A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;"— Transcrição da apresentação:

1 Profa.Ms.Vanessa G. Souza

2 PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura; as práticas corporais como linguagem; a ludicidade como essência da qualidade de vida e da vivência plena da corporeidade; a democracia e a ética como fundamentos das relações sociais; o empreendedorismo como base do desenvolvimento de competências e habilidade.

3 ENSINO APRENDIZAGEM Não deve limitar-se apenas ao simples exercício de certas habilidades e destrezas; Capacitar o educando a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa.

4 ENSINO APRENDIZAGEM Compreender como o educando utiliza suas habilidades e estilos pessoais dentro de linguagens e contextos sociais - a influência da cultura na construção do gesto. Um mesmo gesto adquire diferentes significados de acordo com a intenção de quem o realiza e a situação em que isso ocorre. Exemplo, o saltar é diferente na ginástica rítmica, na capoeira, na dança e no voleibol, na medida em que é utilizado com intenções diferenciadas e em contextos específicos.

5 ENSINO APRENDIZAGEM O que é natural e o que é cultural? Como o gesto é socialmente construído e valorizado? Oportunizar práticas com diferenças de enfoques, como por exemplo, um jogo com enfoque competitivo ou lúdico, pois assim o educando poderia perceber a diferença de cada situação, conhecer o seu histórico, compreender as regras e estratégias e saber adaptá-las. É fundamental a participação em atividades de caráter recreativo, cooperativo, competitivo, entre outros, para aprender a diferenciá-las.

6 Segundo o PCN do Ensino Fundamental, aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim a dimensão cognitiva é envolvida e considerada no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física.

7 CBC – Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Minas Gerais, “o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é que nos possibilita compreender a nossa existência no mundo, pois é por meio dele que construímos significados, comunicamos, interagimos e constituímos identidades”. As práticas corporais como linguagem.

8 O QUE ENSINAR? Para os Parâmetros Curriculares Nacionais a abordagem dos conteúdos escolares: procedimentos, conceitos e atitudes.

9 Os conteúdos de natureza ATITUDINAL são explicitados como objeto de ensino e aprendizagem e propostos como vivências concretas pelo educando, o que favorece a construção de uma postura de responsabilidade perante si e o outro.

10 Os PROCEDIMENTOS não estão vinculados apenas, às habilidades motoras e aos fundamentos dos esportes, estão incluídos procedimentos de organização, sistematização de informações, aperfeiçoamento, entre outros.

11 Aos conteúdos CONCEITUAIS de regras, táticas e alguns dados históricos de modalidades esportivas são complementados com reflexões sobre os conceitos de ética, estética, desempenho, satisfação, eficiência, entre outros.

12 PARA QUEM? É fundamental: - estar atento à relação interativa estabelecida entre os objetos de ensino e os educandos, - refletir e considerar a qualidade e a quantidade de experiências de aprendizagem oferecidas pela escola, em relação com o meio sociocultural vivido pelo educando na sociedade, no qual é influenciado pela mídia com falsas necessidades de consumo, excessos de mitos relacionados à saúde, à beleza e ao sucesso. - valores, preconceitos e estereótipos são fatores que influenciam e determinam interesses e motivações dos educandos. - Construir estratégias de ensino que ampliem possibilidades do aluno produzir, expressar e comunicar suas idéias, bem como vivenciar, ludicamente, sua corporeidade, ou seja, poder ter acesso à prática e à reflexão da cultura corporal de movimento.

13 COMO? prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre relações de gênero, de classes sociais, de etnias, independentemente das habilidades e performances nas práticas corporais. incluir o educando na elaboração das propostas de ensino e aprendizagem, considerando sua realidade social e pessoal, sua percepção de si e do outro, suas dúvidas e necessidades de compreensão dessa mesma realidade. processo de ensino e aprendizagem deve ser constantemente avaliado por professor e aluno, de modo a melhorá-lo, adequando-o à diversidade e favorecendo um processo reflexivo sistemático e coletivo.

14 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Zabala (1998), competência é a capacidade de o indivíduo mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar problemas e tomar decisões adequadas. Habilidade está relacionada ao saber fazer. O processo de construção e desenvolvimento das competências tem como instrumento os conteúdos e o tratamento dado a eles.

