A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos."— Transcrição da apresentação:

1 Enfoques Marxistas En Trabajo Social.

2

3 Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados". -Com diferentes metodologias em cada município em que o OP é executado, suas assembleias costumam ser realizadas em sub-regiões municipais, bairros ou distritos, em discussões temáticas e/ou territoriais, elegendo também delegados que representarão um tema ou território nas negociações com o governo.

4

5 Educação Cidadã Oferece consultoria, assessoria, formações iniciais e educação continuada, presencial e a distância, oficinas e palestras sobre: Sistema e Plano Municipal de Educação, Gestão Democrática, Conselhos de Escola/Conselho de Gestão Compartilhada, Conselho Municipal de Educação, Avaliação e Planejamento Dialógicos, Currículo na Perspectiva Intertranscultural, Educação Integral, Escola em Tempo/Horário Integral, Leitura de Mundo para a Construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico das escolas, Relações interpessoais, princípios de convivência, formação de educadores sociais, e de representantes de Conselhos Gestores, Reorientação Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 9 anos, com o objetivo de construir referências eco-político- pedagógicas e instrumentos concretos que viabilizem a realização da Educação Cidadã. Também realiza, em parceria com a Unifreire e a Editora do IPF, pesquisas e publicações que contribuem para a educação na perspectiva transformadora.

6 Objetivos - Contribuir para a construção da cidadania ativa, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos, buscando a gestação de um novo espaço público de decisão estatal visando a uma sociedade radicalmente democrática; -Desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a formação dos educadores e para a definição de políticas públicas educacionais; -Oferecer formação inicial e educação continuada, presencial e a distância, aos educadores das redes municipais e estaduais de ensino e de movimentos populares, centrada em cinco eixos: 1. Relações humanas e de aprendizagem, 2. Gestão democrática e parcerias comunitárias e sociais; 3. Gestão sociocultural das aprendizagens; 4. Avaliação dialógica, formativa e continuada; 5. Projeto Eco-Político-Pedagógico da escola; -Participar e colaborar com os movimentos de luta pela melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental formal e não formal, em todos os níveis, integrando-as o mais possível; -Assessorar e oferecer consultorias a órgãos governamentais e não governamentais para a definição de suas políticas educacionais; -Realizar pesquisas e organizar publicações educativas e vídeos com as experiências; -Organizar e participar de eventos nacionais e internacionais que promovam o encontro de pessoas, instituições, sistematização e fortalecimento de experiências em torno da educação formal e não formal, referenciadas no legado de Paulo Freire, tais como Conferências Municipais de Educação, Encontros nacionais e internacionais de Educação, Simpósios, Colóquios, Seminários, Fóruns etc.


Carregar ppt "Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google