A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Instituições responsáveis: *Universidade Federal de São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Instituições responsáveis: *Universidade Federal de São."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Instituições responsáveis: *Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina Biblioteca Central Prof. Dr. Antonio Rubino de Azevedo *BIREME/OPAS/OMS- Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Endereço do curso: Rua Botucatu 862- Vila Clementino São Paulo - SP e. mail:

2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Público alvo:Bibliotecários e documentalistas Duração do curso:12 meses Total de vagas:6 Carga horária total:1750 Carga horária teórica:350 Carga horária prática:1400 Período do curso:integral Horário:segunda a sexta-feira 8 às 17 horas Oferece bolsa de estudo.

3 Histórico Desafio para Biblioteca Central da UNIFESP/EPM e BIREME- Centro Latino Americano de Informação em Saúde para América Latina e Caribe sem experiência anterior em residência e internato. A idéia conjunta de estabelecer um programa para a capacitação do profissional, tornando-o especialista na área da saúde, frente às inovações da tecnologia da informação e às mudança decorrentes dessa tecnologia. Mudanças principalmente refletidas: organização do fluxo da informação intermediação e recuperação da informação em saúde

4 Fundamentos Conceito: O acesso adequado e atualizado à informação técnico- científica é essencial para o desenvolvimento econômico e social, especialmente para apoiar os processos de tomada de decisão na planificação, formulação e aplicação de políticas públicas ou para apoiar o desenvolvimento e a prática profissional em saúde. Contexto: O curso de especialização em informação em ciências da saúde (incluindo as ciências médico biológicas) se insere no contexto do desenvolvimento humano, na busca de eqüidade de acesso à informação e na contribuição para melhores condições de saúde da comunidade.

5 Objetivos -Capacitar bibliotecários e documentalistas em ciências da saúde em princípios e métodos para: - a organização e recuperação da informação; - nos processos de intermediação englobando a compreensão das necessidades e comportamentos informacionais de usuários e da comunidade social, e os processos relacionados com a produção, fluxos e usos da informação em ciências da saúde com conhecimento dos métodos de mediação. - Habilitar esses profissionais no uso de tecnologia da informação inserida no contexto social incluindo os ambientes social, político, legal, econômico e organizacional.

6 Metodologia Aulas são ministradas em áreas da saúde como Anatomia, Medicina, Farmacologia e Enfermagem com o objetivo de propiciar uma visão sistemática ao bibliotecário no auxílio ao desempenho de suas atividades. Anatomia – noções básicas de fisiologia, orgãos, funcionamento anatômico e terminologia médica. Farmacologia – história da farmacologia, grandes vultos, definiçoes, noções do mecanismo das drogas, seus compostos químicos, classificação das drogas (Neurotransmissoras, depressoras, estimulantes, agonistas, antagonistas)

7 Metodologia Enfermagem- o papel da enfermagem dentro do Hospital Universitário, e a disciplina como interligada a Medicina. Medicina- noções de Clinica Médica, o papel do médico na sociedade e no hospital, a categorização dos principais setores da Medicina. Classificação das principais doenças. Objetivo dessas disciplinas – Auxiliar aos profissionais no desempenho de suas atividades, tais como catalogação/classificação/indexação e levantamento bibliográfico, tendo uma visão geral da inserção dessas disciplinas no contexto da área médica.

8 Metodologia Capacitá-lo na operação de fontes de informação; na adoção, adaptação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de informação para a operação de fontes de informação nas condições econômicas, sociais e de infra-estrutura tecnológica. Como complementação as atividades convidamos professores conceituados para ministrar aulas de: Principais produtos documentários; políticas e avaliação de indexação; Informática médica e sistemas de informação em saúde; Divulgação e marketing dos produtos e serviços de uma biblioteca; Elaboração de projetos; Centro Cochrane no Brasil

9 Metodologia Apreendizagem em metodologias da Biblioteca Virtual em Saúde Metodologia de desenvolvimento de fontes da Biblioteca VIrtual em Saúde SciELO

10 Resultados Ao término do curso esperamos que os alunos: dominem o uso de metodologias de tratamento de informação em ciências da saúde; tenham condições para implantar e gerenciar produtos e serviços de informação em ciências da saúde a partir dos conhecimentos adquiridos; possam gerenciar recursos de informação em ciências da saúde; elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos de informação em ciências da saúde; utilizar tecnologias de informação;

11 Resultados interagir com usuários locais e remotos no atendimento de suas demandas informacionais; dominar técnicas de navegação e recuperação em recursos informacionais; desenvolver e disponibilizar serviços de Disseminação Seletiva de informação de acordo com os perfis de interesse pré- estabelecidos; desenvolver e aplicar programas de educação ao usuário; orientar na normalização e apresentação de trabalhos técnico-científicos;

12 Resultados Desenvolver fontes de informação de acordo com as demandas da comunidade; Gerar administrar bases de metadados; Elaborar programas de divulgação dos produtos e serviços; Elaborar políticas de parcerias e participação em consórcios; Dominar metodologias de pesquisa; Utilizar indicadores estatístico e bibliométricos na avaliação de coleções e serviços de informação

13 Resultados Utilizar e orientar os usuários no serviço de acesso aos documentos; Dominar terminologia e indexação de recursos informacionais; Estágio na biblioteca em todos os serviços desempenhados por um bibliotecários/documentalista na rotinas dos serviços, metodologia adotadas., gerando conhecimentos teóricos e práticos, para aquisição de ampla capacidade de trabalho.


Carregar ppt "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Instituições responsáveis: *Universidade Federal de São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google