A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan. ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan. ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan

2 ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética da emoção.

3 “A anatomia diz que o coração está do lado esquerdo do peito. Em mim, ela enlouqueceu, pois eu sou todo coração.” (Maiakoviski)

4  Momento histórico  Momento histórico: Guerras napoleônicas (desdobramento da Revolução Francesa). O legado da 1ª Revolução Industrial. O liberalismo francês. A vinda da família real portuguesa para o Brasil. O período Joanino (1808-1821). A Independência (1822).

5  O Romantismo inaugura a Era Nacional da Literatura Brasileira.  Em 1822, tornamo-nos independentes politicamente de Portugal.  Obra que inaugura o Romantismo: Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, o “romântico arrependido”.

6 O Romantismo se divide em O Romantismo se divide em:  Poesia Romântica, dividida em três gerações.  Prosa Romântica, precursora da novela televisiva, “romances de folhetins”.  Teatro Romântico, marcada por Martins Pena. O Romantismo é a estética da emoção.

7 Aspectos centrais: Liberdade de criação e de expressão – a liberdade de pensamento e de criação faz do romântico um opositor natural do Classicismo e do Neoclassicismo (Arcadismo). Sentimentalismo – supervalorização do amor – o coração é a medida mais exata da existência; o amor é o valor supremo da vida. Idealização – a fuga da realidade vai se manifestar ora pela criação de um mundo ideal (cenários maravilhosos, exóticos e luxuosos), ora pela morte.

8 Aspectos centrais: Agradar ao público- a literatura romântica reflete o gosto burguês da época, público consumidor-leitor das obras. Forte nacionalismo – valorização do passado histórico, da cor local, orgulho pela pátria (ufanismo).

9 Aspectos centrais: Culto à natureza – a natureza exótica, exuberante e riquíssima, vista como inspiração, motivo de orgulho, refúgio onde o poeta busca conforto e identidade, espelho que reflete o estado da alma do artista. A todos esses sentimentos acrescenta-se a religiosidade, que vê a natureza como expressão da força divina. Indianismo – o indígena é a figura idealizada do herói nacional: valoroso, nobre, defensor e servidor da mulher amada, que o torna um personagem mítico, com características do herói branco, de cavaleiro medieval.

10 Características Características:  Coração + Emoção = Supervalorização do sentimento = Sentimentalismo exagerado.  Sentimento Humanista  Exaltação da natureza.  Exaltação do índio.

11 Modelos clássicos seguidos com certo rigor – maior disciplina Formas poéticas fixas A arte tende ao geral, ao universal Inspiração na Antiguidade Clássica – paganismo Certa elitização – erudição Impessoalidade, objetividade Apelo à inteligência – predomínio da razão Homem em equilíbrio A natureza é decorativa Não há modelos as serem seguidos com rigor – maior liberdade Versificação mais livre A arte tende ao particular, individual Inspiração na Idade Média – cristianismo Motivos mais populares Pessoalidade, subjetividade Apelo à imaginação, à sensibilidade – predomínio da emoção Homem em liberdade A natureza é expressiva ARCADISMOROMANTISMO

12 1ª Geração Aspectos essenciais: Produzida pelos viajantes que aqui estiveram. Influências de Jean-Jacques Rousseau (o mito do bom selvagem). Predomínio do nacionalismo e patriotismo. Indianismo e culto à natureza. Forte religiosidade. Poesia amorosa, idealizante e marcadamente sentimental.

13 1ª Geração Principais autores e obras: Gonçalves de Magalhães Poeta de importância mais histórica do que literária. Suspiros poéticos e saudades (1836). A confederação dos Tamoios (poema épico).

14 1ª Geração Gonçalves Dias Um dos poetas fundamentais da literatura brasileira  poesia humanista. Principais obras foram de poesia indianista e poesia lírico- amorosa (frustração no amor / natureza e saudades de sua terra natal). Primeiros Cantos Segundos Cantos Últimos Cantos Os timbiras (poesia) Leonor de Mendonça (teatro)

15 Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. Canção do exílio Gonçalves Dias

16 2ª Geração Aspectos essenciais: Também chamada de geração byroniana ou Ultra- Romantismo. Influências de Lord Byron, poeta libertino inglês (principalmente), Musset e Lamartine. Subjetivismo, egocentrismo, tendendo ao sonho e à evasão (fuga) da realidade.

17 2ª Geração Aspectos essenciais: Temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio. Forte tendência para o devaneio, o erotismo difuso ou obsessivo, a melancolia, o tédio, o pessimismo e insatisfação. Obsessão pela imagem da morte. O medo de amar, o amor platônico e irrealizado.

18 2ª Geração Álvares de Azevedo O maior nome da 2ª geração. Obra influenciada por Lord Byron e por Musset, dos quais herdou as características de sarcarmos, ironia e autodestruição. Poeta da dúvida. Obra traz o amor idealizado e que nunca se materializa: daí a frustração, o sofrimento e a dor. Lira dos vinte anos (poesia) Noite na taverna (contos) Macário (teatro)

19 2ª Geração Casemiro de Abreu Apesar de pouca qualidade técnica, fez sucesso na época. Poeta da saudade. Temas: saudade, infância, família e amor platônico. Seus últimos poemas são marcados pelo pessimismo. As Primaveras

20 “Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais.” (Casemiro de Abreu)  O Presente é angustiante.  O passado não sabe o lugar dele, pois insiste em estar presente.

