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Netnografia CCA – Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação: 2015 Prof.º Dr.º Richard Romancini Alexandre Moreira

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Apresentação em tema: "Netnografia CCA – Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação: 2015 Prof.º Dr.º Richard Romancini Alexandre Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Netnografia CCA – Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação: 2015 Prof.º Dr.º Richard Romancini Alexandre Moreira allexandre.msantos@gmail.com

2 Apresentação I. PARTE: Netnografia segundo KOZINETS; II. PARTE: Análise e comentários sobre AMORIN;

3 NETNOGRAFIA Robert V. KOZINETS.

4 Para o começo de conversa: ETNOGRAFIA ETNOGRAFIA?? NETNOGRAFIA NETNOGRAFIA?? O que são essas coisas??

5 “Estamos estudando uma comunidade online, ou conduzindo outra pesquisa com foco em fenômenos culturais ou comunais, ou seus elementos?” Integração; Observação; Identificação; Separação de mundos sociais; Verbalização de dados relevantes; Desempenho de membros VS.

6 Visualmente Visualmente...

7 Assim Assim... “Uma forma especializada de etnografia adaptada às contingências dos mundos sociais de hoje mediados por computadores.” ”A netnografia foi desenvolvida na área de pesquisa e marketing e consumo, um campo interdisciplinar aplicado que está aberto ao rápido desenvolvimento e à adoção de novas técnicas. A pesquisa de marketing e consumo incorpora visões de diversos campos tais como antropologia, sociologia e estudos culturais, aplicando seletivamente suas teorias e métodos básicos [...]”

8 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa

9 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Cuidado para não ser um antropólogo na aldeia!

10 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Se apresentar; Explicar a pesquisa; Explicar a escolha da comunidade em questão;

11 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Sistematização dos dados; Armazenamento; Entrevistas; Contabilidade;

12 “Consequentemente, conclusões interessantes e úteis poderiam ser extraídas, de forma concebível, de um número relativamente pequeno de textos se o pesquisador fosse um participante online profundo da comunidade, e se essas mensagens contiverem uma riqueza descritiva suficiente e forem interpretadas com profundidade e discernimento analítico convincente.” (pág. 111)

13 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Linguagem; Organização; Meio; CAQDAS*; Identidades/Artificialidade/Falsificação *Análise de Dados Qualitativos Assistidos por Computador, do inglês original: Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software

14 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Identificar-se e informar sobre a pesquisa; Pedir permissão; Obter consentimento quando necessário; Citar e dar o crédito;

15 ETAPAS DA NETNOGRAFIA 1. Planejamento 2. Entrada 3. Coleta 4. Interpretação 5. Garantia de padrões éticos 6. Representação da pesquisa Dez Critérios: -Coerência; -Rigor; -Conhecimento; -Ancoramento; -Inovação; -Ressonância; -Verossimlhança; -Reflexividade; -Práxis; -Mistura

16 ESTUDO DE CASO Elaine Cristina Amorim

17 “LEITORES E LEITURAS DE HARRY POTTER: A RECEPÇÃO DA SÉRIE NO MEIO VIRTUAL” Dissertação de Mestrado: Letras; Análise com base na Estética da Recepção; Hábitos de leitura; Recepção da série HP no mundo virtual; * Trabalho de 2009; os sete livros já haviam sido publicados, porém apenas cinco já tinham adaptação para o cinema.

18 Leitura na internet (tela -papel); Leitores-virtuais (?) Comunidades online no Orkut; Análise do site Aliança 3 Vassouras;

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23 A fonte de onde a tabela foi extraída remete a um fã-site de HP

24 1º resultado na busca: outro fã-site Fonte?

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26 Respeito ao anonimato

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29 “Como exemplo, pode-se citar o caso de um estudante francês, que disponibilizou on-line uma tradução em francês do último livro da série HP, dada a demora para que a versão francesa estivesse disponível aos leitores. O autor dessa tradução não autorizada foi detido e acusado de falsificação, mas logo foi liberado, pois o advogado de defesa alegou que o jovem não agiu estimulado por fins lucrativos, a não ser pelo mérito de tornar a obra um domínio público global.” (pág. 85) * Grifo meu

30 Ingresso na comunidade como mera observadora que colhe dados; Capturas de telas que dificultam a leitura; Interpretação das mensagens sem considerar características da linguagem própria no meio em que estava; Autorização para os autores da fics ou para o site A3V (?); Problemas em aplicar o questionário da pesquisa (?) Apresentação estatística de forma textual (?);

31 Referências Bibliográficas AMORIM, Elaine Cristina. Leitores e leituras de Harry Potter: A recepção da série no meio virtual. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2009. Disponível em:. Acesso em 2015-05-31.http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_ action=&co_obra=161350 KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2004.


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