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Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.

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Apresentação em tema: "Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde. ELISA CASCAES NATAL (1) ; KELLY MIRANDA DOS SANTOS (1) ; KARINA VALERIM TEIXEIRA REMOR (2), PUIC. Farmácia, Campus Tubarão. 1.Aluna do Curso de Graduação em Farmácia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 2. Professora do Curso de Farmácia da UNISUL e orientadora do projeto PUIC. Introdução A disciplina de Toxicologia é oferecida na grade curricular do curso de farmácia e possibilita o conhecimento de diferentes substâncias com potencial tóxico e a identificação dos sintomas resultantes de uma interação nociva destas com o organismo humano. Muitos dos temas abordadas na disciplina são possivelmente discutidos em outras, nos diversos cursos da área de saúde, o que é extremamente importante para o encaminhamento adequado no tratamento de intoxicações e intervenções preventivas, ações esperadas para os profissionais da área, que também poderão atuar como educadores em saúde. No Brasil, como em muitos países, os medicamentos são considerados os principais agentes envolvidos em acidentes tóxicos, sendo considerados responsáveis por cerca de 28% dos casos de intoxicações humanas, de acordo como o Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas – SINITOX (SINITOX, 2001). No entanto, o potencial tóxico de outros agentes como pesticidas, produtos químicos de uso doméstico e industrial, plantas medicinais e ornamentais e animais peçonhentos não pode ser desconsiderado (CIT, 2006). Infelizmente, a grande maioria das intoxicações ocorre de forma previsível, ou seja, a maneira como são ocasionados é conhecida. E muitos estudos revelam que 90% dos casos de exposição a agentes tóxicos ocorrem no ambiente domiciliar, na maioria envolvendo uma só substância (BEHRMAN, 2002; PREVENINDO ACIDENTES, 2005). Levando em conta as considerações acima destacadas, da literatura e da experiência em sala de aula, pode-se verificar a necessidade da realização de um estudo para avaliar o conhecimento dos alunos dos cursos da área de saúde, no semestre precedente a sua atuação em estágios obrigatórios sobre o risco de exposição a substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Tal estudo possibilitará inclusive uma intervenção educativa antes do final de sua formação acadêmica, caso necessário, garantindo assim uma melhor atuação futura de tais alunos como educadores em saúde. Objetivos Objetivo geral: Verificar o conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição a substâncias tóxicas no ambiente domiciliar e como proceder frente a possibilidade de intoxicação em tal ambiente. Objetivos específicos: - Avaliar a atitude, a prática e o conhecimento dos alunos matriculados nos semestres que antecedem o estágio obrigatório nos diferentes cursos da área da saúde, sobre produtos potencialmente tóxicos presentes no ambiente domiciliar. - Verificar o conhecimento dos alunos sobre o número do CIT. - Avaliar o conhecimento dos alunos quanto aos cuidados para prevenir intoxicação no ambiente domiciliar. -Verificar o interesse do aluno em orientações sobre como prevenir acidentes tóxicos e utilização de medidas educativas e recursos visuais na orientação a população. Metodologia Esta pesquisa tem como público alvo todos os alunos matriculados no último semestre que antecede o estágio obrigatório dos cursos da área da saúde da UNISUL – Campus Tubarão, ou seja, nos 3º e 6 º semestre de licenciatura e bacharel em Educação Física, no 2º semestre de Enfermagem, no 3º e 6º semestre de Farmácia (novo e antigo projeto pedagógico), no 6º semestre de Fisioterapia, no 8º semestre de Medicina, no 7º semestre de Nutrição, no 7º semestre de Odontologia e no 2º semestre de Psicologia. Nas primeiras semanas de aula do semestre 2008b, todos os alunos, ambos os sexos, todas as idades, presentes em sala de aula foram convidados a participar da pesquisa. Após a assinatura do um termo de consentimento os alunos receberam o instrumento utilizado para coleta de dados que se constituiu de um questionário com perguntas abertas e fechadas, visando avaliar o risco de exposição tóxica no ambiente domiciliar dos alunos, perfil dos entrevistados, conhecimento sobre o CIT, identificação de sinais e sintomas de intoxicação, cuidados sobre produtos potencialmente tóxicos como plantas, medicamentos, produtos químicos, entre outros. Os alunos receberam uma explicação rápida sobre os objetivos do trabalho e foram convidados a assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida, a responder o questionário. A participação foi voluntária, anônima, teve caráter científico e não foi remunerada. O tipo de estudo escolhido foi o de pesquisa quali e quantitativa. Após a compilação dos dados, estes, serão analisados utilizando métodos estatísticos descritivos e as principais substâncias potencialmente tóxicas presentes no ambiente domiciliar serão identificadas. A necessidade de orientação sobre a prevenção de intoxicações acidentais poderá então ser avaliada. Através destes estudos, será possível traçar estratégias que permitam suprir a necessidade de informações dos alunos e contribuir para uma melhoria no aprendizado dos alunos e na sua atuação futura como educador em saúde. Conclusões Pode-se verificar que sintomas, como “vômitos e diarréias”, bem como “dor de cabeça ou tontura” e “convulsões ou sonolência”, bastante comuns à diversas patologias e também à intoxicação, podem não ser identificados como indicadores importantes e então, a intoxicação pode ser mascarada. Frente a possibilidade destes sintomas, os participantes fazem escolhas preocupantes, como a possibilidade de realizar auto- medicação ou medidas paliativas ou inespecíficas. Ainda, os participantes mostraram falta de coerência ou total desconhecimento ao responderem que procurariam um hospital na ocorrência hipotética de intoxicação. Outro dado alarmante diz respeito ao desconhecimento de todos os alunos sobre a existência de centros de informações toxicológicas (CIT), que são serviços de informação em emergências tóxicas, disponíveis na maioria dos estados do Brasil,inclusive em Santa Catarina. Assim, os profissionais da saúde são essenciais como educadores da população, oferecendo maiores esclarecimentos sobres as substâncias possivelmente tóxicas presentes no ambiente domiciliar e quais os cuidados simples para a prevenção das intoxicações. Todos os profissionais da saúde devem realizar palestras, seminários, elaborar panfletos, entre outros métodos, em escolas e instituições para ensinar aos pais, aos cuidadores e as crianças os cuidados necessários para prevenir algum tipo de acidente com substâncias tóxicas. Os profissionais devem receber este conhecimento desde a graduação, por isso o aprendizado antes da formação é tão importante para orientar a população. As orientações dadas pelos profissionais da saúde devem incluir todas as informações para a prevenção de intoxicação e também a divulgação do número do CIT. Bibliografia Behrman, R. E.; Kliegman, R. M.; Jensn, H.B.N : Tratado de pediatria. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. [12], 2353 p. Bortoletto e Bochner. Impacto dos medicamentos nas intoxicações humanas no brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(4):859-869, out-dez, 1999 Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul. Intoxicação Infantil. Porto Alegre, RS, s/d. (folder). PREVENINDO ACIDENTES. Guia SUS do cidadão. Disponível em: http://www.saude.rj.gov.br/guia_sus_cidadao/pg_58.shtml Acesso em 23 de mai. 2006. http://www.saude.rj.gov.br/guia_sus_cidadao/pg_58.shtml SINITOX/CICT/FIOCRUZ. Envenenamento Doméstico. Setembro, 2001 (folder). Apoio Financeiro: Unisul Resultados Os resultados obtidos são descritos aqui, de maneira resumida, com base no que foi apresentado pelos alunos em aula.


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