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PublicouGuilherme Salvado Neves Alterado mais de 8 anos atrás
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Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro 2 de Dezembro de 2010
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Page 2 Considerações gerais A avaliação do aproveitamento escolar tem carácter predominantemente formativo e contínuo. Deve assumir um carácter global, não podendo a avaliação de uma disciplina ser considerada fora do contexto das restantes frequentadas pelo aluno. O professor de cada disciplina é apenas portador de uma informação sobre o aproveitamento do aluno e de uma proposta de classificação.
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Page 3 A decisão final, quanto à classificação a atribuir em cada disciplina, é da competência do Conselho de Turma e deverá resultar do consenso dos professores que o integram. Nos dois primeiros momentos de avaliação, procurará o Conselho manter inalteráveis as classificações propostas pelos professores, a fim de não distorcer o carácter formativo dessa mesma informação. Cada docente deverá ter em consideração os critérios de avaliação definidos e aprovados em Conselho Pedagógico.
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Page 4 Todas as decisões e deliberações do Conselho de Turma devem ser registadas em acta. É conveniente recordar que esses registos são elementos essenciais para a fundamentação das propostas dos professores, assim como das decisões do Conselho de Turma. A constatação de incorrecções ou rasuras em documentos relativos á avaliação, implicará a sua substituição, ou caso a Direcção da Escola, assim o entenda, a repetição da reunião.
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Page 5 Atribuições do Presidente Velar pelo início pontual da reunião, que se realizará, obrigatoriamente, nas horas e dias para que foi convocada. Verificar se estão reunidas as condições necessárias ao bom desenvolvimento dos trabalhos. Caso se verifique a falta de algum professor, a reunião só poderá acontecer se o docente em falta tiver apresentado atestado médico e tiver entregue na Direcção da Escola, pelas vias legais, as suas propostas de avaliação devidamente fundamentadas.
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Page 6 Caso isso não se verifique a reunião será novamente marcada pela Direcção para 24 a 48 h mais tarde. Na ausência do Presidente do Conselho de Turma, o professor mais habilitado conduzirá a reunião desde que tenha toda a documentação. O mesmo acontece em caso de ausência do secretário. Não permitir a presença de elementos estranhos ao Conselho de Turma. Ler as classificações propostas pelos professores que constam da pauta. Os registos biográficos devem ser preenchidos.
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Page 7 Sugere-se que estes sejam correctamente analisados pelo DT, para que este possa ter uma visão global do percurso escolar dos discentes. O DT é responsável pelo correcto preenchimento de toda a documentação. Conferir e analisar a FIA. Garantir o cumprimento dos Critérios de Avaliação. Promover a dinamização das reuniões, debater problemas de índole pedagógica, causas da indisciplina, insucesso e encontrar estratégias de remediação e superação das dificuldades.
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Page 8 Exigir que todos os professores apresentem as declarações / justificações a registar em acta da reunião, sempre que as classificações negativas propostas sejam superiores a 50% ou quando são atribuídas classificações negativas no item Outros Critérios. Sempre que for necessário recorrer á votação, todos os professores têm que votar. Não são permitidas abstenções. O DT tem voto de qualidade em caso de empate.
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Page 9 Reuniões de Conselhos de Turma Levar a Pauta, já preenchida com as propostas de classificação a atribuir aos alunos e as faltas dos alunos. As classificações, que constam da FIAs, são introduzidas na pauta pelo DT. Registos biográficos Rosto de folhas de acta. Esta é assinada pelos professores e o DT regista eventuais faltas. O rosto da acta ou fotocópia deve ser entregue nos Serviços Administrativos.
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Page 10 A acta deverá reflectir os assuntos tratados na reunião. Sugestão de ordem de trabalhos: 1.Leitura e análise das classificações constantes da pauta, 2. Ratificação das classificações pelo Conselho de Turma, 3.Análise do comportamento global da turma e do aproveitamento, 4. Análise de situações particulares, 5. Justificação de resultados por disciplina (mais de 50% de classificações negativas e classificações negativas nos Outros Critérios), 6. Implementação do Projecto Educativo, Projecto de Educação Sexual de Turma, 7. Visitas de Estudo/ Actividades do PAA. 8. Outros Assuntos.
