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Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.

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1 Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro 2 de Dezembro de 2010

2 Page  2 Considerações gerais  A avaliação do aproveitamento escolar tem carácter predominantemente formativo e contínuo.  Deve assumir um carácter global, não podendo a avaliação de uma disciplina ser considerada fora do contexto das restantes frequentadas pelo aluno.  O professor de cada disciplina é apenas portador de uma informação sobre o aproveitamento do aluno e de uma proposta de classificação.

3 Page  3  A decisão final, quanto à classificação a atribuir em cada disciplina, é da competência do Conselho de Turma e deverá resultar do consenso dos professores que o integram.  Nos dois primeiros momentos de avaliação, procurará o Conselho manter inalteráveis as classificações propostas pelos professores, a fim de não distorcer o carácter formativo dessa mesma informação.  Cada docente deverá ter em consideração os critérios de avaliação definidos e aprovados em Conselho Pedagógico.

4 Page  4  Todas as decisões e deliberações do Conselho de Turma devem ser registadas em acta. É conveniente recordar que esses registos são elementos essenciais para a fundamentação das propostas dos professores, assim como das decisões do Conselho de Turma.  A constatação de incorrecções ou rasuras em documentos relativos á avaliação, implicará a sua substituição, ou caso a Direcção da Escola, assim o entenda, a repetição da reunião.

5 Page  5 Atribuições do Presidente  Velar pelo início pontual da reunião, que se realizará, obrigatoriamente, nas horas e dias para que foi convocada.  Verificar se estão reunidas as condições necessárias ao bom desenvolvimento dos trabalhos.  Caso se verifique a falta de algum professor, a reunião só poderá acontecer se o docente em falta tiver apresentado atestado médico e tiver entregue na Direcção da Escola, pelas vias legais, as suas propostas de avaliação devidamente fundamentadas.

6 Page  6  Caso isso não se verifique a reunião será novamente marcada pela Direcção para 24 a 48 h mais tarde.  Na ausência do Presidente do Conselho de Turma, o professor mais habilitado conduzirá a reunião desde que tenha toda a documentação. O mesmo acontece em caso de ausência do secretário.  Não permitir a presença de elementos estranhos ao Conselho de Turma.  Ler as classificações propostas pelos professores que constam da pauta. Os registos biográficos devem ser preenchidos.

7 Page  7  Sugere-se que estes sejam correctamente analisados pelo DT, para que este possa ter uma visão global do percurso escolar dos discentes.  O DT é responsável pelo correcto preenchimento de toda a documentação.  Conferir e analisar a FIA.  Garantir o cumprimento dos Critérios de Avaliação.  Promover a dinamização das reuniões, debater problemas de índole pedagógica, causas da indisciplina, insucesso e encontrar estratégias de remediação e superação das dificuldades.

8 Page  8  Exigir que todos os professores apresentem as declarações / justificações a registar em acta da reunião, sempre que as classificações negativas propostas sejam superiores a 50% ou quando são atribuídas classificações negativas no item Outros Critérios.  Sempre que for necessário recorrer á votação, todos os professores têm que votar. Não são permitidas abstenções.  O DT tem voto de qualidade em caso de empate.

9 Page  9 Reuniões de Conselhos de Turma  Levar a Pauta, já preenchida com as propostas de classificação a atribuir aos alunos e as faltas dos alunos.  As classificações, que constam da FIAs, são introduzidas na pauta pelo DT.  Registos biográficos  Rosto de folhas de acta. Esta é assinada pelos professores e o DT regista eventuais faltas. O rosto da acta ou fotocópia deve ser entregue nos Serviços Administrativos.

10 Page  10  A acta deverá reflectir os assuntos tratados na reunião. Sugestão de ordem de trabalhos: 1.Leitura e análise das classificações constantes da pauta, 2. Ratificação das classificações pelo Conselho de Turma, 3.Análise do comportamento global da turma e do aproveitamento, 4. Análise de situações particulares, 5. Justificação de resultados por disciplina (mais de 50% de classificações negativas e classificações negativas nos Outros Critérios), 6. Implementação do Projecto Educativo, Projecto de Educação Sexual de Turma, 7. Visitas de Estudo/ Actividades do PAA. 8. Outros Assuntos.

