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APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010 PROGRAMA FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNA-SUS Participação do CISBAF.

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1 APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO PROGRAMA FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNA-SUS Participação do CISBAF nos encontros da UNA- SUS

2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONVÊNIO CISBAF / MINISTÉRIO DA SAÚDE

3 AÇÃO Qualificar em educação à distância 1000 (mil) profissionais de saúde distribuídos pelas categorias de médicos, enfermeiros e odontólogos, que atuam na Atenção Básica, preferencialmente no Programa de Saúde da Família, dos municípios integrantes do CISBAF, contemplando as atuais 284 equipes implantadas da estratégia e a expansão do PROESF II.

4 1ª REUNIÃO NO NERJ DEFINIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS REUNIÃO NO NERJ COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E CISBAF DEFINIU AS PARCERIAS BUSCANDO A COMPETÊNCIA E EXPERTISE DE CADA UMA PARA : FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO UNIGRANRIO / UERJ PLATAFORMAS EAD CEDERJ BERKELEY VISITA DO REPRESENTANTE DO MS AO CENTRO DE TREINAMENTO BERKELEY IDENTIFICOU EXPERTISE DO CENTRO PARA DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA INOVADORA DE SIMULAÇÃO DOS CENÁRIOS CLÍNICOS E INTERATIVOS DO CURSO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE DETERMINADA NA MODELAGEM DE EAD DA –UNA-SUS

5 2ª REUNIÃO COM OS PARCEIROS NO NERJ PARA DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS A UNIGRANRIO instituição Formadora da região com ampla experiência se comprometerá com a elaboração do Projeto Político- Pedagógico, produção de material didático através dos seus conteudistas, composição da biblioteca, com os tutores BERKELEY com expertise para o desenvolvimento midiático através de simuladores de cenários clínicos e interativos O CEDERJ/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Consórcio de Universidades Públicas para Educação Superior à Distância disponibilizará sua plataforma e a expertise em produção de material para os conteúdos teóricos do curso A UERJ - em cooperação técnica com a UNIGRANRIO será a responsável pelo Certificado de Especialista para os profissionais das três categorias

6 3ª REUNIÃO COM OS PARCEIROS NO NERJ PARA AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO CURSO  O MS disponibilizou material orientador para elaboração das etapas do curso como assim como : Documento para discussão a.Competências profissionais para egressos e temas abordados nos Cursos de Especialização em Saúde da Família da UnA-SUS, b.Competências profissionais e objetivos de aprendizado c.Competências profissionais na Estratégia Saúde da Família d.Conteúdos essenciais para os Cursos de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA- SUS) e.Plano de Produção Etapas de Elaboração de Projetos e Execução do Curso Documento - Fluxo de trabalho esperado para as atividades das instituições de ensino superior integrantes do sistema UNA-SUS

7 OBJETIVOS DO CURSO  Qualificar 1000 profissionais de saúde da ESF dos municípios integrantes do CISBAF em condutas clínicas baseadas em evidência nas áres de Medicina, Odontologia e Enfermagem,objetivando o acompanhamento longitudinal das doenças mais prevalentes da região sensíveis à atenção básica elencadas em estudos validados de morbidade da região realizados pelo consórcio.  Desenvolver ao longo do curso as competências técnicas e comportamentais multiprofissionais.

8 VALIDAÇÃO DO ESTUDO DE PESQUISA DAS DOENÇAS MAIS PREVALENTES DA REGIÃO  Apresentação do Estudo sobre as 39 Doenças Mais Prevalentes da Região, sensíveis ao acompanhamento longitudinal e tratamento na AB, através de Nota Técnica para validação da Câmara Técnica da Atenção Básica do CISBAF.  Buscou-se também dar subsídios aos gestores para garantir os insumos necessários a qualidade e eficiência da gestão na AB.para essas 39 enfermidades.

9 CARGA HORÁRIA PARA OS CURSOS À DISTÂNCIA E PRESENCIAL Para Cursos com Certificação de Especialista são exigidas Carga Horária Mínima Total horas Curso Presencial % da carga horária total Curso à Distância % da carga horária total

10 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS 1)A formação para o trabalho em Saúde da Família envolve competências do campo cognitivo, afetivo, psicomotor e metacognitivo que são mais bem apreendidas a partir do contexto específico do local de trabalho do educando e de seu domínio prévio de cada um desses campos. 2)Os cursos além de desenvolver competências próprias de cada categoria profissional devem desenvolver competências para o fazer coletivo (casos de solução multidisciplinar) em saúde O CISBAF dispõe de material para consulta disponibilizado pelo MS para competências multiprofissionais

11 SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS Condições de Seleção  Resposta ao questionário pelos profissionais integrantes das equipes da Estratégia da Saúde da Família dos municípios, objetivando a efetiva participação no curso,  Termo de Liberação desses profissionais pelos gestores para garantir a carga horária exigida para Curso de Especialização, sendo contrapartida obrigatória do CISBAF no convênio com o Ministério da Saúde

12 QUALIFICAÇÃO PARA TUTORIA LOCAL O desenvolvimento de cada aluno no curso será acompanhado no seu município por: 1- Tutores presenciais e orientadores de serviço, selecionados pela Universidade após capacitação para tutoria local. 2- À distância pelos tutores do curso à distância da Instituição Formadora e Coordenação do Curso, através de seu portfólio e de suas interações na plataforma multifuncional das instituições CEDERJ/BERKELEY.

13 DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS À DISTÂNCIA Módulos de Conteúdos Técnicos O conteúdo será criado em 39 módulos multidisciplinar abrangendo as 39 patologias mais prevalentes na região, por especilidade.

14 DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS À DISTÂNCIA Cenários Clínicos e Interativos O conteúdo será criado em 26 cenários clínicos bem como os cenários interativos a serem desenvolvidos focado para a capacitação de Médicos, Enfermeiros e Odontologistas do Programa Saúde da Família da Baixada Fluminense. Será levada em consideração a participação efetiva em cada patologia descrita por especialidade, bem como a interação desses profissionais nos casos de solução multidisciplinar.

15 MOMENTOS PRESENCIAIS  O objetivo principal será a oportunidade pelos alunos de demonstrarem as ações modificadoras que já se evidenciam no dia a dia das equipes e os nós críticos que determinaram novos planejamentos e atividades no contexto multiprofissional.

16 PROCESSO DE AVALIAÇÃO  Os alunos terão acesso a avaliações formativas automatizadas a todo tempo, e avaliações somativas ao final de cada módulo.  Serão avaliados através das interações com orientadores, tutores e através do seu portfólio.  A avaliação final é feita presencialmente pela apresentação de um trabalho de conclusão de curso


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