A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido."— Transcrição da apresentação:

1 Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido

2 As barragens de pedras, também denominadas de “barragens sucessivas”, são construídas em formato de arco romano deitados com pedras soltas, arrumadas em “cunha” nos tributários (riachos), a partir da 5ª ordem de hierarquização dentro da Bacia Hidrográfica.

3 No que concerne ao aspecto hidroambiental, a grande importância desta obra (Barragem de Pedra) está na redução da magnitude dos danos, oriundos do manejo inadequado da aptidão agroecológica e das formas de uso do solo dentro das microbacias hidrográficas.

4 Promover o assoreamento/sedimentação gradativo dos leitos erodidos e rochosos dos riachos dentro das microbacias; promover a dessalinização e fertilização gradual do solo e a qualidade de água nos tributários das microbacias; proporcionar o ressurgimento quase espontâneo de diversas formas de vida vegetal e animal;

5 promover a redução da pressão das formas de vida animal sobre as formas de vida vegetal, presente nas vertentes das microbacias hidrográficas, favorecidas pela nova disponibilidade mais acessível, mais farta e diversificada de alimentos no fundo do vale; proporcionar uma disponibilidade de água para o consumo animal, segundo uma distribuição temporal e espacial satisfatória, viabilizando o aproveitamento da produção vegetal da caatinga;

6 proporcionar, nos terraços sedimentados, formados no fundo dos vales das microbacias hidrográficas, um substrato vegetal, que junto com a água disponível permitirá um exploração pecuária diversificada.

7 A escolha dos locais adequados à construção das barragens de pedras deve atender a algumas exigências fundamentais. A mais fundamental de todas as exigências é que, nos pontos eleitos, para a localização das obras, existam, caso a caso, condições mínimas de amarração das estruturas às margens do curso d’água. Além disso, no local de cada obra, deve haver material adequado e em quantidade suficiente para atender às necessidades da construção.

8

9 Para atender às necessidades de amarração estrutural, nas diferentes situações de execução da obra, devem ser eleitas as quatro maiores pedras, às margens do riacho a ser trabalhado, para que sirvam de pontos de ancoragem. Esses pontos podem ser observados na figura a seguir, representados pelos pontos “a”, “b”, “c” e “d”, com destaque para função dos pontos “a” e “b”.

10

11 A barragem de pedra, ou barramento sucessivo, é construído em formato de arco circular deitado, quando visto de cima. Na marcação da obra, deve–se configurar um arco com um ângulo de aproximadamente 120º no plano horizontal, ou seja, ter mais ou menos a terça parte de uma circunferência como mostra a figura a seguir, guardando a semelhança de uma lua em quarto crescente.

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Ceará. Secretaria dos Recursos Hídricos. Barragens sucessivas de contenção de segmentos / João Bosco de Oliveira, Josualdo Justino Alves, Francisco Mavignier Cavalcante França. - Fortaleza: Secretaria dos Recursos Hídricos, 2010. 33 p. (Cartilhas temáticas tecnologias e práticas hidroambientais para convivência com o Semiárido; v. 1) Ceará. Secretaria dos Recursos Hídricos. Práticas Inovadoras de Controle Edáfico e Hidroambiental para o Semiárido do Ceará / elaboração, João Bosco de Oliveira. Fortaleza: Secretaria de Recursos Hídricos, 2010. 190p.


Carregar ppt "Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google