Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDalila Ribas de Sá Alterado mais de 8 anos atrás
1
AULA 2
2
Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
3
CONHECIMENTO X AÇÃO Como distinguir dados e informação do conhecimento? –Quando agrega valor. Informação e dados em excesso não geram conhecimento. Exemplo: Chrysler –Livros de conhecimento de engenharia (arquivos de computador); –Quantidade elevada de dados que não agregaram valor.
4
CONHECIMENTO Componentes básicos (conceito holístico): –Experiência; –Verdade Fundamental; –Complexidade; –Discernimento; –Normas Práticas e Intuição; –Valores e Crenças.
5
EXPERIÊNCIA Adquire-se conhecimento através do tempo e da experimentação/vivência; Perspectiva histórica; Possibilidade de reconhecimento de padrões; Consultores: vendem insights baseados em experiências.
6
VERDADE FUNDAMENTAL Significa saber o que funciona na realidade e não apenas na projeção; Conceito advindo do exército americano – onde saber o que fazer é uma questão de vida ou morte; É a análise de uma situação hipotética e uma mesma situação real com o intuito de verificar as diferenças.
7
COMPLEXIDADE O conhecimento não é uma estrutura rígida e sim uma estrutura complexa; Tentador buscar respostas rápidas e simples para problemas; Ao evitar comparação cria-se a ilusão de exatidão; Aquilo que NÃO sabemos pode nos prejudicar.
8
DISCERNIMENTO Discernimento = argumento, fundamento; Conhecimento ≠ dados e informação. Só é conhecimento quando tem discernimento; Velha resposta para novas perguntas. Achar-se expert em algo é deixar de evoluir; Conhecimento sem evolução = OPNIÃO.
9
NORMAS PRÁTICAS E INTUIÇÃO Normas práticas = heurística = método científico; Conhecimento surge por meio de: –Padrões; guias; roteiros; experiências; Intuição = significa que aprendemos completamente os passos a serem dados assim eles acontecem automaticamente – sem o pensamento consciente.
10
VALORES E CRENÇAS Organizações vistas como objetivas e neutras; O conhecimento organizacional é influenciado pelos valores e crenças pessoais de seus funcionários; Quanto maior a diversidade maior a discussão e criação de conhecimento.
11
BARREIRAS À CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO Respaldar e sustentar o conhecimento gera tensão dentro das organizações; A criação é um processo frágil; As vezes, pode não ser bem vindo expressar opiniões para tentar criar conhecimento; A atitude gera barreiras (individuais e organizacionais).
12
BARREIRAS INDIVIDUAIS Gerente empolgado X equipe perdida; Basta incentivo verbal do gerente para o processo de criação começar? Presume-se pró-atividade de todas as pessoas na organização; Barreiras: capacidade de acomodação e ameaça à auto-imagem.
13
BARREIRAS INDIVIDUAIS Capacidade de acomodação: –Experiência passada insuficiente; –Termos técnicos desconhecidos; –Explosão emocional de colegas; Assim: a resposta emocional cria barreiras. Ameaça à auto-imagem: –Dar a impressão de incompetência; –Recusa mental; Assim: a abstenção de opiniões entrava a criação.
14
BARREIRAS ORGANIZACIONAIS Conhecimentos tácitos X dificuldade de explicação; Em projetos, como somar os conhecimentos individuais dos membros? Barreiras são tendências humanas naturais: necessidade de linguagem legítima, histórias organizacionais, procedimentos e paradigmas da empresa.
15
BARREIRAS ORGANIZACIONAIS Necessidade de linguagem legítima: –Repassar um conhecimento tácito com uma linguagem comum, aceitável; –Desintegração de línguas nativas. Histórias organizacionais: –Constitui a memória da firma – entendimento dos processos internos; –Podem ser memórias negativas, mitos. Assim: impede novos núcleos de criação.
16
BARREIRAS ORGANIZACIONAIS Procedimentos: –Procedimentos já conhecidos e eficazes X novos procedimentos; –Mexer no que dá certo? Paradigmas da empresa: –Paradigmas = visão, missão, valores e estratégia; –Eles podem fomentar ou obstruir a criação.
17
O QUE HÁ DE ERRADO NA GC? Ênfase na quantificação de informações insignificantes; Obsessão por ferramentas de medida; Uso de terminologia limitante e específica; Tentativa de controle do conhecimento.
18
ARMADILHAS NA CRIAÇÃO Armadilha 1: A gestão do conhecimento depende de informações facilmente detectáveis e quantificáveis. –Confunde-se tecnologia da informação com criação de conhecimento; –Ênfase no conhecimento explícito (TI); –Conhecimento espontâneo não tem como ser armazenado.
19
ARMADILHAS NA CRIAÇÃO Armadilha 2: A gestão do conhecimento se dedica à fabricação de ferramentas. –As ferramentas usadas para gerar conhecimento se adaptam em todas as situações ou a diferentes empresas?; –Quanto MAIOR a lógica, a estrutura e a velocidade das ferramentas, MENOR a criatividade e os insights.
20
ARMADILHAS NA CRIAÇÃO Armadilha 3: A gestão do conhecimento depende de um executivo do conhecimento. –Que desenvolve sistemas de GC; –Que implementa plataformas de TI; –Que determina o valor do capital intelectual; e –Que projeta sistemas de remuneração. Assim: e o foco nos clientes, no mercado, nos fornecedores? Onde fica esse feedback?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.