A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS

2 a) CONCEITO/NOÇÕES O que é a aprendizagem colaborativa? “A cooperação colaboração é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarmos todos.” Virginia Burden in Lopes & Silva (2009, p. 3) E qual a diferença/semelhança desta com a aprendizagem cooperativa?

3 A cooperação seria realizada pela divisão de trabalho entre os participantes, como uma atividade em que cada pessoa é responsável por uma porção da resolução do problema. Na cooperação, a tarefa é dividida hierarquicamente em subtarefas independentes. “A coordenação das atividades cooperativas é apenas obrigatória na montagem dos resultados parciais… A colaboração caracteriza-se pelo ajuste mútuo dos participantes num esforço coordenado para a resolução conjunta do problema. Na colaboração, o processo cognitivo pode ser dividido em camadas entrelaçadas. …enquanto a colaboração é uma atividade coordenada, sincronizada que é resultado de um esforço continuado de construir e manter uma conceção compartilhada de um problema."

4

5 b) OBJETIVOS Pretende-se trabalhar com a turma de Educação e Formação de Adultos Nível Básico 3 a construção de textos dramáticos orientados e a sua dramatização, por grupos, de forma a colocarem em prática todo o saber anteriormente adquirido. É a atividade que finaliza a abordagem ao texto dramático, no módulo B. Após uma apresentação em Powerpoint com todas as diretrizes para a elaboração do trabalho, da qual é dada cópia a todos, os grupos trabalham no tema sorteado no GoogleDocs, sob orientação da formadora, que serve de mediadora e reguladora de aprendizagem, mas não só…

6 Isto porque os grupos terão a oportunidade de colocar dúvidas, publicar o texto para revisão no blogue da formadora criado para o efeito (http://ameliaferreira74.blogspot.pt/), ferramenta a que todo o grupo terá acesso, para os formandos e a formadora interagirem, trocarem opiniões e darem sugestões, pois passa a ser a via privilegiada, segundo as diretrizes veiculadas.http://ameliaferreira74.blogspot.pt/ Depois de todos os textos estarem prontos no tempo definido, e devidamente revistos, são preparadas e feitas as representações, que são filmadas para publicação no Youtube e num grupo criado no Facebook.

7 De forma a desenvolver o espírito crítico, todos os elementos devem tecer um comentário final fundamentado no blogue, que envolva as diferentes fases da atividade e o seu resultado.

8 c) FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS Nesta atividade, a formadora começa por recorrer a uma apresentação em Powerpoint. Quando elaboram o texto, os formandos utilizam o GoogleDocs (para apreenderem novas potencialidades do Google, partilharem entre os elementos do grupo o que vai sendo feito e usarem uma alternativa ao Word) e, para dúvidas, questões, sugestões e postagens de texto para revisão, isto é, para todo o processo de elaboração de texto e preparação da representação, utilizam o blogue http://ameliaferreira74.blogspot.pt/, que apresenta a resumo da atividade e espera ser um espaço colaborativo por parte de todos os intervenientes na atividade.http://ameliaferreira74.blogspot.pt/

9 Aquando da representação, será utilizada uma câmara de vídeo, para posterior partilha do resultado no Youtube e no Facebook, criando um grupo para tal, pois a visibilidade é diferente.

10 d) Três argumentos justificativos de que é aprendizagem colaborativa: No texto “Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki”, de Paulo A.Lourenço Dias e Isolina Oliveira, podemos encontrar os argumentos necessários de que esta atividade promove uma aprendizagem colaborativa, já que a mesma: 1)Desenvolve a competência de escrita, cria hiperligações e permite o debate, baseado em experiências. 2)Promove a interação, onde o participante vai refletindo cada vez mais, aprendendo com os outros. 3)Favorece a negociação, privilegiando a construção de aplicações de aprendizagem colaborativa.

11 Referências bibliográficas: Dias, P.A.L.& Oliveira, I. (2011). Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki. Lisboa. Silva, S.M. (2011). Itinerários de aprendizagem colaborativa/cooperativa em contexto online. Lisboa. Costa, H. & Oliveira, I. (2013). As redes sociais no apoio ao ensino presencial – um instrumento de avaliação. Lisboa. Página da internet consultada http://autoria.weebly.com/materiais-de-apoio5.htmlhttp://autoria.weebly.com/materiais-de-apoio5.html (consulta de artigos sobre blogs, texto coletivo) http://avampel4.wikispaces.com/http://avampel4.wikispaces.com/ (para consulta sobre as diferentes ferramentas tecnológicas)


Carregar ppt "TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google