A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO CIENTÍFICO. Texto científico é aquele que utiliza: -conceitos -teorias -linguagem complexa -ordem de raciocínio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO CIENTÍFICO. Texto científico é aquele que utiliza: -conceitos -teorias -linguagem complexa -ordem de raciocínio."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO CIENTÍFICO

2 Texto científico é aquele que utiliza: -conceitos -teorias -linguagem complexa -ordem de raciocínio

3 O texto científico deve ser capaz de: permitir uma compreensão global do conteúdo permitir uma interpretação crítica do texto auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico fornecer instrumentos para o trabalho intelectual

4 Podemos analisar um texto científico de três formas diferentes: Análise Textual Análise Temática Análise Interpretativa

5 Análise Textual Marque no texto: -anotações nas margens -Nos parágrafos, quais são as idéias principais -Invente símbolos para marcar o que você julga ser importante, -Busque informações complementares sobre os fatos citados no texto, sobre as doutrinas e linhas de pensamento apresentados -Faça um esquema do texto

6 ESQUEMA registro gráfico (bastante visual) dos pontos principais de um determinado conteúdo evidenciar o esqueleto do texto apresentando a organização lógica das idéias e a relação entre elas ser o mais fiel possível ao texto, limitando-se a reproduzir e compreender o conteúdo esquematizado utilizar símbolos para relacionar as idéias esquematizadas, como setas para indicar que uma idéia leva à outra, sinais de igual para indicar semelhança ou cruzes para indicar oposição, etc. é igualmente útil utilizar chaves ou círculos para agrupar idéias semelhantes

7 FICHAMENTO Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados: 1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura 2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. 3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra. 4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras. 5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.

8 RESUMO Redução a termos breves e precisos a parte essencial de um tema, por exemplo: deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto Logicamente estruturado: a) deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo b) idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas.

9 RESUMO INDICATIVO Abstract (resumo, em inglês): indica os pontos principais de um texto sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc.

10 RESUMO INFORMATIVO Summary - informa o leitor sobre outras características do texto. - informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos.

11 RESENHA Ou Resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa identificando: 1. Qual o tema tratado pelo autor? 2. Qual o problema que ele coloca? 3. Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema? 4. Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

12 ANÁLISE TEMÁTICA Deve-se recuperar: o tema do texto o problema que o autor se coloca a idéia central e as secundárias do texto Aqui é necessário reconstruir o raciocínio do autor recuperando seu processo lógico.

13 ANÁLISE INTERPRETATIVA É a interpretação da mensagem do autor, para isso: a)situar o texto no contexto da vida e obra do autor, bem como no contexto de outros textos sobre aquele assunto b) explicitar os pressupostos dos quais o autor parte, suas teorias, as correntes de pensamento às quais ele se filia, seus paradigmas, etc. c) criticar o texto com relação à sua coerência, validade, originalidade, profundidade e alcance.

14

15 PROJETO DE PESQUISA Definições: É uma proposta teórica prévia, formulada a respeito de determinado assunto. É a previsão de todas as etapas da pesquisa. Esta deve responder às questões: 1. O quê? 2. Por que? 3. Onde? 4. Como? 5. Quando? 6. Quem?

16 1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Requer clareza a respeito do campo do conhecimento a que pertence o assunto Deve determinar o lugar que ocupa no tempo e no espaço.

17 2. JUSTIFICATIVA: Menciona-se a pretensão do trabalho e seu valor nos seguintes aspectos: a) RELEVÂNCIA CIENTÍFICA: O que essa pesquisa pode acrescentar à ciência? b) RELEVÂNCIA SOCIAL: Que benefício pode trazer à comunidade? c)INTERESSE: O que levou à escolha do tema? d) VIABILIDADE: Quais as possibilidades concretas desta pesquisa?

18 3.DELIMITAÇÃO E ENUNCIADO DO PROBLEMA: O problema deve ser formulado de forma interrogativa; O problema deve ser claro e preciso; O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável

19 4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE: Idéia geral a ser comprovada no decorrer da pesquisa; São respostas provisórias, anteriores à pesquisa Deve ser fundada em conhecimento prévio; Deve ser verificável; É formulada por uma afirmação;

20 5. ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS: Objetivo geral: significa traçar as principais metas que nortearão a pesquisa; Objetivos específicos: cada objetivo específico atinge um ponto de vista do tema, um ângulo a ser pesquisado

21 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA: Representa a descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados na pesquisa. Define os seguintes aspectos: a) O caminho a ser percorrido: métodos de abordagem e método de procedimentos b) Os instrumentos de pesquisa a serem utilizados c) Delimitação do universo da pesquisa

22 7. REFERÊNCIAS TEÓRICAS: Exige capacidade de elaboração própria e espírito crítico; Contribui com informações inovadoras, acrescentando algo novo ao conhecimento já existente; Requer um levantamento bibliográfico cuidadoso, para analisar as contribuições já expressas acerca do assunto, capazes de esclarecer o fenômeno investigado.

