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A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico.

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Apresentação em tema: "A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico."— Transcrição da apresentação:

1 A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico.
1º PERÍODO – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO METODOLOGIA CIENTÍFICA A Construção do Conhecimento e do Pensamento Científico. Prof. Gleydson Brito

2 IDÉIAS COMUNS SOBRE QUEM “SABE PENSAR” ou SOBRE QUEM “PENSA QUE PENSA”
É aquele que possui uma memória excepcional. É aquele que sempre tem “aquela velha opinião formada sobre tudo”. É aquele que possui muita informação sobre muitas coisas. É aquele que usa um vocabulário difícil.

3 SABER PENSAR… ‘Madame, quem não sabe ler, precisa usar a cabeça!’ ”
 Não é só pensar. É também, e sobretudo, saber intervir. Teoria e prática e vice-versa.  Não é fazer por fazer, mas saber por quê e como faz. “Dona de casa com curso superior saiu para comprar artefato da cozinha de montangem manual. Comprou, leu as instruções, tentou, mas não conseguiu montar. Chega, então, sua empregada doméstica, analfabeta, olha o artefato atentamente e monta, sem maiores dificuldades. A patroa estranha a perícia e questiona como poderia fazer aquilo, se ela, tendo estudado, não havia conseguido. A doméstica diz singelamente: ‘Madame, quem não sabe ler, precisa usar a cabeça!’ ” Saber pensar não é algo avesso a títulos acadêmicos, mas não se correlaciona diretamente com eles!

4 COMPONENTES BÁSICOS DO SABER PENSAR
REFLEXÃO LÓGICA E JEITO SABER ARGUMENTAR SABER APRENDER SABER CUIDAR SABER INOVAR SABER ACREDITAR Compreensão do que se diz e faz Usar o conhecimento obtido com lógica. Pensar não é ter idéias, mas tê-las com jeito O esforço de fundamentar o que se diz, com jeito, com lógica, com reflexão e com honestidade Adaptar-se a realidade e nela intervir. É um processo reconstrutivo/reprodutivo e não repetitivo Conviver com a realidade e tê-la como parâmetro da sobrevivência Não é só criar algo novo, mas também manejar coerentemente as inovações Alcançar uma visão + integral da realidade. Saber acreditar não implica em ignorância científica

5 O QUE É CONHECER ? É estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece (SUJEITO) e o objeto (FATO/FENÔMENO/CONCEITO PURO) que passa a ser conhecido No processo de conhecimento a pessoa que conhece transforma em conceito o fato, reconstituindo-o em sua mente; O conceito não é o objeto real, apenas uma forma de conhecer a realidade. É um MODELO DE REALIDADE SUJEITO FATO OU OBJETO CONHECIMENTO Processo de conhecimento  Sujeito que conhece (cognoscente) se apropria do Fato conhecido.

6 Conhecimento Informação Saber Pensar

7 O QUE É PENSAR? Saber Pensar SENSO CRÍTICO
Memorizar informações Organizar fatos Manipular conceitos Meios de Construção do Conhecimento Trabalhar e Organizar Informações Entender e Aplicar Conceitos Trabalhados Saber Pensar Internalização do Objeto, Fato, Conceito, Informação, a partir de associações com a realidade REFLEXÃO LÓGICA E JEITO SABER ARGUMENTAR SABER APRENDER SABER CUIDAR SABER INOVAR SABER ACREDITAR SENSO CRÍTICO

8 DISCURSO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
No processo de aprender/saber pensar é necessário ter claro em mente a diferença entre esses conceitos Discurso ideológico é aquele no qual predomina o intento da justificação a serviço do contexto do poder. Seu compromisso básico é provocar convencimento, adesão, mais que postura crítica. Discurso científico é aquele no qual predomina a argumentação, estando mais a serviço de desvendar a realidade do que vendê-la para adeptos. Informação e Conhecimento: não é certo que informação seja poder. Se fosse, bibliotecário seria rei… Confunde-se informação com conhecimento. Conhecimento é o resultado de estudo, idéias, experiência, julgamento, perspectiva e reflexão da realidade. Conhecimento sem sabedoria Poder sem controle Idade sem maturidade 

9 Ser inteligente é ser simples!
Um professor de entra na sala de aula, apresenta a turma uma cadeira e pede: "Provem-me que esta cadeira não existe.“ Apressadamente, os alunos começam a escrever longas dissertações sobre o assunto. No entanto, um dos alunos escreve apenas duas palavras na folha e entrega-a ao professor. Este, quando a recebe não pode deixar de sorrir depois de ler: "Que cadeira?" Isto é ser inteligente. Simplicidade para resolver questões novas.