15 PROCEDIMENTAL conteúdos que se referem às vivências das diferentes práticas educativas, SABER FAZER. Por exemplo: jogar, dançar, ler, escrever, dentre outras. A aprendizagem dessas práticas inclui métodos, destrezas, habilidades, estratégias, procedimentos. Podem ser definidos, segundo o autor, com “um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo”. Zabala ainda aponta três aspectos no desenvolvimento dessas capacidades: a exercitação – realizar várias vezes as ações para dominá-las –, a reflexão sobre a própria atividade – tomar consciência sobre a atuação, apreendendo o sentido prático –, e a aplicação em contextos diferenciados – a capacidade de utilizar o que apreendido em situações não previsíveis. Fazendo associações com o ensino da Educação Física: - O aprendizado e a exercitação do fazer – gestos, técnicas, destrezas e habilidades – não podem ser negligenciados. - Esse processo deve desenvolver-se de forma consciente e carregada de sentido, extrapolando o aspecto mecânico e padronizado do movimento corporal. - As habilidades relativas ao fazer devem ser aprendidas de forma contextualizada e não- fragmentada, de maneira que a capacidade de utilizá-las em diferentes situações concretas seja desenvolvida

16 ATITUDINAL conteúdos que englobam valores (princípios ou idéias éticas), atitudes (a forma como o sujeito realiza sua conduta) e normas (padrões e regras de comportamento comuns a um grupo social) são configurados por componentes cognitivos (conhecimentos e crenças), afetivos (sentimentos e preferências) e de conduta (ações e intenções). Por exemplo: respeito ao colega, cooperação, autonomia, solidariedade, adoção de hábitos saudáveis, conflitos de interesse, de gênero, de inclusão/exclusão, atitudes preconceituosas. È possível aprender uma atitude quando o sujeito pensa, sente e atua de maneira coerente diante de uma situação concreta. Por isso, fatos, idéias e exemplos veiculados pela mídia, a respeito de temas como corço, atividade física e esporte são uma fonte rica para problematizar as questões atitudinais.

17 CONCEITUAL conteúdos relacionados à aprendizagem de conceitos ou idéias-chave relativos aos temas abordados. São informações e fundamentos básicos para a aprendizagem dos porquês, da importância, dos limites e possibilidades das vivencias corporais.São exemplos desses conteúdos os conceitos de corpo, organismo, saúde, esporte, técnica, tática, qualidade de vida e beleza. discussão dos conteúdos, considerando as três dimensões articuladas = possibilidade de instrumentalizar o educando para resolver problemas e tomar decisões acertadas ao longo da vida.

18 Conteúdos devem ser analisados, sistematizados e selecionados, para que a aprendizagem possa ser de fato, significativa para o educando. Deve-se considerar: As finalidades da Educação Física As diretrizes estabelecidas para o ensino desta disciplina As experiências e os conhecimentos prévios do educando

19 A seleção dos conteúdos deve ser norteada pelas seguintes questões, quando o foco é a Educação Básica: O que o educando da Educação Básica (Fundamental a Médio) sabe e o que precisa saber sobre as práticas corporais? De qual gosta ou não gosta? Que dificuldades enfrenta na vivência da sua corporeidade? Como a Educação Física poderá contribuir para ampliação de suas vivências corporais?

20 A proposta dos PCNs (BRASIL, 1998) para o Ensino Fundamental ressalta a importância da articulação entre o aprender fazer, o saber por que está fazendo e como relacionar-se nesse fazer, explicitando as dimensões dos conteúdos, e propõe um relacionamento das atividades da Educação Física com os grandes problemas da sociedade brasileira (temas transversais), sem, no entanto, perder de vista o seu papel de integrar o cidadão na esfera da cultura corporal.

21 No Ensino Médio, a Educação Física está inserida na área denominada “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, assim como a Língua Portuguesa e as Línguas Estrangeiras. As práticas corporais do educando - adolescente passam a ser mais uma linguagem, uma forma de expressão e comunicação, diretamente ligadas a uma formação estética, à sensibilidade e à formação cidadã.

22 A Educação Física sob o enfoque da cultura implica estabelecer um dialogo entre linguagem corporal e outras formas de linguagem. Articular o ensino da Educação Física à mídia pode ser um recurso interessante no ensino e problematização das manifestações da cultura corporal. Apesar das linguagens da mídia (jornalística, publicitária, televisiva e mídias digitais) estar impregnadas de valores como o individualismo, consumismo, preconceito, a apreciação desses instrumentos pode educar para um olhar crítico, um consumo não alienado da cultura corporal que a sociedade nos oferece.

23 Como avaliar a aprendizagem do movimento?


Carregar ppt "Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google