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à preparação para o trabalho produtivo “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para.

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2 à preparação para o trabalho produtivo “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008

3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO CPA/ Seção de IC Fissura Fisiologia

4 Alunos do 3 e 4 ano Realizado no período de férias Duração de uma semana (40 horas) Desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e pós-graduação.

5 Centro de Pesquisas Audiológicas/ Seção IC Acompanhar a rotina dos profissionais e residentes Observar os procedimentos do pré e pós implante coclear Contato com a família dos paciente

6 Rotina Pré Acolhimento/ Anamnese Avaliação da audição Diagnóstico Indicação de AASI ou IC

7 Rotina Pós EntrevistaRevisão do ICAtivação do IC Mapeamento (programação do aparelho, nível de intensidade forte e fraco) Ganho funcional com IC Teste de percepção de fala Orientação

8 Setor Fissura Labiopalatina Observação dos atendimentos de equipe de fono especializadas na avaliação e no tratamento dos distúrbios fonoaurticulatórios Visando uma adequada comunicação oral e escrita de pacientes de fissura labiopalatal, associada ou não a síndromes

9 Audiologia Motricidade Orofacial LinguagemVoz Setor Fissura Labiopalatina * Prótese de Palato e Terapia Intensiva

10 Estágio na área de Fisiologia Observação de atendimentos Procedimentos clínicos (avaliação ortognática, fonoarticulatória e aplicação de questionários) Instrumental (rinometria, nasometria, rinomanometria). Além disso, o aluno tem a oportunidade de realizar a leitura e discussão de artigos científicos e capítulos de livro sobre os temas abordados no estágio.

11 Como solicitar o estágio?

12 Aluno procura professor da área Seção de apoio acadêmico (HRAC) Solicitação de estágio Termo de compromisso de estágio. RG, CPF, carterinha estudante Assinatura supervisor, superintendente e diretor Folha de frequência Relatório de atividades Solicitação de declaração de estágio * Realizar com antecedência  cerca de 3 meses

13 Outras instituições que desejam realizar estágio: firmar um convênio com o HRAC para conseguir estagiar. E ter uma Police de seguro para cobrir acidentes pessoais.

14 Depoimento: “ Achei importante, desperta o interesse e no momento da disciplina teórica você já tem uma base para melhor compreender o conteúdo. Além disso, temos a oportunidade de ter contato com áreas que não são abordadas na graduação.” R.S – Estágio de Fissura, 2013

15 Depoimento “ É uma oportunidade de estar em um ambiente hospitalar, acompanhando os pacientes e tendo uma visão de como poderá ser nossa atuação como profissional. Uma oportunidade de vivenciar na prática.” A.G.N – Estágio de Fisiologia, 2013.

16 Oportunidades oferecidas para pós-graduação no HRAC Cursos de Aprimoramento e Residência, Aperfeiçoamento e Especialização Programa de Mestrado e Doutorado Medicina Odontologia Fonoaudiologia Fisioterapia, Pedagogia Enfermagem Serviço Social Psicologia Nutrição Área de concentração: Fissuras orofaciais e anomalias relacionadas

17 Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais São oferecidas 17 vagas, com bolsas, sendo: Ciências Biológicas: 01 Enfermagem: 03 Fonoaudiologia: 03 Odontologia: 06 Serviço Social: 02 Psicologia: 02

18 São oferecidas 20 vagas, com bolsas, sendo: Ciências Biológicas: 01 Fonoaudiologia: 13 Serviço Social: 04Psicologia: 03 Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva

19 Valor da bolsa mensal R$ 2.976,26 Taxa de inscrição para o processo seletivo R$150,00 Anualmente, no início do ano Data Carga horária total 5.760 horas Semanalmente 60 horas: 48 práticas 12 teóricas

20 Distribuídos em diferentes setores da Seção de Implante Coclear/CPA, Divisão de Saúde Auditiva do HRAC, CEDAU e da Clínica de Fonoaudiologia da FOB. Diagnóstico audiológico Seleção, Indicação e Adaptação de AASI Avaliação pré- cirúrgica para indicação do IC Acompanhamento de pacientes usuários de IC Habilitação e reabiltação auditiva Avaliação e Reabilitação vestibular

21 Atendimento clínico de um número expressivo de pacientes, oferecendo ampla experiência profissional Aulas teóricasPlantões Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso da Residência Fica fixo em determinado(s) setor(es) Primeiro ano Passa nos demais setores a fim de obter experiência em todas as áreas. Segundo ano

22 Programa de Mestrado e Doutorado Processo seletivo para preenchimento de 15 vagas: 8 vagas para o Curso de Mestrado 7 vagas para o Curso de Doutorado Conceito máximo (5) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

23 Linha 1 - Abordagem Clínica e Instrumental dos Distúrbios da Comunicação Linha 2 - Aspectos Psicossociais e Educacionais da Reabilitação Linha 3 - Diagnóstico, Intervenções e Cuidados Linha 4 - Funções e Disfunções do Sistema Estomatognático e das Vias Aéreas Superiores Linha 5 - Morfologia, Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial Linha 6 - Prevenção e GenéticaLinha 7 - Reabilitação Das Deformidades Dentomaxilofaciais

24 Mínimo: 12 meses Máximo 24 meses Programa de mestrado Mínimo: 24 meses Máximo: 60 meses Programa de doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre Mínimo: 24 meses Máximo: 48 meses Programa de doutorado, com obtenção prévia do título de mestre

25 Bolsa CAPES/FAPESP R$1500,00 a 1800,00 Mestrado Bolsa CAPES/FAPESP R$ 2200,00 a 2500,00 Doutorado Taxa de inscrição para o processo seletivo R$ 50,00 Data Semestral Carga horária semanal 20 a 40 horas

26 Aprimoramento e crescimento profissional Curso de aprimoramento profissional "Reabilitação em Anomalias Congênitas" Constituindo-se de atividades teóricas e práticas. Fisioterapia Fonoaudiologia Nutrição Pedagogia Enfermagem Serviço Social

27 Bolsa R$ 1.044,70* Duração 1 ano Carga horária total 1.760 horas Semanalmente 40 horas *ano base 2014, fixada pela Secretaria Estadual de Saúde

28 Conclusão Os programas oferecem vagas para diversas áreas da saúde, dessa forma o trabalho desenvolvido em todos eles é de princípio multidisciplinar.

29 "Fazer a residência multiprofissional me fez crescer profissional e emocionalmente. Reconhecer a importância de outras áreas da saúde e trabalhar em parceria em prol do paciente, além de ganhar experiência com o respaldo de profissionais capacitados me fazendo desempenhar gradativamente meu papel como fonoaudióloga de forma mais segura e ganhar a confiança do paciente e seus familiares são apenas alguns dos exemplos do que a residência me trouxe nesses 2 anos. A dedicação tem que ser intensa, levando a exaustão muitas vezes, no entanto faria novamente se necessário!“ (Aiello, CP) - Residente 2013-2015

30 Obrigada!


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