10 A CIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
O homem, desde os primórdios da civilização, tem se esforçado para entender o mundo que o cerca, com o claro objetivo de: Dominar a realidade que o cerca Criar meios de agir sobre a natureza, para torná-la mais adequada às suas necessidades CIÊNCIA MÉTODO CONHECIMENTO

11 ALGUMAS QUESTÕES HISTÓRICAS
O NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA NO SÉCULO XVII Tempos Modernos – Séc. XV-XVIII Cientificismo – domínio da Razão A Ciência é considerada luz em meio as trevas Conhecimento Verdadeiro = Conhecimento Científico Existem outras formas culturais de saber? - E a filosofia, a teologia, as artes, os mitos? Não têm valor de verdade? Será que o método científico consegue conhecer toda a realidade natural e supranatural? A ciência abrange todos os campos do conhecimento?

12 O que é a Ciência, então?

13 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
Conhecimento Empírico ou Popular: É o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após inúmeras tentativas. É ametódico e assistemático. Os conhecimentos são transmitidos pela linguagem de uma pessoa a outra, de geração em geração; Obtido por meio de experiências feitas ao acaso, sem método e de investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida, por meio de informações dos outros, tradições da coletividade, ou mesmo da doutrina de uma religião positiva Características Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato

14 EXEMPLO DE CONHECIMENTO EMPÍRICO OU POPULAR

15 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
Conhecimento Filosófico Difícil definição. Caracterizado pela busca das realidades últimas e imediatas da existência, que ultrapassam a simples experimentação. A ferramenta única: a razão humana. Objetivo: o conhecimento das causas supremas da existência. Busca do saber pelo saber. Tarefa fundamental: reflexão, procura compreender a realidade em seu contexto mais universal Método: parte-se do concreto material para o concreto supramaterial, do particular ao universal. Características Valorativo Racional Sistemático Infalível (?) Não Verificável Exato

16 EXEMPLO DE CONHECIMENTO FILOSÓFICO

17 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
Conhecimento Teológico ou Religioso Está relacionado com uma atitude de fé diante de um conhecimento revelado. Seu fundamento: a fé (experimentável ou não) Seu objetivo: explicar o por quê da existência em termos da Verdade Revelada. Aquele que manifesta a Verdade é o revelador. Pode ser o próprio homem ou Deus. Conhecimento Teológico: é o conhecimento revelado, relativo à Deus, aceito pela fé teológica. É o conjunto de verdades que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas com a aceitação dos dados da Revelação divina. Características  Valorativo Inspiracional Sistemático Não Verificável Infalível (?) Exato

18 EXEMPLO DE CONHECIMENTO TEOLÓGICO OU RELIGIOSO

19 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO O conhecimento científico vai além do empírico, procurando conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis. Não está preocupado no Por quê as coisas são, o que são, e sim no Como as coisas funcionam e podem ser utilizadas. Para Aristóteles: “o conhecimento só se dá de maneira absoluta quando sabemos a causa que produziu o fenômeno e o motivo, porque não pode ser de outro modo; é o saber através da demonstração” CIÊNCIA: é a busca constante de explicações e soluções, de revisão e reavaliação de seus resultados, tendo consciência clara de sua falibilidade e de seus limites. Não é considerada como algo pronto acabado ou definitivo. Não é a posse de verdades imutáveis. DINAMICIDADE DA CIÊNCIA: é a busca contínua de renovação e reavaliação. A ciência é um processo de construção. Suas verdades não são absolutas.

20 NÍVEIS DE CONHECIMENTO
Conhecimento Científico No século XX, a ciência, com seus métodos objetivos exatos, desenvolve pesquisas em todas as frentes do mundo físico e humano, atingindo um grau de precisão surpreendente não só na área das navegações espaciais e de transplantes, como nos mais variados setores da realidade. Características Contingente (diz-se de uma proposição cuja verdade ou falsidade só pode ser concluída pela experiência e não pela razão) Real Sistemático Falível Verificável Factual  Exato Em construção

21 EXEMPLO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO

22 TRINÔMIO VERDADE – EVIDÊNCIA - CERTEZA
Homem possui limitações e a realidade que ele pretende conhecer e dominar é múltipla e complexa.  Questão: O homem pode conhecer a verdade, de forma evidente e com toda a certeza? O que não pode ser contradito: a realidade revelada VERDADE EVIDÊNCIA CERTEZA Absoluta: enunciado categórico Hipotética: condição Metafísica: abrangência Moral: conduta do indivíduo Científica: experimentação Religiosa: fé / revelação Vulgar ou Comum: fé humana É a manifestação clara, transparente, desvelada da realidade. É Fato! É o estado que consiste na adesão firme a uma verdade, sem temor de engano Por vezes depende da visão pessoal de mundo!!

23 O MUNDO A SUA VOLTA É ENTENDIDO, DEPENDENDO DA FORMA QUE VOCÊ O VÊ.

24 LEMBREM-SE: “Os Conhecimentos nascem do hábito de pensar com profundidade e aprender a pensar é decisivo para nos situar no interior da sociedade do conhecimento e informação, caso contrário repetiremos os modelos e fórmulas, sem ousar, e, portanto sem criar e inovar.” LEONARDO BOFF


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