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CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES

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Apresentação em tema: "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
IFRN/Ipanguaçu – Técnico Integrado Regular

2 Senso comum e ciência Que caminho devo tomar? (p. 342)
Senso comum: conjunto de crenças, recebido de modo espontâneo e não crítico, pela tradição;

3 Particular X geral Senso comum  conhecimento restrito a uma pequena amostra da realidade, a partir das quais são feitas generalizações (às vezes apressadas); Ciência  suas conclusões são gerais, pois não valem somente para os casos observados, mas para todos que a ele se assemelham. Ex.: “O peso de um objeto depende do campo de gravitação.” “A cor de um objeto depende da luz que ele reflete.” “A água é composta de hidrogênio e oxigênio.”

4 Fragmentário/unificador
Senso comum: é fragmentário, pois não estabelece conexões em situações em que essas poderiam ser verificadas. Ex.: as relações entre a combustão e a respiração.

5 Subjetivo/objetivo Senso comum: é frequentemente subjetivo, pois depende do ponto de vista individual e pessoal, de seus sentimentos e pontos de vista arbitrários. Ex.: a antipatia e o julgamento profissional sobre alguém; julgar povos de costumes diferentes como estranhos, engraçados ou desprezíveis. Ciência: é objetivo, a fim de promover um conhecimento imparcial , independente das opiniões dos sujeitos. As conclusões podem ser verificadas por qualquer membro da comunidade científica.

6 Ambiguidade/rigor Ciência: dispõe de uma linguagem rigorosa para evitar ambiguidades  matematização da ciência (Galileu); O caso das Ciências Humanas; Instrumentos de medida para verificação;

7 Corpos de conhecimento organizado, com classificações;
CIÊNCIA: Corpos de conhecimento organizado, com classificações; Suas conclusões baseiam-se em investigações sistemáticas, empiricamente fundamentada pelo controle dos fatos; Seus enunciados são gerais  um pequeno número de princípios unifica um grande número de fatos

8 O método científico Método: conquista recente (400 anos);
Nascimento da ciência  Idade Moderna (séc. XVII), com a Revolução Científica instaurada por Galileu; A ciência moderna nasce ao determinar seu objeto específico de investigação e um método confiável para controlar este conhecimento  multiplicação das ciências;

9 A comunidade científica
É o conjunto dos indivíduos que se reconhecem e são reconhecidos como possuidores de conhecimentos específicos na área da investigação científica; Também aí há divergências de interesses e conflitos de poder; Nem sempre as conclusões aceitas são indubitáveis. Pode-se ocorrer de aceitar teorias contraditórias entre si;

10 Ciência e valores Senso comum  pragmático / Ciência  conhecer;
As aplicações dos conhecimentos científicos na tecnologia são inegáveis, mas esta não é a intenção primeira do conhecimento científico  compreender  “valores cognitivos”;

11 Valores cognitivos Imparcialidade: as teorias só são aceitas se manifestam os valores cognitivos em alto grau, com os mais rigorosos padrões de avaliação e com respeito a uma série apropriada de dados empíricos; Neutralidade: não atende a nenhum valor particular ou interesse específico (inclusive moral ou social) pois o objetivo é cognitivo; Autonomia: independência das pesquisas  as instituições não devem sofrer pressões externas, podendo definir suas agendas voltadas para a produção de teorias imparciais e neutras;

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13 Valores éticos e políticos
A atividade do cientista não é neutra, pois deve levar em conta valores éticos e políticos; O poder da ciência e da tecnologia é ambíguo  necessidade de acompanhamento de uma reflexão de caráter moral e político  pôr em questão os fins que orientam os meios utilizados; Exemplo: a indústria da guerra (p. 288)

14 Benefícios das ciências: para quem?
Os valores morais e sociais influenciam na escolha das pesquisas  não há “neutralidade”; Tais valores devem ser examinados, pois alguns podem ser prejudiciais; Até que ponto a ciência se presta a servir a valores alternativos, que visem a garantir a estabilidade social e ecológica? A pesquisa científica exige uma estrutura cara  interesses do mercado; Alimentos transgênicos / Células-tronco  bioética;

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16 A responsabilidade social do cientista
O futuro cientista precisa: ter condições de examinar os pressupostos de seu conhecimento e de sua atividade, de se perceber como pertencendo a uma comunidade, de identificar os valores subjacente à sua prática;

17 AVALIAÇÃO A partir dos conhecimentos construídos ao longo da primeira unidade, sobretudo expostos no cap. 23 do livro didático, produza uma resenha crítica sobre o filme indicado. 1. Entre 20 e 25 linhas. 2. Em dupla. 3. Data de entrega: 03/03. FILMES: INFO: “Eu, robô.” MAMB e AGRO: “Avatar”


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