A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Maria Gomes de Queiroz As. Social – Esp. em Gerontologia Ms. Politicas Públicas

2 ENVELHECIMENTO Envelhecimento Velhice Tipos de Envelhecimento
Qualidade de Vida Envelhecimento bem Sucedido

3 Envelhecimento O que é o envelhecimento? O que é velhice?
O que é idoso?

4 TIPOS DE ENVELHECIMENTO
Normal Patológico Ótimo, saudável, bem sucedido

5 Envelhecimento Normal
- Ausência de patologia biológica ou psicológica

6 Envelhecimento Patológico
Caracterizado por: - Degenerescência associada a doenças crônicas; - A doenças e síndromes típicas da velhice; - À desorganização biológica que pode acometer os idosos.

7 Ponto de Vista Central Velhice Doença

8 Qualidade de Vida A qualidade de vida na idade madura excede os limites da responsabilidade pessoal e deve ser vista como um empreendimento de caráter sócio-cultural. Uma velhice com qualidade de vida não é atributo do indivíduo biológico, psicológico ou social, mas resulta da qualidade de interação entre pessoas em mudança vivendo numa sociedade em mudanças

9 Qualidade de vida Estas transformações não se restringem a velhice propriamente dita, mas abrangem todo curso de vida e são contextualizadas por fatores normativos ontogênicos, por fatores históricos culturais e por fatos ligados a história de vida individual. (Baltes 1983)

10 Qualidade de Vida Avaliar a qualidade de vida na velhice implica na adoção de múltiplos critérios de natureza biológica, psicológica e sócio-estrutural: Longevidade; Saúde Biológica; Saúde Mental; Satisfação; Controle Cognitivo; Competência Social; Produtividade; Atividade; Eficácia Cognitiva; Estado social; Renda; Continuidade de Papéis Familiares e Ocupacionais e Continuidade de Relações Informais em grupos Primários (principalmente rede de amigos).

11 Qualidade de Vida Ter qualidade de vida na velhice significa:
Estar satisfeito com a vida atual; Ter expectativa positiva em relação ao futuro.

12 Qualidade de Vida Os principais indicativos de qualidade de vida tiradas de uma pesquisa entre 1965 e 1990 foram: Saúde Biológica é um dos mais importantes preditores da qualidade de vida do idoso; A Saúde Percebida e as maneiras como as pessoas lidam com problemas de saúde são ainda mais preditivas do que as condições objetivas de saúde avaliadas segundo parâmetros médicos.

13 Qualidade de Vida A satisfação com a família é uma importante condição de qualidade de vida na velhice. Há efeito de qualidade de vida entre status social variáveis de personalidade interações dentro da família, atividades desempenhada fora da família e satisfação na vida.

14 Qualidade de Vida A satisfação econômica e psicológica oferecem suporte material para o bem estar subjetivo e interfere nos modos de lidar com os diferentes graus de qualidade de habitação, com a vizinhança e outros. A capacidade de iniciar e manter contatos sociais.

15 Qualidade de Vida A avaliação que o idoso faz de sua situação atual é outro medidor importante de sua satisfação na vida, portanto com sua qualidade de vida.

16 ´´Nascer, é uma possibilidade, Viver, é um risco,
Envelhecer, um privilégio.`` (Marcelo Salgado)


Carregar ppt "ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google