A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livros Sapienciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livros Sapienciais."— Transcrição da apresentação:

1 Livros Sapienciais

2 Livros Sapienciais – Introdução
“Sapienciais”é o nome dado a cinco livros do Antigo Testamento: Provérbios, Jó, Eclesiastes, Eclesiástico e Sabedoria. A esses são acrescentados dois livros poéticos: Salmos e Cântico dos Cânticos. Esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel.

3 Em Israel, a sabedoria não é a cultura conseguida graças à acumulação de conhecimentos, mas o bom senso e o discernimento das situações, adquiridos através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida.

4 Os livros sapienciais mostram que a experiência comum do povo também é lugar da manifestação de Deus e da revelação do seu projeto: Deus fala através da experiência do povo.

5 Estes livros, portanto, trazem o convite para também hoje darmos atenção a nossa
vida cotidiana, a fim de aprendermos a articular nossa experiência da vida e da história.

6 Salmo 23(22) Oração de confiança de uma pessoa perseguida que se refugiou no Templo. Os temas do pastor (1-4) e do anfitrião (5-6) recordam a marcha pelo deserto e o dom da terra. A segurança junto a Deus se expressa com a imagem da ovelha cuidada pelo pastor. Junto a Deus, a pessoa adquire forças para enfrentar as situações mais adversas. Asilado no Templo, o peregrino experimenta a hospitalidade de Deus, que o acolhe, ampara e defende dos inimigos. Essa atitude de Deus é modelo para todas as comunidades que se comprometem com o projeto dele.

7 SALMO 23 (22) (ODC) - Jocy Rodrigues
Ant: O Senhor é meu Pastor, /nada me pode faltar, /onde houver muita fartura, onde houver muita fartura, /ele aí vai me levar! Para as fontes de água fria/ ele vai me conduzir;/eu repouso e ganho força, eu repouso e ganho força, /e vontade de sorrir. Por caminhos bem traçados, /ele me faz caminhar /nas passagens perigosas, nas passagens perigosas,/ ele vem me acompanhar. Me prepara mesa farta, /do inimigo invejar. /Vem, me abraça e põe perfume,vem, me abraça e põe perfume, /faz minha taça transbordar! Me acompanha noite e dia/ tua força e teu amor; /vou morar na tua casa, vou morar na tua casa, /toda a vida, meu Senhor! Glória ao Pai, glória a seu Filho, /glória ao Espírito Divino. /Ao pastor de nossas vidas, ao pastor de nossas vidas, /ofertamos este hino.

8 SALMOS

9 Introdução: A espiritualidade de Israel é apresentada no livro dos Salmos, uma grande coleção. Os Salmos são o maior livro da Bíblia, com 150 capítulos, pois cada Salmo pode ser considerado um capítulo. A palavra SALMO quer dizer oração cantada e acompanhada com instrumentos musicais.

10 Só uma parte dos Salmos está neste livro
Só uma parte dos Salmos está neste livro. A outra está espalhada pela Bíblia inteira. São orações que refletem as mais diversas situações da vida da pessoa e do povo. São verdadeiros modelos para aprendermos a fazer nossa oração.

11 Há salmos anteriores ao livro dos Salmos:
Como os cânticos de Moisés e Míriam (Êx 15,1-21), de Débora (Jz 5,1-31), de Ana (1Sm 2,1-10); Há Salmos feitos depois, como os cânticos de Maria (Lc 1,46-55), de Zacarias (Lc 1,68-79), de Simeão (Lc 2,29-39) e muitos outros encontrados nas cartas de Paulo ( Fl 2,5-10; Ef 1,3-14; 1Cor 13 e alguns no Apocalipse).

12 A FORMAÇÃO DO LIVRO A formação deste livro levou quase mil anos. Alguns Salmos são mais antigos, outros do tempo de Davi (cerca de 1000 aC.), outros ainda da época dos Macabeus (cerca de 170 aC.). Os Salmos foram escritos por pessoas de todo o canto e lugar. Grande parte deles é a oração do pobre, o clamor dos oprimidos, que invocam o nome de Javé. Na raiz dos Salmos está a nova experiência que a humanidade fez, através do povo de Israel, de que o nosso Deus se coloca do lado dos oprimidos e os liberta da opressão, dando-lhes esta garantia: EU ESTOU COM VOCÊS”

13 Salmo de confiança O Senhor é minha luz e salvação
O Senhor é a proteção da minha vida:/

14 Numeração e Execução A numeração dos Salmos difere entre a Bíblia hebraica e a Bíblia grega e portanto entre as Bíblias traduzidas de uma ou outra destas línguas. Esta diferença é devida a erros dos copistas. A Bíblia foi escrita em rolos, pois ainda não havia livros naquele tempo. Sua transcrição era feita à mão. Houve copistas que se confundiram ao trancrever a numeração dos Salmos.

