A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II
PATRICIA AZEVEDO

2 CONCEITO DE PLANO E NEGÓCIOS
É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. (SALIM, 2001 – p. 16) Documento formal contendo uma declaração de missão, a descrição dos bens e serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da empresa. esadmba.wordpress.com/glossario/ O plano de negócios age com um rascunho do seu projeto e possibilidade de sistematização das idéias do empreendedor. Apresenta a vantagem de poder ser revisado e aprimorado antes que os recursos tenham sido utilizados. PATRICIA AZEVEDO

3 EMPREENDEDORISMO É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. A perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. (DORNELLAS, 2008 – p. 22) Característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores. PATRICIA AZEVEDO

4 RELAÇÃO ENTRE PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
EMPREENDEDORES PATRICIA AZEVEDO

5 VISÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO
Meados sec 17 - Acordo com o governo Sec 18 - diferenciação entre capitalismo e empreededorismo Fim do séc 19 – confusão entre empreendedor com o administrador Década de 50/60 – o empreendedorismo era mal visto – cultura de empregado. Virada do séc – empreendedorismo toma forma no Brasil PATRICIA AZEVEDO

6 IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE
Pesquisa de Mercado Pesquisar a concorrência Pesquisa de possível satisfação do cliente PATRICIA AZEVEDO

7 CASE I IDENTIFICANDO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
MARCOS É CASADO E TEM DUAS FILHAS ADOLESCENTES. TEM OBSERVADO QUE TODOS OS FINS DE SEMANA SUA ESPOSA E FILHAS GASTAM EM TORNO DE R$ 200,00 EM UM SALÃO DE BELEZA QUE FICA NA QUADRA ABAIXO DAS QUE ELAS MORAM. QUANDO MUITAS VEZES SE PROPÕE A BUSCÁ-LAS PERCEBE QUE, INDEPENDENTE DO HORÁRIO, O SALÃO ESTÁ SEMPRE CHEIO BEM COMO OS OUTROS DOIS SALÕES QUE EXISTEM NA QUADRA. MARCOS TEM IDENTIFICADO UMA POSSIBILIDADE DE LUCRAR COM SALÃO DE BELEZA. AVALIE QUAL DAS OPORTUNIDADES , CONFORME O PROCESSO EMPREENDEDOR, É A MAIS INDICADA PARA MARCOS. PATRICIA AZEVEDO

8 OPORTUNIDADE I NA SUA QUADRA EXISTE UMA LOJA BEM DE FRENTE PARA A RUA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ DENTRO DE SEU ORÇAMENTO. EM SUA QUADRA NÃO EXISTE NENHUM SALÃO DE BELEZA. MARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM SUAS VIZINHAS E SUA FAMILIA E VERIFICA QUE TODAS GOSTARIAM DE TER UM SALÃO MAIS PRÓXIMO DE CASA. FAZ OUTRA PESQUISA EM QUE VERIFICA QUE O EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA INICIAR O NEGÓCIO CUSTA O VALOR REFERENTE A UM DOS CARROS DA FAMÍLIA. PATRICIA AZEVEDO

9 OPORTUNIDADE II NA QUADRA ONDE ESTÁ LOCALIZADO O SALÃO EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR EXISTE UMA LOJA VIRADA PARA DENTRO DA QUADRA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ BEM ACIMA DE SEU ORÇAMENTO MARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM AS FUNCIONÁRIAS DOS OUTROS SALÕES E DESCOBRE QUE O SALÃO QUE SUA ESPOSA E FILHAS FREQUENTAM FOI, NA VERDADE, O TERCEIRO A SER ABERTO E QUE A PARTIR DE QUINTA FEIRA PESSOAS QUE NÃO TENHAM FEITO RESERVA ANTECIPADA NÃO CONSEGUEM SER ATENDIDAS TENDO QUE PROCURAR EM OUTRA QUADRA JÁ QUE OS OUTROS DOIS SÃLÕES DA QUADRA LOTAM A PARTIR DE TERÇA FEIRA. VERIFICA AINDA QUE POR FALTA DE DIVULGAÇÃO QUATRO SALÕES JÁ TENTARAM ABRIR SUAS PORTAS NA QUADRA SEM OBTER SUCESSO APÓS TRÊS MESES. PATRICIA AZEVEDO

10 OPORTUNIDADE III DURANTE SUA PESQUISA INFORMAL MARCOS RECEBE UM CONVITE DA DONA DO PRIMEIRO SALÃO QUE SE LOCALIZA NA QUADRA EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR PARA SE TORNAR SÓCIO. A DONA EXPLICA QUE, APESAR DO MOVIMENTO INTENSO, PARA NÃO PERDER A FREGUESIA JÁ FIDELIZADA HÁ TRÈS ANOS, ELA PRECISA EXPANDIR O NEGÓCIO MAS QUE NÃO POSSUI CAPITAL PARA TAL. MARCOS PERCEBE QUE O CAPITAL INICIAL NECESSÁRIO PARA ENTRAR NA SOCIEDADE É MAIOR DO QUE NECESSÁRIO PARA ABRIR O NOVO SALÃO NESTA QUADRA. PATRICIA AZEVEDO


Carregar ppt "GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google