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Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL.

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1 Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL. (Art. 170/SC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc. DALMO GOMES DE CARVALHO. Pesquisadora: PALOMA NANDI FABRO. Projeto de Iniciação Cientifica: Artigo 170. Curso de Matemática - Licenciatura. Campus: Tubarão. Introdução Este trabalho apresenta as principais conclusões da pesquisa, subsidiada com bolsa do Art 170[1], assim conhecida no meio acadêmico catarinense e pela UNISUL, realizada com o objetivo de avaliar a importância das monitorias, no processo de ensino-aprendizagem, na visão dos alunos matriculados e que habitualmente utilizam os serviços do curso de Matemática da UNISUL, modalidade presencial, dos Campi de Araranguá/SC e Tubarão/SC, a partir da implantação do PPC de Esta atividade de extrema importância, proporcionada pelo curso de Matemática da UNISUL, para atender os alunos tem por objetivo, segundo Schneider (2006): “a) contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica; b) auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento; c) possibilitar ao acadêmico-monitor certa experiência com a orientação do processo de ensino-aprendizagem”. Objetivos específicos - Identificar os pontos positivos e os que necessitam adequações do Programa de Monitorias, de acordo com os acadêmicos matriculados e que comumente utilizam os serviços; - Descrever as principais contribuições que as monitorias oferecem para o aluno atendido. Metodologia Para realização da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista individual estruturada com alunos matriculados e que normalmente utilizam esta atividade de ensino-aprendizagem. Cada entrevista se constituiu de questões abertas e as falas dos pesquisados foram gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Com a aplicação desse instrumento, foi possível descrever as principais contribuições que as monitorias oferecem para o aluno atendido em relação ao processo de ensino-aprendizagem. As entrevistas foram desenvolvidas, individualmente, com seis alunos, no final do segundo semestre de Queríamos, com a entrevista, permitir que os alunos revelassem o que pensam sobre os serviços de monitorias e sua relação de ensino-aprendizagem com o monitor. Tal prática se destinava a recolher informações para análise das formas de compreensão acerca dessa atividade propiciada pelo curso. As entrevistas nos possibilitou verificar pontos que indicassem similaridade nas suas falas em relação aos serviços oferecidos. O referencial teórico tomado como suporte foram as resoluções da UNISUL sobre monitorias, o projeto pedagógico do curso de Matemática e os trabalhos de FARIA (2003), SCHNEIDER (2006, 2007) publicados sobre o tema. [1] Art 170: É o artigo da Constituição Estadual de Santa Catarina que concede bolsas de estudo e bolsas de pesquisa, para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos alunos economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação das instituições de Ensino Superior. Este artigo foi alterado pela LEI COMPLEMENTAR Nº 420, de 01 de agosto de 2008 que alterou o art. 2º da Lei Complementar Nº 281, de 2005, que regulamenta o referido artigo. Resultados e Conclusões A monitoria é uma atividade de apoio discente ao processo de ensino do professor e de aprendizagem do aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem em determinados conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A relação aluno-professor-saber é fortemente favorecida pelo oferecimento dos serviços de monitoria, principalmente naquelas disciplinas ou atividades em que os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizagem ou que o professor não consegue dar o atendimento pedagógico, individualizado e necessário, em sala de aula, que em muitas vezes é devido à sistematização da própria disciplina. Acreditamos que um dos pontos mais fortes desse serviço é que a monitoria seja um espaço no qual os alunos possam tirar dúvidas daqueles conteúdos que não conseguiram internalizar em sala de aula. Portanto, a atuação do monitor é fundamental para que ocorra o estabelecimento de uma relação muito forte com aqueles alunos que procuram para tirar dúvidas ou mesmo para fazer questionamentos que não teriam coragem para fazer em sala de aula. Dessa forma, a monitoria apresenta-se como um espaço riquíssimo de ensino-aprendizagem e de interação com os colegas do curso. Assim, reforça a idéia da importância da prática de monitoria pelos alunos do curso de Matemática. Para atendimento a estas contribuições que a monitoria pode oferecer, a pesquisa possibilitou detectar que são necessários maiores disponibilidade e flexibilidade de horários por semana. Outro dado interessante foi em relação ao espaço ocupado para oferecer o atendimento de monitoria, que se mostra pequeno (Laboratório de Matemática) em Araranguá/SC, quanto em Tubarão/SC. Outro resultado importante sobre as contribuições da monitoria, detectado na fala dos alunos entrevistados, foi em relação a atuação do professor em sala de aula ao afirmarem que não perguntam por vergonha ou por dificuldade em entender o que o professor está expondo sobre determinado conteúdo, que permitem reflexões e discussões sobre a forma de apresentação do conteúdo pelo professor, evidenciando que o professor esteja partindo do conhecimento científico e não do conhecimento concreto do aluno. Também, reflexões e discussões a respeito da relação professor-aluno que é estabelecida em sala de aula. O estudo não se esgota aqui, pois pode desencadear discussões e reflexões que tornem as monitorias do curso de Matemática e da instituição mais envolventes e atrativas. Dessa forma, contribuirá para traçar novos cenários de gestão do curso, principalmente no tange ao oferecimento e avaliação de novas propostas. Referências Bibliográficas FARIA, J.; SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: uma abordagem ética. (mimeo) FARIA, J.P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. HAAG, Guadalupe S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Nº 61(2). Brasília, Nº 61(2), p. 215. NASCIMENTO, Jorge Luis do. Uma proposta metodológica para a disciplina de cálculo I. Disponível em: < BR&q=falta+de+conte%C3% BAdos+b%C3%A1sicos&btnG=Pesquisar&meta=>. Acesso em 29 jun SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Nº 65, Mensal, 2006. SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria e Colaboração: criação de um espaço de desenvolvimento 2007 (Exame de Qualificação de Artigo em Área Complementar). TORRES, Monitoria Virtual no Moodle: Uma Proposta para Reconstruir os Pré-Requisitos de Cálculo “A”. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Resolução N. 47/2007 GR. Tubarão, 12 de novembro de 2007. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática – Licenciatura. Tubarão, 2001. Apoio Financeiro: Artigo 170/SC e Unisul


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