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“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios

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Apresentação em tema: "“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios"— Transcrição da apresentação:

0 SRE SETE LAGOAS - ABRIL/2011
ev10 enc 03a05-03 O Programa de Intervenção Pedagógica: consolidando uma estratégia de sucesso e expandindo ações SRE SETE LAGOAS - ABRIL/2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental

1 “Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
“Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar?” (...) “Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”. Carlos Drummond de Andrade

2 “Toda vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno”. Maslow
TEMORES Todo recomeçar traz ESPERANÇAS e Uma DINÂMICA

3 Alguns pontos relevantes propostos
As AVALIAÇÕES das atividades desenvolvidas no PIP até 2010 trouxeram importantes conclusões para orientar as ações de 2011. Alguns pontos relevantes propostos

4 PIP – Algumas ações propostas para 2011:
SPO-FBB PIP – Algumas ações propostas para 2011: Consolidar o Programa de Intervenção Pedagógica / Alfabetização no Tempo Certo e ampliar suas ações para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ampliar e reorganizar as Equipes Regionais e Central do PIP para atendimento às Escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental e estabelecer estratégias de ação. Continuar o trabalho de transformação na sala de aula, capacitando o professor diretamente, de forma presencial, incluindo as redes municipais. Consolidar o trabalho integrado entre Analistas e Inspetores Escolares da Equipe Regional no atendimento pedagógico às Escolas e Secretarias Municipais de Educação. Elaborar um Plano de Ação conjunto SRE/SEE para direcionar a realização do trabalho das Equipes Regional e Central, garantindo o seu monitoramento.

5 PIP – Algumas ações propostas para 2011:
SPO-FBB PIP – Algumas ações propostas para 2011: Orientação, acompanhamento e atendimento diferenciado aos alunos com desempenho abaixo do nível recomendável, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Capacitação de Diretores e Especialistas das Escolas Públicas para melhoria da gestão pedagógica. Consolidar as ações de análise dos resultados das Avaliações Externas do PROALFA e do PROEB para subsidiar os trabalhos das Equipes Regional e Central. Reformular e retomar a Ferramenta de Monitoramento Online (FMO), para que, efetivamente, seja um instrumento de gerenciamento do PIP e demais projetos da SEE. Promover a articulação entre as Subsecretarias da SEE e Superintendências da SB e melhorar o nível de articulação entre os Projetos da SEE / SB desenvolvidos nas Escolas.

6 Articulação das propostas com as prioridades da SEE – 2011 - 2014
SPO-FBB Articulação das propostas com as prioridades da SEE – Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio

7 Consolidar o PIP e AMPLIAR as estratégias de Ação para os Anos Finais do Ensino Fundamental
CONSOLIDAR O PIP1 / ATC Nossos desafios Diretrizes de Ação Continuar melhorando os resultados do PROALFA (3º ano), do PROEB (5º ano) e do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental Expandir a influência do PIP / ATC para a rede municipal . Reforçar o trabalho no Ciclo da Alfabetização (1º e 2º anos) e manter o foco no 3º ano . Aprofundar o trabalho no Ciclo Complementar com foco no 5º ano . Incluir a Matemática e demais conteúdos curriculares no PIP / ATC . Expandir efetivamente o PIP para a rede municipal . Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos

8 AMPLIAR o PIP para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Diretrizes de Ação Nossos desafios . Definir as estratégias de trabalho das Equipes do PIP / CBC . Atuar nos anos finais do Ensino Fundamental com foco no 6º e 9º anos . Manter a ênfase em leitura e escrita com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências . Articular com as redes municipais . Capacitar Professores e demais agentes pedagógicos envolvidos . Melhorar os resultados do PROEB (9º ano) e do IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental .Criar as Equipes Central e Regional do PIP / CBC capacitando-as para atuar nas escolas de anos finais do Ensino Fundamental em trabalho integrado com o PIP / ATC METAS PROEB – : aguardar

9 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Ações chaves que visam, no final:
Atingir a sala de aula onde acontecem os processos de ensino e de aprendizagem Melhorar o desempenho dos alunos: foco em resultados Estreitar o espaço entre a SEE/SRE/SME e ESCOLAS por meio do trabalho conjunto das Equipes Regional e Central “Com nossas almas as escolas voarão. Precisamos dar as nossas almas às nossas escolas” Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação

10 Monitoramento das escolas
Importante para o sucesso do trabalho do PIP em 2011: integração de saberes e esforços PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Planejamento Conjunto SEE / SRE Capacitação dos agentes educacionais envolvidos Temáticas Educacionais e sociais GDP/E.F SRE EQUIPE REGIONAL PIP/ATC/CBC SEE EQUIPE CENTRAL PAV PRO-CIÊNCIA PROETI EVCA PEAS/E.F Projeto Incluir Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação)

11 “Aprender a CONVIVER é saber manter um olhar crítico, vigilante,
lúcido sobre si e sobre os outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações”. João Batista Libâneo Lição primeira de CONVIVÊNCIA: - A TOLERÂNCIA

12 O Papel das Equipes Central e Regional do PIP
SEE/ PIP/ATC/CBC SRE/ PIP/ATC/CBC (Analistas/Professores + Inspetores Escolares) ESCOLAS ALUNOS Ação Articulada e Integrada: COMO?

13 Resolução CNE/CEB nº07 de 14/12/10
Princípios e pressupostos para o trabalho educacional no Ensino Fundamental Resolução CNE/CEB nº07 de 14/12/10 Educação com qualidade social: .relevante .pertinente .equitativa Assegurar ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola Reduzir evasão, retenção e distorção idade/ano de escolaridade Assegurar o percurso contínuo da aprendizagem dos alunos (princípio da continuidade), de modo especial nos três anos iniciais Responsabilidade dos sistemas de ensino, escolas e professores com o apoio das famílias e comunidade escolar

14 entusiasmo, compromisso e que, nas dificuldades, não nos esqueçamos
“As condições para a conquista são sempre simples. Só devemos trabalhar um tempo, (...) crer sempre e Retroceder, jamais”. Sêneca “Espero de vocês: entusiasmo, compromisso e que, nas dificuldades, não nos esqueçamos de que estamos enviando ao futuro correspondências... E que esperamos respostas”. Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação


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