A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Patricia Martins Goulart UNESC 2008/2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Patricia Martins Goulart UNESC 2008/2"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Patricia Martins Goulart UNESC 2008/2
SIGNIFICADO DO TRABALHO Profª Patricia Martins Goulart UNESC 2008/2 ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

2 Qual é o significado do trabalho?

3 E se você ganhasse na loteria??
Continuaria trabalhando?

4 O QUE VOCÊ FARIA SE GANHASSE NA LOTERIA?
Estudo de Morse & Weiss (1955)… O QUE VOCÊ FARIA SE GANHASSE NA LOTERIA?

5 Mais de 80% das respostas foram afirmativas, sendo que no segmento que correspondia aos 20 e 25 anos de idade, chegou a representar 90% de respostas positivas.

6 Hugo Gaggiotti meio século mais tarde pergunta: Imagine se você ganhasse na loteria ou herdasse uma fortuna que lhe permitisse viver sem trabalhar pelo resto de sua vida. Que faria com seu trabalho? As respostas aparecem na seguinte figura: Hugo Gaggiotti (2004)

7 CONDIÇÕES DE TRABALHO

8 Condições de Trabalho O conjunto de circunstâncias no marco em que se desenvolve a atividade de trabalho e que incide significativamente tanto na experiência de trabalho como na dinâmica das relações de trabalho.

9 O significado do trabalho pode ser compreendido como conjunto de crenças, valores e atitudes com relação ao ato de trabalhar, construído antes e durante o processo de socialização no trabalho, com variações em função das experiências subjetivas e de aspectos situacionais que se produzem no contexto do trabalho e organizacional. (Blanch, 1990; 2003; Salanova et al., 1996; García et al., 2001).

10 FUNÇÕES DO TRABALHO TRANSFORMADO EM EMPREGO
NÍVEIS FUNÇÕES DO TRABALHO TRANSFORMADO EM EMPREGO Geral Mediação universal: chave que abre todas as portas. Econômico Enriquecimento individual e garantia de uso e consumo de bens, produtos e serviços necessários para a sobrevivência material. Sócio-político Acesso a cidadania, a esfera pública, a normalidade sócia-política e a integração cultural. Suporte fundamental do Estado Social e a Sociedade de Bem-estar Fundamento de qualidade de vida

11 Psico social Organização do TEMPO COTIDIANO (jornadas, semanas, anos e ciclo vital das pessoas). Estruturação do espaço vivido e socialmente construído (delimitação dos pólos PÚBLICO-LABORAL-SOCIAL VS. PRIVADO-FAMILIAR-PESSOAL). Facilitação e regulação de interações sociais que transcendem os ÂMBITOS FAMILIARES E DE VIZINHANÇA Participação, afiliação e inserção em GRUPOS DE TRABALHO. PAPÉIS, STATUS, PODER, prestígio, reconhecimento e identidade sociais (pela via direta, mediante o título profissional, e a CAPACIDADE DE CONSUMO que possibilita o salário). Re-inserção sociocultural de pessoas com antecedentes de CONDUTA ANTI-SOCIAL ou de situações de exclusão social

12 Psico lógico Bem-estar subjetivo e satisfação com a vida presente
Certeza, estabilidade, segurança, plenitude e sentido existenciais. Autonomía financiera, social, ideológica e moral Aspirações, expectativas, atitudes, condutas, projetos e experiências profissionais. Experiências emocionais positivas e cognições auto-referenciais subjacentes a situações de êxito, controle e eficácia. Percepção de utilidade social e de cumprimento de um dever moral Aprendizagem e domínio de destrezas, habilidades e conhecimentos básicos para a expressão pessoal, a comunicação social e a auto-realização profissional. Articulação de metas pessoais, profissionais e organizacionais. Dispositivo de principio de realidade social, em pessoas afetadas por determinados problemas psicopatológicos.


Carregar ppt "Profª Patricia Martins Goulart UNESC 2008/2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google