A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de monografias. monografia ou artigo de revisão para publicação?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de monografias. monografia ou artigo de revisão para publicação?"— Transcrição da apresentação:

1 elaboração de monografias

2 monografia ou artigo de revisão para publicação?

3 monografia (sugestões para elaboração)

4 Capa: O título do trabalho deve ser preciso e pertinente, constando, preferencialmente de palavras que são indexáveis em banco de dados Contra capa: Local de trabalho: Página onde conste os locais onde desenvolveu o trabalho (opcional) Dedicatória: permitida Epígrafe: tolerada dentro de um limite, desde que condizente com a natureza científica do trabalho. Agradecimentos: limitados em apenas uma página Sumário: alinhamento sem recuo Listagem de Tabelas/ Figuras: não é cópia das legendas, os detalhes podem ser omitidos. Obrigatória quando o número exceder 10 de cada. Abreviaturas: somente aquelas citadas no trabalho. Deve ser indicado por extenso na primeira vez que aparece no texto, seguido da abreviatura ou apresentar uma lista no início do trabalho.

5 Resumo: constando de no máximo uma (1) página; Não deve ter parágrafos porém os itens contemplados podem ser salientados em negrito e itálico. Objetivos Metodologia Resultados e Conclusões Palavras-chaves Ou na forma de um texto seqüencial

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Farmácia Disciplina de Estágio Curricular em Farmácia Análise qualitativa de produtos cutâneos hidratantes, esfoliantes e antienvelhecimento presentes no mercado Carolina Santos Porto Alegre, dezembro de 2005. capa

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Farmácia Disciplina de Estágio Curricular em Farmácia Análise qualitativa de produtos cutâneos hidratantes, esfoliantes e antienvelhecimento presentes no mercado Carolina Silva Trabalho de Conclusão da Disciplina de Estágio Curricular em Farmácia Profa. Dra. Maria Teresa Santos Orientadora Porto Alegre, dezembro de 2005. Contra-capa

8 Dedicatória ( opcional ) Dedicatória (opcional

9 Encontre um trabalho que você adore e não terá de trabalhar nenhum dia de sua vida Confúcio epígrafe (opcional)

10 O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário Einstein epígrafe (opcional)

11 Sumário Incluir todos os itens do trabalho com as respectivas páginas

12 RESUMO Juntamente com o crescente uso dos produtos cosméticos, há também o crescimento do número de substâncias ativas passíveis de serem utilizadas nessas formulações, muitas delas sem comprovação da real ação que exercem na pele. Devido a isso, foi realizada uma análise qualitativa em 48 produtos industrializados (cremes e géis), com função hidratante, esfoliante e antienvelhecimento, visando verificar a existência de uma relação entre o preço/g (mL) dos produtos cosméticos com o tipo e categorias das substâncias e/ou produtos contidos nestas formulações. Foi identificada a presença de 106 diferentes substâncias e/ou produtos nas formulações. Para facilitar a análise, as substâncias foram divididas em classes químicas e/ou funcionais e também em faixas de preços, e em seguida foi realizada uma pesquisa em literatura e fontes científicas e leigas a respeito de suas funcionalidades. Não foi possível estabelecer uma relação entre o preço e o número ou tipo de substâncias ativas contidas nas formulações, uma vez que algumas formulações contendo uma pequena variedade de ativos cosméticos mostraram mais caros que os demais, e alguns produtos com substâncias ativas tidas como de “tecnologias modernas” não se encaixaram na faixa mais elevada de preço. Dentre as classes estabelecidas e as substâncias ativas identificadas demonstram ação comprovada na pele, de acordo com análise da literatura especializada: 80% das vitaminas, 81% dos lipídios, 65% dos extratos vegetais, 80% dos filtros solares, 60% dos sistemas supramoleculares e microparticulados, 26% das proteínas, polipeptídeos e aminoácidos, 100% dos alfa-hidroxiácidos, 67% dos mucopolissacarídeos, nenhum esfoliante, e 50% das substâncias classificadas como miscelânea.