23 8. CRONOGRAMA: É a previsão do ritmo de desenvolvimento da pesquisa, esclarecendo acerca do tempo necessário para cada uma das fases

24 MÉTODOS DE PESQUISA

25 Método Dedutivo x Indutivo DEDUTIVOS Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira Toda a informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. INDUTIVOS Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira,mas não necessariamente verdadeira. A conclusão encerra informação que não estava,nem implicitamente, nas premissas.

26 Métodos Científicos Método Dedutivo: – Todo mamífero tem um coração. – Ora, todos os cães são mamíferos. – Logo, todos os cães têm um coração. Método Indutivo: – Todos os cães que foram observados tinham um coração. – Logo, todos os cães têm um coração.

27 Introdução Formulação clara e simples do tema da investigação; É a apresentação sintética da questão, importância da metodologia e rápida referência a trabalhos anteriores realizados sobre o mesmo assunto.

28 Desenvolvimento Fundamentação lógica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade é expor e demosntrar. No desenvolvimento, podem-se levar em consideração três fases ou estágios: a) Explicação: é apresentar o sentido de uma noção, é analisar e compreender, procurando suprimir o ambiguo ou obscuro. b) Discussão: explica, discute, fundamenta e enuncia as proposições. c) Demonstração: dedução lógica do trabalho. Demostra que as proposições, para atingirem o objetivo formal do trabalho e não se afastarem do tema, devem obedecer a uma seqüência lógica.

29 Conclusão Fase final do trabalho de pesquisa, mas não somente um fim. A conclusão consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes nas duas primeiras partes do trabalho.

30 MAPA MENTAL Mapas mentais são essencialmente diagramas hierárquicos (em árvore) que representam informações e conhecimentos de forma: 1) textual, ilustrada ou ambas 2) sintética 3) organizada e nivelada

31

32 DEFESA PÚBLICA - BANCA

33 1)Desinibição 2) Domínio do Foco 3) Prática com implementos tecnológicos,principalmente microfone, quando for o caso 4) Objetividade na explanação e nas respostas 5) Ter um fichamento integral do trabalho para facilitação das respostas.

34 6) Olhar sempre com objetividade para a banca. 7) Quando responder algum questionamento, olhar diretamente para quem perguntou, e também para a audiência local. 8) Não andar em descompasso pelo ambiente enquanto apresenta o seu trabalho. 9) Não ficar estático enquanto apresenta o seu trabalho. 10)Ter sempre muita água por perto, caso a boca seque.

35 11) Chegar bem antes no local da apresentação para ambientar-se e preparar-se e administrar a “atmosfera” do ambiente. 12) Só levar o material que irá utilizar. Não encher a mesa ou livros e papeis desnecessários. Seja objetivo na utilização do material. 13) Usar uma roupa leve, mesmo que esteja no inverno, desde que o agasalhe. 14) Usar roupas com tons fortes ou suaves a seu gosto, mas não use tons berrantes, nem tons completamente apagados. Dica: tons leves para roupas básicas, com gravata de cor vibrante a seu gosto. 15) Usar de preferência uma peça de roupa branca.

36 16) Não correr com o texto, ao falar sobre o tema, mesmo que esteja entusiasmado ou nervoso. 17) Não falar devagar ou baixo demais e nunca num tom contínuo. Isso normalmente gera sono e enfado. 18 ) Acreditar no poder da sua pesquisa. 19) Da noite anterior, até o momento da apresentação, não pegar mais no material estudado. Dê um “tempo” para o descanso da sua mente. 20)Seja qual for o questionamento ou resultado, mantenha a calma e a serenidade, lembrando que esta é uma etapa da sua formação já concluída e que a apresentação é apenas a confirmação de todo o seu esforço e dedicação.


Carregar ppt "TEXTO CIENTÍFICO. Texto científico é aquele que utiliza: -conceitos -teorias -linguagem complexa -ordem de raciocínio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google