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EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) 3227-6078/96341058.

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1 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene mlucienesouza@uol.com.br juzeml@yahoo.com.br (81) 3227-6078/96341058

2 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA 1. A Magia do Cirque du Soleil 2. O Virgin Group e a magia de Branson 3. A empresa que veio do lixo 4. A cultura do café e os baristi (Starbucks) 5. Coração, cabeça e bolso (Magazine Luiza) 6. Inovar, inovar, inovar (Boticário) 7. Lovermarks (Kevin Roberts) 8. Quando sua empresa vai parar de imitar as outras? 9. O que será da gestão e dos gestores (Gary Hamel) 10. Por que o futuro dos negócios é grátis (Chris Anderson) Anderson)

3 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Para entregar até o dia 18/09/08 (quinta: Coração, cabeça e bolso (Magazine Luiza) Coração, cabeça e bolso (Magazine Luiza) Inovar, inovar, inovar (Boticário) Inovar, inovar, inovar (Boticário) Quando sua empresa vai parar de imitar as outras? Quando sua empresa vai parar de imitar as outras? O que será da gestão e dos gestores (Gary Hamel) O que será da gestão e dos gestores (Gary Hamel) Por que o futuro dos negócios é grátis (Chris Por que o futuro dos negócios é grátis (Chris Anderson) Anderson) 02/10/08 = 1ª Avaliação do semestre valendo 5,0 (cinco) pontos. 02/10/08 = 1ª Avaliação do semestre valendo 5,0 (cinco) pontos.

4 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Descubram um oceano azul: criem uma demanda (em vez de disputá-la) em um mercado novo e deixem os concorrentes para trás. SUCESSO!

5 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA A Estratégia do Oceano azul Renné Maubourgne, falou para os participantes do Fórum Mundial de Estratégia HSM sobre como pensou e definiu, em parceria com W. Chan Kim, um dos conceitos de maior sucesso dos últimos anos no mundo dos negócios.Best-seller pelo The Wall Street Journal, Business Week, The New York Times e muitas outras publicações Mundiais, sua obra alcançou o status de National Best-Seller e foi traduzida para 29 idiomas, quebrando o recorde histórico das demais publicações da Harvard Business School Publishing.

6 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA É preciso pensar nos negócios como sendo possíveis em dois oceanos: um azul e outro vermelho. Os oceanos vermelhos representam todos os setores existentes – o espaço de mercado conhecido. Aqui as empresas tentam superar as rivais para abocanhar uma fatia maior da demanda existente. A idéia da cor nasceu porque, com uma competição tão acirrada, cada um age como um “tubarão” e as águas se tornam sangrentas e reduzem-se as expectativas de lucros e crescimento.

7 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Já os oceanos azuis, em contraste, denotam todos os setores não existentes hoje – é o espaço de mercado desconhecido, intocado pela competição. Em vez de retalhar a demanda existente, a estratégia do oceano azul visa criar demanda e valer-se das amplas oportunidades de crescimento rápido e lucrativo. Tudo o que é preciso para entrar no oceano azul é identificar uma possível demanda e criá-la, em vez de disputá-la com a concorrência.

8 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Mas Renné explicou que a situação para as economias dos países estão numa forte maré de oceanos vermelhos. Toda a crise nos Estados Unidos, a valorização do Euro e a competição dos mercados da Europa ocidental com os da oriental e uma busca dos chineses por algo mais a oferecer do que preço, são alguns exemplos.

9 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA “Para as empresas daqui do Brasil e de outros lugares do mundo, eu peço que se façam as seguintes perguntas: como vamos criar novas marcas globais? Elas terão baixo custo? Conseguirão competir com os preços de outros lugares? É isso que deve ser a ambição dos CEOs”, disse. “A verdade é que o Oceano Azul ocorre para aquele que olha a mesma coisa que seus concorrentes, mas enxerga diferente”.