21 2ª Geração Junqueira Freire Junqueira Freire Obra composta de 2 livros que refletem as contradições e atribulações de sua vida. Temas: vida religiosa x vida mundana; obsessão pela morte. Inspirações do claustro Contradições poéticas

22 2ª Geração Fagundes Varela Autor de transição entre a 2ª e a 3ª gerações. Sua obra abrangeu quase todos os temas do Romantismo. Uma 1ª fase de sua obra engloba as produções da década de 60, em que se misturam o mal-do-século, o patriotismo, a luta abolicionista, a natureza e a morte. Sua 2ª fase, início da década de 70, caracteriza-se pelo misticismo religioso. A religião torna-se seu escape, uma espécie de redenção de seus sofrimentos pessoais.

23 3ª Geração Aspectos essenciais: Inspiração no profetismo de Víctor Hugo. Também considerada como Geração Condoreira ou Condoreirismo – estilo grandioso, retórico, com uma linguagem que visa à grandiloquência.  Lembrar da ave condor. Contempla as produções poéticas dos momentos finais do Romantismo no Brasil e muito próximas do Realismo.

24 3ª Geração Aspectos essenciais: É a poesia social e libertária do Romantismo, que se volta para as temáticas sociais e políticas. O amor platônico perde espaços, que vão sendo ocupados por manifestações mais sensuais e até eróticas de amor; a mulher se apresenta mais real e palpável.

25 3ª Geração Principais autores e obras: Castro Alves Castro Alves O amor some da 3ª geração. Poeta da liberdade; poeta abolicionista. Sua poesia, além de apresentar o caráter individualista e amoroso, também é de cunho social, abolicionista e liberal.

26 3ª Geração Castro Alves Erotização com sensualismo. Castro Alves abandona a visão platônica e imaginária da 2ª geração e adota uma postura em que se destaca o sensualismo ousado, carnal da experiência amorosa plena. Espumas flutuantes A cachoeira de Paulo Afonso Os escravos (poesia) Gonzaga ou Revolução de Minas (teatro)

27 Prosa romântica: Os romances românticos brasileiros tiveram grande aceitação pelo público burguês à época. Novela: Escrava Isaura... Romance histórico, indianista, urbano e regionalista

28 Características: Estrutura folhetinesca o episodismo Mulher, amor, herói Maniqueísmo: o triunfo do bem e a punição do mal, com intenção moralizante. Literatura de cor local, que procurava detalhar os costumes da época. Comunhão entre a natureza e os sentimentos dos personagens. Prosa romântica:

29 Características: Personagens lineares (comportamento previsível). Os protagonistas normalmente são dotados de todas as virtudes físicas e morais, e os antagonistas são claramente caracterizados como tais. Obediência à seguinte dinâmica do amor: Happy Normalmente, as histórias apresentam Happy End End ou um final trágico. homem mulher intrigas separação Casal reconciliado

30 Prosa romântica: Podemos dividir os romances românticos em: Urbanos (citadinos ou de costumes) Regionalistas Indianistas Históricos A ação retrata a vida na corte (cidade do Rio de Janeiro) ou adjacências A ação retrata a vida rural O índio aparece como protagonista, em seu estado primitivo A ação se ambienta num passado remoto

31 Prosa romântica: Principais autores e obras: Teixeira e Sousa Teixeira e Sousa 1º Romance romântico brasileiro: O filho do pescador.

32 Prosa romântica: Principais autores e obras: Joaquim Manuel de Macedo Joaquim Manuel de Macedo Autor popular Enredos fáceis, cenas previsíveis, final feliz, trunfo do amor Descreve costumes da sociedade da época Linguagem simples “A moreninha”

33 Prosa romântica: Principais autores e obras: José de Alencar Consolidador do Romance brasileiro. Valorizava a pátria. Escreveu em todas as modalidades da prosa romântica. Carrega suas obras de adjetivos e de descrições pitorescas. Enredos fáceis, cenas previsíveis, final feliz, trunfo do amor Romances urbanos: Diva, Lucíola, Senhora. Romances indianistas: O Guarani, Ubirajara, Iracema. Romances regionalistas: O tronco do Ipê, O sertanejo, O gaúcho. Romances históricos: A guerra dos Mascates, As minas de prata.

34 Prosa romântica: Principais autores e obras: Visconde de Taunay Visconde de Taunay Escritor regionalista. Escreveu: A retirada de Laguna, Inocência Manuel Antônio de Almeida Manuel Antônio de Almeida Única obra: Memórias de um sargento de milícias. Prenuncia do Realismo Franklin Távora Franklin Távora Regionalista nordestino. Opositor de José de Alencar. O Cabeleira.

35 Prosa romântica: Principais autores e obras: Bernardo Guimarães Bernardo Guimarães Criador do romance regionalista. Escreveu: O seminarista (final trágico) A escrava Isaura (final feliz)

36 ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan. ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google