A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3

2 A Comunicação na Empresa O sucesso empresarial depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interno quanto externo. O sucesso empresarial depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interno quanto externo. Esse processo de comunicação deve impulsionar as equipes na conquista dos seus objetivos. Esse processo de comunicação deve impulsionar as equipes na conquista dos seus objetivos. Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol

3 Problemas de Comunicação na Empresa. Responsabilidade do Emissor Incapacidade verbal de expor ideias; Incapacidade verbal de expor ideias; Falta de coerência entre a frase e o pensamento;Falta de coerência entre a frase e o pensamento; Uso de termos técnicos;Uso de termos técnicos; Inclusão do valores e opiniões pessoais;Inclusão do valores e opiniões pessoais; Excesso de detalhes;Excesso de detalhes; Acúmulo de Adjetivos e Advérbios.Acúmulo de Adjetivos e Advérbios. Responsabilidade do Receptor Nível de Conhecimento insuficiente;Nível de Conhecimento insuficiente; Falta de experiência;Falta de experiência; Falta de imaginação;Falta de imaginação; Ausência de atenção;Ausência de atenção; Falta de disposição para entenderFalta de disposição para entender

4 Habilidades Técnicas Como transmitir as informações? Como transmitir as informações? Como instruir? Como instruir? Como ser objetivo (breve e claro)? Como ser objetivo (breve e claro)?

5 Como adquirir habilidade técnica? Com exercício contínuo de redação e leitura. Com exercício contínuo de redação e leitura. Informações exatas e rápidas são fundamentais para a tomada de decisões eficazes. Informações exatas e rápidas são fundamentais para a tomada de decisões eficazes. Habilidades Técnicas

6 Clareza de Expressão O redator deve organizar as suas idéias se quiser transmiti-las para terceiros. Se uma pessoa não pensa claramente, dificilmente consegue comunicar-se com eficácia e obter retorno positivo. Use palavras simples e evite expressões abstratas.

7 Clareza de Expressões É favorecida quando você se propõe a: Ter um objetivo em mente. Ter um objetivo em mente. Ter informações suficientes sobre o fato. Ter informações suficientes sobre o fato. Planejar a estrutura da comunicação a ser feita. Planejar a estrutura da comunicação a ser feita. Conhecer o significado de todas as palavras necessárias. Conhecer o significado de todas as palavras necessárias. Tratar do assunto com propriedade. Tratar do assunto com propriedade.

8 Palavras As palavras podem ter sentido diferente para as pessoas. Existem as Palavras Reais: Existem as Palavras Reais: * São o substantivo, verbo, adjetivo e pronome. * São o substantivo, verbo, adjetivo e pronome. Há palavras para estabelecer a ligação de idéias. Há palavras para estabelecer a ligação de idéias. * Artigos, preposições e conjunções. * Artigos, preposições e conjunções.

9 Tom e a Forma de Abordar o Receptor O tom e a forma devem ser corretos. Para cada assunto há um tom adequado. O tom e a forma devem ser corretos. Para cada assunto há um tom adequado. Você pode ser alegre, natural, agressivo ou gentil ao escrever um texto. Você pode ser alegre, natural, agressivo ou gentil ao escrever um texto.

10 Orientações ao Escrever Antes de iniciar a redação do texto você deve: Decidir o que dizer e a ordem em que se vai dizer isso. Apresentar as informações em sequência lógica. Usar saudações, inicial e final, breves: Senhor............, bom dia; atenciosamente para os estranhos e cordialmente para os íntimos; Sob a assinatura, colocar seu cargo na empresa (para indicar ao receptor quem é o emissor da mensagem).

11 Conceito de Informação Informação é o ato de noticiar algo a alguém, comentar ou dar parecer sobre alguma coisa. Para ser eficaz, depende da sua originalidade. Evite o uso de “frases feitas”, modismos e chavões. Ex. Estava na primavera da vida. (Uma “frase feita” manifesta mau gosto e pobreza de estilística). Exemplo de Chavões: Exemplo de Chavões: inflação galopante, vitória esmagadora, luz no fim do túnel…

12 Nível de Linguagem Há três níveis de linguagem: 1. Nível Culto – dentro desse nível há a linguagem técnica e profissional. 2. Nível Familiar ou Coloquial – é o que foge das formalidades e dos requintes gramaticais. 3. Nível Popular – são utilizadas por pessoas de baixo nível de escolaridade.

13 Como tornar a linguagem compreensível. Frase Curta – é mais fácil para assimilar. Frase Curta – é mais fácil para assimilar. Frases com 10 a 15 palavras. Frases com 10 a 15 palavras. Eliminação de palavras desnecessárias. Eliminação de palavras desnecessárias. Ao distribuir a informação no texto, é necessário que isto seja feito segundo o critério de importância. Ao distribuir a informação no texto, é necessário que isto seja feito segundo o critério de importância. Usar os conectores, pois são as palavras que colaboram com a fluência do texto. Usar os conectores, pois são as palavras que colaboram com a fluência do texto.

14 Conectores - colaboram para a fluência dos textos: Adição - e, além disso, e ainda, também, igualmente, de igual modo, do mesmo modo, não só… mas também /como ainda, bem como, assim como, por um lado… por outro lado, nem… nem (negativa), de novo, incluindo… Certeza - com certeza, decerto, naturalmente, é evidente que, evidentemente, certamente, sem dúvida que… Oposição/ contraste - mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, doutro modo, ao contrário, pelo contrário, contrariamente, não obstante, por outro lado… Concessão - ainda que, apesar de, embora, mesmo que, por mais que, se bem que, ainda assim, mesmo assim, posto que…

15 Conectores - colaboram para a fluência dos textos: Conclusão /síntese / resumo Conclusão /síntese / resumo - pois, portanto. por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, em conclusão, em síntese, consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, ou melhor… Confirmação Confirmação - com efeito, efetivamente, na verdade, de facto… Explicitação / particularização Explicitação / particularização – isto quer dizer, isto (não) significa que, por outras palavras, isto é, por exemplo, ou seja, é o caso de, em particular, a saber, entre outros;

16 Voz Ativa Os verbos na voz ativa proporcionam leveza, movimento, vigor e clareza na frase, além de empregar-lhe maior exatidão. Os verbos na voz ativa proporcionam leveza, movimento, vigor e clareza na frase, além de empregar-lhe maior exatidão. Exemplo: Foram realizadas pesquisas… Exemplo: Foram realizadas pesquisas… A empresa Araponga Veloz realizou pesquisas.. A empresa Araponga Veloz realizou pesquisas.. A segunda forma é mais enfática e muito mais clara.

17 Palavras Abstratas O redator de texto deve ter cuidado com palavras abstratas ou palavras que envolvem preconceito. Palavras Abstratas Felicidade Liberdade Palavras com juízo de valor Errado Bom Mau Certo Agradável Palavras com referencial Impreciso Reacionário Comunista Esquerda Direita Neoliberal

18 Expressões Prolixas Expressões Evitáveis Sustituir por acima citado ……………. citado acusamos o recebimento….. recebemos levamos ao seu conhecimento…. informamos agradecemos antecipadamente…. agradecemos anexo segue ………………… anexo vimos solicitar………………. solicitamos encaminhamos em anexo……. encaminhamos, ou anexamos


Carregar ppt "Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google