11 Page  11  As situações de alunos que não foram avaliados quantitativamente, por qualquer motivo justificado, deverão constar na acta, bem como os elementos que suportam as decisões do Conselho de Turma. No entanto, a estes alunos deverá ser feita uma avaliação qualitativa.  A reunião estará encerrada quando o processo de avaliação estiver concluído, toda a documentação preenchida e verificada e a acta redigida e aprovada.  Conferir a pauta e Fia’s nos Serviços Administrativos.

12 Page  12  Os professores estão obrigados ao sigilo de avaliação, e devem abster-se de divulgar ou comentar quaisquer considerações, deliberações ou conclusões do Conselho de Turma.  As pautas são aprovadas e afixadas por ordem da Direcção da Escola

13 Page  13 Critérios de Avaliação 2010 / 2011  “A avaliação sumativa integrada no processo ensino- aprendizagem realiza-se no final de cada período lectivo, utiliza a informação recolhida no âmbito da avaliação formativa e traduz-se na formação de um juízo globalizante quantitativo sobre o grau das aprendizagens realizadas pelos alunos,”

14 Page  14 Critérios de Avaliação  Cursos Científico-Humanísticos:  testes e ou trabalhos equiparados - 60% a 80%  Educação Cidadania – 5%  Compreensão Língua Portuguesa – 5%  Outros – restante  Português:  testes e ou trabalhos equiparados - 60%  Oralidade – 25%  Educação Cidadania – 5%  Outros – restante

15 Page  15  Línguas Estrangeiras:  testes e ou trabalhos equiparados - 60%  Oralidade – 30%  Educação Cidadania – 5%  Compreensão Língua Portuguesa – 1%  Empenho e participação – 4%  Biologia e Geologia e Físico – Química:  testes e ou trabalhos equiparados - 60%  Componente prática - 30%  Educação Cidadania -5%

16 Page  16  Compreensão Língua Portuguesa – 5%  Educação Física :  testes e ou trabalhos equiparados - 40%  Educação Cidadania – 25%  Compreensão Língua Portuguesa – 5%  Participação Efectiva nas aulas – 25%  TIC – 5%

17 Page  17 Após a Reunião  Após cada momento de avaliação, o DT convocará uma reunião com os EE para lhes fornecer dados relativos á assiduidade e aproveitamento dos seus educandos. Esta deverá ser realizada, de preferência, após a publicação das pautas ou na 1ª semana do período seguinte.  O DT deve enviar convocatória na caderneta do aluno, para o efeito.

18 Page  18 Outros Assuntos DISCIPLINA As questões disciplinares devem ser tratadas com rigor. Todos os professores devem respeitar as regras emanadas da Direcção da Escola em conformidade com o Regulamento Interno e com a Lei 39/2010, de 2 de Setembro. Conhecer quais as medidas correctivas a aplicar; Agir de acordo com o estabelecido no procedimento disciplinar. Os relatos dos alunos, que foram para a Pedagogia.com, e as participações dos respectivos professores, encontram-se em capas diferentes, na sala de Dts.

19 Page  19 ASSIDUIDADE O DT deve aplicar os procedimentos relativos à assiduidade, de acordo com a Lei 39/2010, de 2 de Setembro. A violação do limite de faltas injustificadas obriga ao cumprimento de um Plano Individual de Trabalho (PIT), que incidirá sobre a disciplina ou disciplinas em que ultrapassou esse limite. O Plano Individual de Trabalho pode ocorrer uma única vez no decurso de cada ao lectivo. O aluno realiza uma actividade, designada pelo professor da disciplina, na biblioteca ou como TPC, em período suplementar ao horário lectivo. Este PIT é objecto de avaliação. O DT tem que dar conhecimento ao E.E. A

20 Page  20 Feliz Natal! Bom Ano Novo! Ofélia Ribeiro


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