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APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010

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Apresentação em tema: "APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010"— Transcrição da apresentação:

1 APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PROGRAMA FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNA-SUS Participação do CISBAF nos encontros da UNA- SUS APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO

2 CONVÊNIO CISBAF / MINISTÉRIO DA SAÚDE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO CISBAF / MINISTÉRIO DA SAÚDE

3 AÇÃO Qualificar em educação à distância 1000 (mil) profissionais de saúde distribuídos pelas categorias de médicos, enfermeiros e odontólogos, que atuam na Atenção Básica, preferencialmente no Programa de Saúde da Família, dos municípios integrantes do CISBAF, contemplando as atuais 284 equipes implantadas da estratégia e a expansão do PROESF II.

4 1ª REUNIÃO NO NERJ DEFINIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
REUNIÃO NO NERJ COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E CISBAF DEFINIU AS PARCERIAS BUSCANDO A COMPETÊNCIA E EXPERTISE DE CADA UMA PARA : FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO UNIGRANRIO / UERJ PLATAFORMAS EAD CEDERJ BERKELEY VISITA DO REPRESENTANTE DO MS AO CENTRO DE TREINAMENTO BERKELEY IDENTIFICOU EXPERTISE DO CENTRO PARA DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA INOVADORA DE SIMULAÇÃO DOS CENÁRIOS CLÍNICOS E INTERATIVOS DO CURSO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE DETERMINADA NA MODELAGEM DE EAD DA –UNA-SUS

5 2ª REUNIÃO COM OS PARCEIROS NO NERJ PARA DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
A UNIGRANRIO instituição Formadora da região com ampla experiência se comprometerá com a elaboração do Projeto Político- Pedagógico, produção de material didático através dos seus conteudistas, composição da biblioteca, com os tutores BERKELEY com expertise para o desenvolvimento midiático através de simuladores de cenários clínicos e interativos O CEDERJ/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Consórcio de Universidades Públicas para Educação Superior à Distância disponibilizará sua plataforma e a expertise em produção de material para os conteúdos teóricos do curso A UERJ - em cooperação técnica com a UNIGRANRIO será a responsável pelo Certificado de Especialista para os profissionais das três categorias

6 3ª REUNIÃO COM OS PARCEIROS NO NERJ PARA AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO CURSO
O MS disponibilizou material orientador para elaboração das etapas do curso como assim como : Documento para discussão Competências profissionais para egressos e temas abordados nos Cursos de Especialização em Saúde da Família da UnA-SUS, Competências profissionais e objetivos de aprendizado Competências profissionais na Estratégia Saúde da Família Conteúdos essenciais para os Cursos de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) Plano de Produção Etapas de Elaboração de Projetos e Execução do Curso Documento - Fluxo de trabalho esperado para as atividades das instituições de ensino superior integrantes do sistema UNA-SUS

7 OBJETIVOS DO CURSO Qualificar 1000 profissionais de saúde da ESF dos municípios integrantes do CISBAF em condutas clínicas baseadas em evidência nas áres de Medicina , Odontologia e Enfermagem,objetivando o acompanhamento longitudinal das doenças mais prevalentes da região sensíveis à atenção básica elencadas em estudos validados de morbidade da região realizados pelo consórcio. Desenvolver ao longo do curso as competências técnicas e comportamentais multiprofissionais.

8 VALIDAÇÃO DO ESTUDO DE PESQUISA DAS DOENÇAS MAIS PREVALENTES DA REGIÃO
Apresentação do Estudo sobre as 39 Doenças Mais Prevalentes da Região, sensíveis ao acompanhamento longitudinal e tratamento na AB, através de Nota Técnica para validação da Câmara Técnica da Atenção Básica do CISBAF. Buscou-se também dar subsídios aos gestores para garantir os insumos necessários a qualidade e eficiência da gestão na AB.para essas 39 enfermidades.

9 CARGA HORÁRIA PARA OS CURSOS À DISTÂNCIA E PRESENCIAL
Para Cursos com Certificação de Especialista são exigidas Carga Horária Mínima Total horas Curso Presencial % da carga horária total Curso à Distância % da carga horária total

10 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS
A formação para o trabalho em Saúde da Família envolve competências do campo cognitivo, afetivo, psicomotor e metacognitivo que são mais bem apreendidas a partir do contexto específico do local de trabalho do educando e de seu domínio prévio de cada um desses campos. Os cursos além de desenvolver competências próprias de cada categoria profissional devem desenvolver competências para o fazer coletivo (casos de solução multidisciplinar) em saúde O CISBAF dispõe de material para consulta disponibilizado pelo MS para competências multiprofissionais

11 SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Condições de Seleção Resposta ao questionário pelos profissionais integrantes das equipes da Estratégia da Saúde da Família dos municípios, objetivando a efetiva participação no curso, Termo de Liberação desses profissionais pelos gestores para garantir a carga horária exigida para Curso de Especialização, sendo contrapartida obrigatória do CISBAF no convênio com o Ministério da Saúde

12 QUALIFICAÇÃO PARA TUTORIA LOCAL
O desenvolvimento de cada aluno no curso será acompanhado no seu município por: 1- Tutores presenciais e orientadores de serviço, selecionados pela Universidade após capacitação para tutoria local. 2- À distância pelos tutores do curso à distância da Instituição Formadora e Coordenação do Curso, através de seu portfólio e de suas interações na plataforma multifuncional das instituições CEDERJ/BERKELEY.

13 DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS À DISTÂNCIA
Módulos de Conteúdos Técnicos O conteúdo será criado em 39 módulos multidisciplinar abrangendo as 39 patologias mais prevalentes na região, por especilidade.

14 DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS À DISTÂNCIA
Cenários Clínicos e Interativos O conteúdo será criado em 26 cenários clínicos bem como os cenários interativos a serem desenvolvidos focado para a capacitação de Médicos, Enfermeiros e Odontologistas do Programa Saúde da Família da Baixada Fluminense. Será levada em consideração a participação efetiva em cada patologia descrita por especialidade, bem como a interação desses profissionais nos casos de solução multidisciplinar.

15 MOMENTOS PRESENCIAIS O objetivo principal será a oportunidade pelos alunos de demonstrarem as ações modificadoras que já se evidenciam no dia a dia das equipes e os nós críticos que determinaram novos planejamentos e atividades no contexto multiprofissional.

16 PROCESSO DE AVALIAÇÃO Os alunos terão acesso a avaliações formativas automatizadas a todo tempo, e avaliações somativas ao final de cada módulo. Serão avaliados através das interações com orientadores, tutores e através do seu portfólio. A avaliação final é feita presencialmente pela apresentação de um trabalho de conclusão de curso


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