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INCLUSÃO DIGITAL instrumento de INCLUSÃO SOCIAL. Brasil Telecom Área territorial: 2,6 milhões de km² (33% do território nacional) 25% do PIB (R$ 276 bilhões.

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1 INCLUSÃO DIGITAL instrumento de INCLUSÃO SOCIAL

2 Brasil Telecom Área territorial: 2,6 milhões de km² (33% do território nacional) 25% do PIB (R$ 276 bilhões em 2001) 23% da População (40 milhões) 10.548 mil linhas instaladas * 168,4 mil acessos ADSL Comercializados (Crescimento de 314,4% no ano) Serviços de Comunicação de dados cresceram 55,5% em 2002 * Dezembro-2002

3 Brasil Telecom Segunda maior provedora de serviços de acesso em Banda Larga da América Latina Controle integral: Brt Serviços Internet – provedora do portal BrTurbo Globenet - 360 Networks Participação minoritária: Vant / MetroRed Licença SMP Cyber Data Center

4 Concessionária de Serviço Público Universalização de Serviços Atendimento a camadas menos favorecidas Telefonia de Uso Público Empresa Cidadã Vínculo com a Comunidade atendida Projetos Culturais Participação programa Fome Zero Preocupação Social Postura Pró-ativa Disseminação de Serviços Avançados Acesso Internet – Banda Larga Popularização de Banda Larga - Turbo Lite Responsabilidade Social

5 Acesso à Informação Os excluídos têm cada vez menos oportunidades de trabalho – restritas a tarefas de baixa remuneração Por outro lado, o acesso ao conhecimento digital pode servir como uma força impulsionando a mobilidade social –Motivação –Crescimento Pessoal –Facilidade de absorção de idéias, produtos, e serviço –Desenvolvimento de Espírito Crítico –Aprendizado contínuo Fato: A evolução para a “Sociedade da Informação” está aprofundando as diferenças sociais no Brasil (e no mundo)

6 Educação é o Caminho Escola Pública concentra uma parcela importante da população excluída As escolas provêem um ambiente controlado, propício para a implementação de programas para formação da cidadania A velocidade de aprendizado das crianças é maior, e elas influenciam o comportamento dos pais frente à tecnologia digital A modernização das escolas melhora a auto estima de professores e alunos A ESCOLA PÚBLICA É O GRANDE ESPAÇO PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL

7 A interatividade e o enriquecimento do conteúdo promovem a melhoria da qualidade do ensino, respeitando sempre o regionalismo A capacitação e a inclusão digital alcançam, também, o corpo docente A escola da rede pública de ensino permite que o programa de inclusão digital seja um efetivo instrumento de transformação social Porque a Escola Pública? A ESCOLA PÚBLICA É O GRANDE ESPAÇO PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL

8 ESCOLA DIGITAL INTEGRADA

9 Mediação Conteúdo Educacional Infra-estrutura Tecnológica Tratamento cuidadoso de três aspectos Estratégia de Abordagem Escola Digital Integrada

10 Mediação Conteúdo Educacional Infra-estrutura Tecnológica Tratamento cuidadoso de três aspectos Estratégia de Abordagem Escola Digital Integrada

11 Mediação Conteúdo Educacional Infra-estrutura Tecnológica Tratamento cuidadoso de três aspectos Estratégia de Abordagem Escola Digital Integrada

12 Mediação Conteúdo Educacional Infra-estrutura Tecnológica Tratamento cuidadoso de três aspectos Estratégia de Abordagem Escola Digital Integrada

13 MEDIAÇÃO Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB Projeto de Pesquisa voltada para a dimensão humana da informação: Prof. Emir Suaiden Prof a. Cecília Leite Maior conhecimento acadêmico sobre o uso de novas tecnologias no ambiente escolar e seus impactos para a sociedade Foco na dimensão humana, e na maximização dos benefícios para a sociedade brasileira, com monitoração dos resultados Desenvolvimento da metodologia e do material didático para formação de monitores e treinamento de alunos e professores Consolidação de um aprendizado que servirá como orientação para políticas públicas e investimentos governamentais na área Escola Digital Integrada