10 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Do terceiro para o primeiro lugar Uma história de videogame Um exemplo recente e assumido de inspiração na estratégia desenvolvida por Renné e Kim ocorreu no mundo dos games. No fim dos anos 90 estavam todos mergulhados no oceano vermelho. Havia três empresas – a gigante Sony e seu Playstation, a outra gigante Microsoft e seu XBox e a Nintendo – que competiam pelo tradicional público de games: garotos e jovens, sempre meninos, que gostavam de jogos de ação, cada vez mais rápidos, violentos ou buscavam inovações gráficas sem fim.

11 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA A Nintendo estava em terceiro lugar em vendas e queria sair desta posição. Então pensou em como crescer. Decidiu buscar clientes que não eram seus tradicionais compradores, tampouco de suas concorrentes. E criou, em 2006, o Wii, um jogo totalmente diferente do tradicional, que pode ser jogado por toda a família e seduziu meninas, crianças que não gostavam de videogames e pessoas mais velhas.

12 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Dessa maneira, os clientes acabaram indo atrás da Nintendo, que também barateou os custos de produção por não investir em engenhosos jogos com alta definição de gráficos. Além disso, ainda deu ao videogame uma imagem completamente diferente do sedentarismo ao qual era sempre associado: com um controle simples e fácil de manusear e jogos que simulam boliche, tênis e até uma banda completa de música, as pessoas agora se movimentam enquanto jogam.

13 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA “O que a Nintendo fez - e declarou, para nosso orgulho, ter sido inspirado em nosso livro – foi aumentar o mercado em que atua, reduzindo custos e agregando valor a um produto por dar a ele uma inovação. E quando falamos em inovação, não precisa ser somente tecnológica, que fique claro” disse a palestrante. Desde o lançamento do Wii, a Nintendo pulou do terceiro para o primeiro lugar no mercado.

14 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Um outro exemplo é o Cirque Du Soleil, que é inovador em suas apresentações e coreografias e diferente de qualquer outro circo. Além disso, eliminou os maiores custos de um circo: os animais e os grandes astros. Para finalizar, Renné explicou que para todas as empresas o ideal é balancear os pontos em que se atua no oceano vermelho e no azul e listou os principais princípios das duas estratégias.

15 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Estratégia do Oceano Vermelho Competir nos espaços de mercado existentes. Vencer os concorrentes. Aproveitar a demanda existente. Fazer o trade-off valor-custo. Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo.

16 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Estratégia do Oceano Azul Criar espaços de mercado inexplorados. Tornar a concorrência irrelevante. Criar e capturar a nova demanda. Romper o trade-off valor-custo. Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Fonte: Portal HSM On-line 06/08/2008

17 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA 3 em cada 4 morrem antes de 1 ano. RIVAIS ?

18 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA O maior problema não é falta de dinheiro ou o governo que não ajuda.

19 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Recursos em excesso – Perigo ! Não pergunta: ‘estou na Não pergunta: ‘estou na estratégia correta?’. estratégia correta?’. Não percebe a mudança. Não percebe a mudança. A concorrência se dá em rede: A concorrência se dá em rede: quem tiver a melhor vence. quem tiver a melhor vence.

20 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Arrogância MATA! Arrogância MATA! Concorrente reduz custos. Concorrente reduz custos. Centraliza. Não compartilha. Centraliza. Não compartilha. Protecionismo. Protecionismo. Visão estratégica. Visão estratégica. Competência gerencial. Competência gerencial. Aprendizagem. Aprendizagem. Relacionamentos. Relacionamentos. Vaidade. Vaidade.

21 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Expansão inexplicada. Expansão inexplicada. Abre várias lojas na mesma região Abre várias lojas na mesma região (canibalismo) (canibalismo) Excesso de ativos fixos (terceiros) Excesso de ativos fixos (terceiros) Confusão entre faturamento e lucro. Confusão entre faturamento e lucro. Gestão de estoques (tem medo que falte) Gestão de estoques (tem medo que falte)

22 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Estoque acumulado – Estoque acumulado – problema para pagar. problema para pagar. Queda no lucro. Queda no lucro. Queda no poder de barganha. Queda no poder de barganha. MORTE! MORTE!


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