige uma estrutura cara interesses do mercado; Alimentos transgênicos / Células-tronco bioética;
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A responsabilidade social do cientista
O futuro cientista precisa: ter condições de examinar os pressupostos de seu conhecimento e de sua atividade, de se perceber como pertencendo a uma comunidade, de identificar os valores subjacente à sua prática;
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AVALIAÇÃO A partir dos conhecimentos construídos ao longo da primeira unidade, sobretudo expostos no cap. 23 do livro didático, produza uma resenha crítica sobre o filme indicado. 1. Entre 20 e 25 linhas. 2. Em dupla. 3. Data de entrega: 03/03. FILMES: INFO: “Eu, robô.” MAMB e AGRO: “Avatar”
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