15 Vejamos a numeração atual:
Bíblia Hebraica Bíblia grega 1-8………………………. 1-8 9-10……………………... 9 11-113…………………… ………………….. 113 ………………… 147……………………… …………………

16 Há salmos acompanhados de instrumentos musicais (95;98;150).
Alguns exigem muita participação do povo; às vezes são uma espécie de ladainha (136), outros têm refrão (67), outros chamam os vários grupos presentes (118,2-4), outros pedem que se dance (150), vários são para as romarias ou as subidas para Jerusalém (120;134).

17 Gêneros Literários Os Salmos não são todos semelhantes quanto à sua forma. São até muito diferentes, correspondendo às diversas formas de culto e às necessidades que seus atores experimentavam ao escrevê-los.

18 1) HINOS – de louvor – 8; 103; 136; 150 - da realeza do Senhor – 47; 98 - cânticos de Sião – 46; 76; 148 2) SALMOS INDIVIDUAIS - súplica individual – 7; 22; 63; 143 - ação de graças individual – 9; 32; 107 3) SALMOS COLETIVOS - súplica coletiva – 44; 79; 94; 137 - ação de graças coletiva – 67; 118; 124 - confiança coletiva – 115; 125; 129 4) SALMOS REAIS – 2; 21; 72; 144 5) SALMOS DIDÁTICOS - liturgias – 15; 24; exortações proféticas – 50; 75; 95 - históricos – 78; 105; sapiencias – 1; 73; 91; 127; 139

19 Cantar e rezar os Salmos…

20 Na Liturgia das Horas: Salmo 66(65)
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.Amém!

21 No Ofício Divino das Comunidades: Salmo 8
1. Teu nome, Senhor, é tão bonito, tu moras no céu, lá nas alturas. Até criancinhas que ainda mamam já sabem que vences o inimigo. 2. Olhando pro céu que tu fizeste eu vejo as estrelas, vejo a lua. E entendo que o homem vale muito pois tudo pra ele tu fizeste. 3. Menor um pouquinho do que os anjos, mas cheio de graça e de valor. De Ti recebeu poder e força de tudo vencer e dominar. 4. Os bois e as ovelhas nos currais e o gado que pasta pelos campos. Os peixes do mar e os passarinhos e tudo que corta o ar e as águas.

22 Salmo Responsorial ( Missa): Salmo 50/49
Refr: A todos que procedem retamente/ eu mostrarei a salvação que vem de Deus:/ Falou o Senhor Deus, chamou a terra/ do sol nascente ao sol poente a convovou/ eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos. Imola a Deus um sacrifício de louvor/ e cumpre os votos que fizestes ao Altíssimo/ invoca-me no dia da angústia/ e então, te livrarei e hás de louvar-me. Glória ao Pai, que em Jesus nos escolheu/ Glória a Cristo, que por nós se entregou/ E ao Espírito, que um dia nos ungiu/ Deste povo consagrado o louvor!

23 Ministério do Salmista

24 Ministério do salmista
Mais do que cantar ele deve “proclamar” o sl no ambão, pois ali é o lugar de onde Deus dirige sua Palavra ao povo reunido; - É uma resposta da assembléia (com a própria Palavra de Deus), é fundamental uma perfeita sintonia entre o(a) salmista e a assembléia. Esta sintonia pressupõe uma atitude espiritual ( integração do corpo-mente-coração) de quem canta o salmo para que seu conteúdo atinja a todos de forma plena e frutuosa.

25 Formação adequada: *Formação bíblico-litúrgica: aprofundar o sentido literal e cristológico dos salmos relações com as leituras e com o projeto de Deus; *Formação espiritual: saber orar com o salmo, saber cantar de forma orante;

26 *Formação musical: saber usar a voz de forma adequada, boa dicção, partitura simples, melodias;
*Formação prática: saber manusear o Lecionário e o Hinário Litúrgico, comunicação com a assembléia, como usar o microfone, e vários modos de cantar o salmo; Obs: O salmista jamais deve substituir o salmo responsorial por outro canto. Se, porventura, não puder cantá-lo, que o recite alternando com o refrão do povo.

27 Montagem: Renato,SJ – Fev.2008 Fontes: Guia Litúrgico-Pastoral-CNBB Bíblia Pastoral e outros.


Carregar ppt "Livros Sapienciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google