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Page 11 As situações de alunos que não foram avaliados quantitativamente, por qualquer motivo justificado, deverão constar na acta, bem como os elementos que suportam as decisões do Conselho de Turma. No entanto, a estes alunos deverá ser feita uma avaliação qualitativa. A reunião estará encerrada quando o processo de avaliação estiver concluído, toda a documentação preenchida e verificada e a acta redigida e aprovada. Conferir a pauta e Fia’s nos Serviços Administrativos.
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Page 12 Os professores estão obrigados ao sigilo de avaliação, e devem abster-se de divulgar ou comentar quaisquer considerações, deliberações ou conclusões do Conselho de Turma. As pautas são aprovadas e afixadas por ordem da Direcção da Escola
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Page 13 Critérios de Avaliação 2010 / 2011 “A avaliação sumativa integrada no processo ensino- aprendizagem realiza-se no final de cada período lectivo, utiliza a informação recolhida no âmbito da avaliação formativa e traduz-se na formação de um juízo globalizante quantitativo sobre o grau das aprendizagens realizadas pelos alunos,”
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Page 14 Critérios de Avaliação Cursos Científico-Humanísticos: testes e ou trabalhos equiparados - 60% a 80% Educação Cidadania – 5% Compreensão Língua Portuguesa – 5% Outros – restante Português: testes e ou trabalhos equiparados - 60% Oralidade – 25% Educação Cidadania – 5% Outros – restante
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Page 15 Línguas Estrangeiras: testes e ou trabalhos equiparados - 60% Oralidade – 30% Educação Cidadania – 5% Compreensão Língua Portuguesa – 1% Empenho e participação – 4% Biologia e Geologia e Físico – Química: testes e ou trabalhos equiparados - 60% Componente prática - 30% Educação Cidadania -5%
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Page 16 Compreensão Língua Portuguesa – 5% Educação Física : testes e ou trabalhos equiparados - 40% Educação Cidadania – 25% Compreensão Língua Portuguesa – 5% Participação Efectiva nas aulas – 25% TIC – 5%
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Page 17 Após a Reunião Após cada momento de avaliação, o DT convocará uma reunião com os EE para lhes fornecer dados relativos á assiduidade e aproveitamento dos seus educandos. Esta deverá ser realizada, de preferência, após a publicação das pautas ou na 1ª semana do período seguinte. O DT deve enviar convocatória na caderneta do aluno, para o efeito.
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Page 18 Outros Assuntos DISCIPLINA As questões disciplinares devem ser tratadas com rigor. Todos os professores devem respeitar as regras emanadas da Direcção da Escola em conformidade com o Regulamento Interno e com a Lei 39/2010, de 2 de Setembro. Conhecer quais as medidas correctivas a aplicar; Agir de acordo com o estabelecido no procedimento disciplinar. Os relatos dos alunos, que foram para a Pedagogia.com, e as participações dos respectivos professores, encontram-se em capas diferentes, na sala de Dts.
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Page 19 ASSIDUIDADE O DT deve aplicar os procedimentos relativos à assiduidade, de acordo com a Lei 39/2010, de 2 de Setembro. A violação do limite de faltas injustificadas obriga ao cumprimento de um Plano Individual de Trabalho (PIT), que incidirá sobre a disciplina ou disciplinas em que ultrapassou esse limite. O Plano Individual de Trabalho pode ocorrer uma única vez no decurso de cada ao lectivo. O aluno realiza uma actividade, designada pelo professor da disciplina, na biblioteca ou como TPC, em período suplementar ao horário lectivo. Este PIT é objecto de avaliação. O DT tem que dar conhecimento ao E.E. A
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Page 20 Feliz Natal! Bom Ano Novo! Ofélia Ribeiro
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