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Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.

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1 Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem

2 Jurandir Peinado Durante longo tempo houve uma pujante navegação de cabotagem. Os famosos navios ITA´s. Extinta a companhia costeira de navegação. Cabotagem feira por persistentes empresários sem os mesmos incentivos e financiamentos que o modal rodoviário. Além da impiedosa burocracia imposta. Concedida concessão para grandes armadores atuarem na cabotagem, maioria dos armadores brasileiros da cabotagem quebra. Em 08/01/97 lei possibilita bandeira estrangeira atuar na cabotagem. Brasil fica a mercê dos interesses estrangeiros sazonais. A partir de 97 empresas de navegação de longo curso brasileiras recuperam a navegação de cabotagem re-estabelecendo a tradicional linha Santos-Manaus. Panorama da Cabotagem O transporte aquaviário se caracteriza pela capacidade de mover grandes volumes de carga, a grandes distâncias e baixo custo Fonte: RODRIGUES, Paulo: Sistemas de transportes no Brasil

3 Jurandir Peinado Panorama da Cabotagem O transporte aquaviário engloba a navegação de longo curso, de longo curso e de cabotagem ao longo da costa. É o modal mais antigo de todos os modais Das 452 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros em 1999, 129 milhões corresponderam ao transporte por cabotagem e apenas 10 milhões corresponderam a navegação interior. O transporte por cabotagem cresceu 32% entre 1995 e 1999. Fontes : Os Serviços Portuários: Preço e Desempenho – Geipot, 2001; Aliança navegação, Mercosul lines Evolução do número de navios na cabotagem

4 Jurandir Peinado Panorama da Cabotagem O principal obstáculo para o crescimento do setor é a baixa disponibilidade de navios de cabotagem de contêineres Fontes: Aliança Navegação e Mecosul lines Apesar do aumento do número de navios porta contêineres, o número de saídas é apontado como uma restrição ao uso deste modal pelos embarcadores.

5 Jurandir Peinado Fonte: Pesquisa Aquaviários CNT - 2002 Panorama da Cabotagem Os produtos transportados possuem alto valor agregado gerando um alto custo de oportunidade principalmente no Brasil

6 Jurandir Peinado Panorama da Cabotagem A geografia aponta uma vocação marítima brasileira. A menos de 200 km da costa tem-se 85% da população e 83% de todas as receitas. Para a cabotagem crescer e se sustentar, é preciso: Colocar em prática leis que garantam maior agilidade e eficiência nos portos Viabilizar a aquisição de navios competitivos para cabotagem Viabilizar alternativas para portos com restrições de acesso ou de crescimento Fonte: CNT COPPEAD – o transporte de cargas no Brasil

7 Jurandir Peinado Fonte: Pesquisa CNT Pesquisa transporte Cabotagem A pesquisa foi realizada em 2001 pela CNT. Foram entrevistados 162 empresas que utilizam este modal em cargas gerais (pulverizada e em contêineres) A pesquisa concentrou sua atenção na carga geral em função de seu crescimento ao longo dos últimos anos. o universo é composto pelos clientes da aliança navegação e da Docenave.

8 Jurandir Peinado Pesquisa transporte Cabotagem As informações levantadas na pesquisa indicam elevado potencial de crescimento da navegação de cabotagem no Brasil 34,6% dos clientes, regulares da cabotagem, transportam menos de 5% do total de suas mercadorias por este modal Mais uma vez a freqüência e regularidade nas rotas são apontadas como condições necessárias para o crescimento da procura

9 Jurandir Peinado Pesquisa transporte Cabotagem Embora existam tentativas, os transportadores rodoviários não podem competir em preço com este modal em longas distâncias e grandes volumes de carga

10 Jurandir Peinado Pesquisa transporte Cabotagem A principal vantagem da cabotagem, sem dúvida é o custo do frete, aliada a segurança da carga. A integridade da carga também e fator de competitividade

11 Jurandir Peinado Pesquisa transporte Cabotagem A saída para o modal rodoviário é se aliar ao transporte de cabotagem, fazendo a distribuição doméstica, fracionada e de pequenas distâncias

12 Jurandir Peinado Pesquisa transporte Cabotagem O setor público precisa reduzir a burocracia nos portos, além é claro de investir na infra estrutura portuária de transportes

13 Jurandir Peinado AtributoBoaRegularRuimNS/NR Imagem das empresas de navegação 76,217,76,2 Satisfação com o tempo de operação e liberação de cargas no porto 42,329,228,5 Infra estrutura dos terminais 50,831,510,86,9 Qualidade dos serviços 75,920,52,70,9 Tempo médio de transporte 50,036,613,4 Adequação do gerenciamento de risco 89,26,93,8 Integridade das cargas 93,16,20,8 Canal de comunicação 82,313,83,8 Tempo de espera 64,423,86,93,8 Tarifas cobradas 29,269,21,5 Prazo de entrega 56,236,96,9 Pesquisa transporte Cabotagem A utilização do sistema só não é maior pela cultura “rodoviarista” e desconhecimento das vantagens e desvantagens do modal


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