14 CONTEÚDO ClickIdéia – Apoio CNPq e conteúdo de professores da UNICAMP Área do Aluno Escola Digital Integrada

15 O site oferece recursos especiais para o download de animações didáticas apresentadas pelo site O ClickIdéias mantém um programa de capacitação dos professores das escolas participantes O professor é estimulado a utilizar recursos multimídia para tornar as aulas mais interessantes e despertar o interesse dos alunos Fonte: Projeto “Escola Digital Integrada” e site ClickIdéias Escola Digital Integrada CONTEÚDO Área do Professor

16 Fonte: Projeto “Escola Digital Integrada” e site ClickIdéias Escola Digital Integrada CONTEÚDO Artigos Semanais - Contextualização

17 Uma nova arquitetura para uma nova realidade - baixo custo - simplicidade - eficácia Escola Digital Integrada INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Rede IP Internet Banda larga Terminais de baixo custo Banda larga Servidor de aplicações e e- mail Firewall Ambiente de hospedagem Autenticação e Certificação Escola 1 Terminais de baixo custo ou microcomputadores Escola 2

18 Os terminais simples são estações de trabalho adequadas para o ambiente escolar, oferecendo velocidade, confiabilidade e facilidade de uso a um custo acessível Como o armazenamento e processamento é feito nos centros de processamento das operadoras, os terminais dos usuários podem ter uma configuração simplificada – menos sujeita a defeitos ou vandalismo Cada usuário pode trabalhar em qualquer estação como se aquela fosse seu computador pessoal – o conceito permite intercambialidade plena Este conceito permite excelente velocidade e confiabilidade, e tem se tornado uma escolha natural para empresas Escola Digital Integrada INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Terminais

19 O controle centralizado garante um elevado nível de segurança de rede e integridade da informação O compartilhamento de recursos otimiza o processamento e armazenagem de dados, levando a custos de operação menores A velocidade de processamento e transmissão é garantida por servidores de última geração e pela rede de fibra ótica da Brasil Telecom Para as instituições de ensino, os Cyber Data Centers oferecem a facilidade adicional de bloqueio a conteúdos da Internet que sejam inadequados para os alunos e para o ambiente escolar A tecnologia permite armazenar e transmitir conteúdo educativo multimídia Escola Digital Integrada INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Data Centers – Segurança e Facilidade

20 O custo de aquisição e manutenção dos terminais simples é bem menor que o de computadores pessoais tradicionais Os computadores pessoais ficam obsoletos rapidamente, na medida em que aparecem novas versões de aplicativos – já os terminais simples tem vida útil maior, pois sua funcionalidade é independente das necessidades dos aplicativos As atualizações de software centralizadas nos Cyber Data Centers são mais rápidas, simples e baratas do que a atualização em computadores pessoais, que requer nova instalação em cada máquina A intercambialidade dos terminais simples permite uma grande flexibilidade para os usuários, que podem usar qualquer terminal – arquivos e aplicativos estão no Cyber Data Center, a menos do conteúdo educativo da Internet e de alguns arquivos individuais dos alunos INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Escola Digital Integrada

21 INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Escola Digital Integrada Modelo TradicionalProposta Soluções complexasSimplificação tecnológica Rápida obsolescência Soluções up-to-date (garantia de upgrade) Operação e suporte caros e lentos Ponto único de atendimento, facilidade e rapidez na manutenção Preço incompatível com as comunidades atendidas Custos adequados a realidade Brasileira Acesso aos recursos físicos (equipamento) Acesso aos recursos intelectuais (conhecimento)

22 INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Escola Digital Integrada Modelo TradicionalProposta Identificação impessoal Conceito “Meu Computador” – o usuário possui exclusividade no conteúdo gravado em seu disco virtual Não adequado ao compartilhamento Facilidade na definição do perfil de uso, compartilhando a infra estrutura Informações associadas ao equipamento Interface única para acesso as informações e aplicações em qualquer lugar Crescimento por InvestimentoCrescimento por adesão

23 Projeto Piloto Centro Educacional GISNO Brasília-DF Escola Digital Integrada

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26 O PRODUTO SOCIAL “ESCOLA DIGITAL INTEGRADA”, DE RESPONSABILIDADE DA BRASIL TELECOM E SEUS PARCEIROS ESTÁ CONSOLIDADO E DISPONÍVEL PARA CONSIDERAÇÃO DO GOVERNO, COMO A ALTERNATIVA MAIS EFICAZ DE INCLUSÃO DIGITAL Escola Digital Integrada

27 danten@brasiltelecom.com.br henriqueh@brasiltelecom.com.br OBRIGADO!


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