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Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.

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1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2

2 Histórico Ciência é resultado de pesquisas e tentativas metódicas, leis e fatos que formam o elemento de continuidade sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do homem. Revolução cientifica registra-se nos séculos XVI e XVII com Copérnico, Galileu, Descartes e outros. Método experimental propiciou o desenvolvimento da Biologia, Física e Química.

3 Conhecimento Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

4 Entre todos os animais, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento. Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios. Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem. Conhecimento

5 Empírico Cientifico Filosófico Teológico Conhecimento Existem diferentes tipos de conhecimentos:

6 Conhecimento Empírico Também chamado vulgar ou de senso comum. É o conhecimento do povo. Resulta de ensaios, de tentativas e erros. Ametódico e assistemático (não exige comprovação) Conhece-se o fato aparente, sem explicações da razão de ser. Obtido através de experiências pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida e das tradições da coletividade. Assistir ao vídeo 2001, uma odisséia no espaço.

7 Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Conhecimento Empírico

8 Conhecimento Científico Da transformação de nossas dúvidas em certezas, se origina o conhecimento científico. Resulta de nossa tentativa de reconstruir teoricamente o universo.

9 Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos peixes. Conhecimento Científico

10 Características do Conhecimento Científico É metódico (por meio da experimentação ou da evidência dos fatos observáveis produz seus postulados). É rigoroso, possui intenso controle. É objetivo, busca evidência e comprovação dos fatos. É efêmero, suas verdades não são definitivas, podem ser questionadas. Busca renovar-se constantemente. Ciência como processo de construção permanente.

11 Conhecimento filosófico Objetos da filosofia, são realidades mediadas, que ultrapassam o limite da experimentação. Filosofar é um interrogar, é um contínuo questionar a si mesmo e à sociedade. Não é algo acabado. Filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. Não há soluções para um grande número de questões, entretanto, habilita o ser humano a ver melhor o sentido da vida concreta.

12 Características do Conhecimento Filosófico É especulativo, (não exige confirmação experimental) Não é verificável (não podem ser refutados) É abrangente, (busca compreensão coerente da realidade).

13 Filosofia é Paixão - O Filósofo antes de tudo é uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão. "O coração tem razões que a própria razão desconhece Pascal.

14 Conhecimento teológico Situações misteriosas... Fenômenos aparentemente inexplicáveis, sempre nos colocaram diante de impasses. A tentativa de explicar o inexplicável dá origem a um tipo de conhecimento, que é o Conhecimento Teológico. Vídeo sobre origem da terra, A criação, 10

15 Como explicar, o que parece não ter explicações ? O conhecimento teológico, tem como fundamento a existência divina. Dela não se discute a autoridade. Dela se aceita, sem restrições, seus dogmas de fé.

16 Características do Conhecimento teológico 1)É valorativo (proposições sagradas) 2)Não é terreno (depende de entidades divinas) 3)É sistemático (explica a origem, o significado, a finalidade) 4)Não é provável ( não há evidências) 5)É dogmático (depende de atos da fé)

17 Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre, ou acreditar em Duende, acreditar em reencarnação, acreditar em espírito etc. Conhecimento teológico

18 Diversidade de conhecimento Ao longo de nossas vidas, deparamo-nos com uma diversidade de seres e objetos. Presenciamos múltiplos fenômenos. O conhecimento não é homogêneo, o modo como produzimos este conhecimento é que irá determinar, a natureza desse conhecimento. São essas diferenças que caracterizam tipos distintos de conhecimentos.

19 O trinômio: verdade, evidência e certeza -O ser humano pode conhecer a verdade? -O que é a verdade? -Que evidências temos, que as verdades reveladas pela religião ou pela ciência sejam realmente verdade? -Como podemos ter certeza que o ser humano e a humanidade estão no caminho certo?

20 A Verdade A palavra verdade pode ter vários significados, desde ser o caso, estar de acordo com os fatos ou a realidade, ou ainda, ser fiel às origens ou a um padrão.

21 A evidência Afirmações erradas decorrem de atitudes precipitadas e de arrogância em relação à natureza do que se desvela. Evidência é a manifestação clara. A verdade só resulta quando há evidência, desocultamento da essência das coisas. É um dos critérios da verdade científica.

22 A certeza Adesão firme de uma verdade sem temor de engano. Baseia-se na evidência, no desvelamento da natureza e da essência das coisas. Trinômio: havendo evidência (objeto se desvela com suficiente clareza) pode-se afirmar com certeza, sem temor de engano, uma verdade.

23 Formação do espírito científico Espírito científico é uma atitude do pesquisador em busca de soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta. Espírito científico é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional. – Criticar no sentido de julgar, distinguir, analisar para melhor avaliar a questão.

24 Objetividade é a condição básica do pesquisador, só interessam, o problema e a solução. Qualquer um pode repetir a mesma experiência, em qualquer tempo, e o resultado poderá ser o mesmo ou não. O eu acho não satisfaz a objetividade do saber científico.

25 Método Científico


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