A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12 SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 - Geom. Configuração geométrica com duas dimensões. SUPERFÍCIE: forma de organização do espaço : presença simultânea de duas dimensões: Altura e Largura.

13 A superfície é o suporte, a base, onde os outros elementos podem se manifestar. A superfície é extremamente generosa e se doa para que os outros elementos da arte possam se expressar e normalmente "desaparece" para a nossa consciência. Ela é o primeiro elemento a ter uma realidade concreta, na sequência ponto, linha e plano. A linha e o ponto são imateriais enquanto que a superfície pode ser tocada (OSTROWER, 1983)..

14 A superfície é bidimensional, possui as duas dimensões da altura e largura. Quando tem suas bordas delimitadas, podemos dizer que a superfície é fechada. Mas pode ter também suas bordas abertas, tendendo, portanto a se unir com a superfície do fundo

15 São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem, principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais.visuais São as qualidades mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de uma comunicação visual. Três são as características das superfícies em uma comunicação visual: a cor, a luminosidade e a textura. Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.

16 Estas são as três qualidades que se pode observar em uma superfície, separadas apenas para fins de demonstração.

17

18 Dürer imita a textura dos pelos de uma lebre em sua pintura Lebre jovem, 1502

19

20

21 A textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a pele de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície “sentimos” se a superfície é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é por isso uma sensação visual ou táctil.

22 Áspera ou lisa, acolhedora ou espinhosa, a textura é a característica das superfícies que sentimos com o tato. A textura é a pele da comunicação visual, sendo a qualidade determinante da sensualidade das superfícies. É também uma determinante para definir o material de que são feitas as figuras e os objetos. Um piso de mármore, uma coluna de cedro, um tecido de veludo azul, anéis de ouro reluzente, a pele cálida e relaxada, todos são representados através de suas texturas.

23 textura de madeira textura de palha trançada textura de tecido textura de pedra

24 Aspectos visuais Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em: natural; artificial.

25 TEXTURAS NATURAIS Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza. Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeiras, folhas e rochas. Então textura significa ato de tecer,podemos observar texturas em todos os ambientes e materiais diversos.

26 tomate Pele humana Pele de lagarto alface Tronco de árvore

27 TEXTURAS ARTIFICIAIS São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O homem desde sempre tenta criar nas superfícies e objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

28 Para obtermos texturas artificiais em uma representação gráfica, pode-se utilizar os seguintes processos:  fricção,  impressão  decalque  construção.

29 A textura artificial é a linha e o volume, também é um elemento visual nas artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera e tinta. Para criá-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.

30 Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes. As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corrida; gesso; massa acrílica, etc.

31

32

33 Texturas na Arte Gustav Klimt (detalhe) Jackson Pollock Obra plástica anónima

34 Josep Guinovart Kandinsky

35 1.Atividade sobre textura e movimento

36 2. Atividade em grupo: Criar uma obra de arte envolvendo os diversos tipos de texturas.

37 3. Textura, linhas, ilusão de ótica (mão)

38

39 4. Atividade com CD utilizando a técnica de decalque

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57


Carregar ppt "SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google