13 Agradecimentos Não é obrigatório fazer agradecimentos mas é elegante. Procurar não passar de uma página

14 Silva, Carolina Análise qualitativa de produtos cutâneos hidratantes, esfoliantes e antienvelhecimento presentes no mercado Orientadora: Profa. Dra. Maria Teresa Santos (FAR02/FFAR/UFRGS) Banca Examinadora: Profa. M.Sc. Francilene Amaral da Silva (FAR02/FFAR/UFRGS); Farm. Josué Schostack (HCPA) Data de apresentação: 11.03.2004 UNITERMOS: COSMÉTICOS, VITAMINAS, LIPÍDIOS, EXTRATOS VEGETAIS, FILTROS SOLARES, SUPRAMOLECULARES, MICROPARTICULADOS, PROTEÍNAS, AMINOÁCIDOS, ALFA-HIDROXIÁCIDOS, MUCOPOLISSACARÍDEOS, ESFOLIANTES Este modelo de resumo será entregue (em disquete ou CD) à Comissão de Estágio após a apresentação e correção da monografia (pub. Cad. Farmácia). No mesmo disquete (ou CD), incluir uma Copia integral da monografia com as correções indicadas pela banca Juntamente com o crescente uso dos produtos cosméticos, há também o crescimento do número de substâncias ativas passíveis de serem utilizadas nessas formulações, muitas delas sem comprovação da real ação que exercem na pele. Devido a isso, foi realizada uma análise qualitativa em 48 produtos industrializados (cremes e géis), com função hidratante, esfoliante e antienvelhecimento, visando verificar a existência de uma relação entre o preço/g (mL) dos produtos cosméticos com o tipo e categorias das substâncias e/ou produtos contidos nestas formulações. Foi identificada a presença de 106 diferentes substâncias e/ou produtos nas formulações. Para facilitar a análise, as substâncias foram divididas em classes químicas e/ou funcionais e também em faixas de preços, e em seguida foi realizada uma pesquisa em literatura e fontes científicas e leigas a respeito de suas funcionalidades. Não foi possível estabelecer uma relação entre o preço e o número ou tipo de substâncias ativas contidas nas formulações, uma vez que algumas formulações contendo uma pequena variedade de ativos cosméticos mostraram mais caros que os demais, e alguns produtos com substâncias ativas tidas como de “tecnologias modernas” não se encaixaram na faixa mais elevada de preço. Dentre as classes estabelecidas e as substâncias ativas identificadas demonstram ação comprovada na pele, de acordo com análise da literatura especializada: 80% das vitaminas, 81% dos lipídios, 65% dos extratos vegetais, 80% dos filtros solares, 60% dos sistemas supramoleculares e microparticulados, 26% das proteínas, polipeptídeos e aminoácidos, 100% dos alfa-hidroxiácidos, 67% dos mucopolissacarídeos, nenhum esfoliante, e 50% das substâncias classificadas como miscelânea.

15 1) Introdução (incluindo a revisão bibliográfica) 2) Objetivos Gerais Específicos 3) Materiais e Métodos (ou Parte Experimental ou Metodologia) 4) Resultados e Discussão ou 5) Resultados 6) Discussão 7) Conclusões 8) Referências 9) Anexos (opcional) CORPO DO TRABALHO A seqüência abaixo não é obrigatória. Dependendo do tipo de trabalho, outras estruturas são possíveis (definir com o orientador)

16 Introdução Na introdução apresenta-se o “estado da arte” – ou seja, tudo o que há de importante sobre o assunto. Nesse item, tudo deve ser referenciado

17 Objetivos: no final da Introdução ou como um item separado Metodologia (ou Material e métodos ou Parte experimental) Em itens e apresentado sempre no passado e não no infinitivo Técnicas de outros pesquisadores: referenciar Resultados e discussão Apresentação e discussão, com base na literatura, dos resultados Tudo referenciado Referências Nesse item devem aparecer as referencias completas de todos os trabalhos citados no texto

18 Citação do autor Um autor: (Ferrari, 1992) Dois autores: (Ferrari e Souza, 1992) Três ou mais autores: (Ferrari et al., 1992) ou Através de numeração ao longo do texto

19 Referência de artigos: SANTOS, I.; SILVA, B.; OLIVEIRA, S. Adjuvantes na formulação de pellets. Revista Brasileira de Tecnologia Farmacêutica, v.23, n.12, p.45-58, 2003. Santos, I.; Silva, B.; Oliveira, S. Adjuvantes na formulação de pellets. Revista Brasileira de Tecnologia Farmacêutica, v.23, n.12, p.45-58, 2003.

20 Referência de livros: Sem capítulos escritos por diferentes autores: SANTOS, I.; SILVA, B.; OLIVEIRA, S. Tecnologia de Nanopartículas. 3.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2003. Com capítulos escritos por diferentes autores: SILVA, B.; OLIVEIRA, S. Adjuvantes na formulação de pellets. In: SANTOS, I.; SILVA, C. (Ed). Tecnologia Farmacêutica. 3.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2003. p. 45-58.

21 Trabalho de conclusão na forma de artigo: Escrito nas normas da revista escolhida: Incluir todos os itens exigidos; Referencias apresentadas no texto conforme exigido; Incluir na versão que será enviada à banca uma cópia das normas da revista (no final do trabalho)

22 Para entregar a Banca examinadora: Organizar o trabalho incluindo a capa, contra-capa, dedicatória (opcional), epígrafe (opcional), agradecimentos, (opcional) e uma folha contendo a seguinte informação (não necessariamente com as mesmas palavras): “Este artigo foi elaborado segundo as normas do “Jornal XXXXX” apresentadas em anexo”


Carregar ppt "Elaboração de monografias. monografia ou artigo de revisão para publicação?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google