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METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA LINGUAGEM CIENTÍFICA -Aula 2- Prof. Alexandre Paiva da Silva 1.

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1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA LINGUAGEM CIENTÍFICA -Aula 2- Prof. Alexandre Paiva da Silva 1

2 2 " Se você quiser dar crédito a um sujeito, faça isso por escrito. Se você quiser mandá-lo para o inferno, faça o por telefone." (Charlie Beacham) “ Na conversa, você pode se desviar para todos os tipos de imprecisões e absurdos, muitas vezes sem perceber. Mas, ao colocar suas ideias no papel, você se força a ir direto ao que interessa ”

3 1. CONCEITOS 3

4 REDAÇÃO o arte de expressar ideias e pensamentos na forma escrita, utilizando um idioma, um estilo e uma linguagem IDIOMA o conjunto de conceitos utilizados por uma nação para a comunicação verbal ou não-verbal (materno ou estrangeiro). 4

5 1.CONCEITOS LINGUAGEM o meio, verbal ou não, de comunicar ideias ou sentimentos. Ex: coloquial, literária, técnica e científica ESTILO o maneira pessoal de expressar ideias e pensamentos na redação de documentos oEnvolve aspectos como: Brevidade, fluência, impessoalidade, modéstia, precisão, simplicidade, etc.

6 1. CONCEITOS LINGUAGEM  Coloquial o usada no dia-a-dia (Ex: pegou um pedaço de madeira). o segue regras do idioma e estilo da comunidade  Literária oConotativa: agrega um sentido aos significados das palavras (ex: o feijão custa os olhos da cara) o deixa o leitor imaginar o que há nas entrelinhas e interpretar de forma diferente 6

7 1. CONCEITOS LINGUAGEM... Continuação  Científica o Denotativa: literal, respeita o significado das palavras o Clara, concisa, precisa o Não deixa dúvidas o Não permite qualquer informação nas entrelinhas Teoria, tipos de conhecimento e Linguagem Científica - Aula 2 7

8 1. CONCEITOS Comunicação científica  Primária o divulgação de ideias e resultados de pesquisa para a comunidade científica → texto científico o monografias, teses, artigos  Secundária o divulgação de ideias e resultados para leigos → divulgação científica o jornais ou revistas (superinteressante, Galileu, etc) Teoria, tipos de conhecimento e Linguagem Científica - Aula 2 8

9 2. ETAPAS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA Anotar ideias Organizar ideias Planejar estrutura (partes) Preparar texto Revisar texto (conteúdo) Revisar apresentação do texto (forma) 9

10 2.1. Anotar ideias listas, conexões, agrupamentos de ideias estrutura: dividir a ideia em grupos (começo, meio e fim). O que Eu quero dizer ? O que os Leitores querem ouvir ? usar abordagem jornalística: perguntas básicas oquem? o quê? quando? onde? como? 10 2. ETAPAS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA

11 2.2. Perguntas básicas e estrutura Para quem ? (público alvo) – tipo de divulgação Quem ? (autores) O que ? (título) Por que ? (objetivos) Quando? Onde ? Como ? (metodologia) Quanto ? (resultados) O que significa ? (discussão) O que implica ? (conclusão e recomendações) 11 2. ETAPAS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA

12 2.2. Estrutura do texto Sentenças ocurtas: cada idéia uma sentença longas e com muitas ideias: dificultam a leitura e a compreensão o pontuação Parágrafos oAgrupamento de ideias o conexão entre ideias oTamanho: exato para expressar as ideias 12 2. ETAPAS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA

13 3. CARACTERÍSTICAS DA RC Correção: uso correto do idioma Concisão: síntese, brevidade Clareza: transparência Objetividade: direto, impessoal Imparcialidade: justo, sem motivações Precisão: exatidão, rigor Harmonia: ordem, consonância Originalidade: singular, único Simplicidade: natural, compreensível 13

14 4. RECOMENDAÇÕES 4.1. Roteiro prévio – ideias principais Sumarizar ideias na ordem de apresentação Organização do roteiro: variável otema o tipo de publicação oautor Ordenação dos tópicos oIntrodução o Material e Métodos oResultados o Discussão o Conclusão o Referências bibliográficas 14 Estrutura do artigo

15 4.2. Usar o tempo verbal correto “Passado” oEmpregado para o que foi feito o Ex: “O material vegetal foi seco em estufa” “Presente” oCitações de fatos o“O fósforo é um nutriente de planta” “Presente e Passado” oResultados e conclusões o Ex1: “Observa-se na Tabela 1 os teores de nitrogênio” Ex.:2 “A melhor cultivar de arroz foi BRS Conai” 15 4. RECOMENDAÇÕES

16 16 Quadro 1- Sugestões de verbos para serem empregados na linguagem científica.

17 4.2. O uso da primeira pessoa Forma impessoal do verbo oEvitar frases de ordem pessoal o“nós concluímos“, “nós sentimos”, etc 4.3. A voz passiva: quando usar? Usar sempre a voz ativa  O sujeito é o agente ou executor do processo verbal  Exs: “A termoterapia elimina fungos associados às sementes de soja” Voz passiva  O sujeito é o paciente da ação verbal, o requer mais palavras e maior atenção (material e métodos)  Exs: “Os fungos associados às sementes de milho são (foram) eliminados pela termoterapia” 17 4. RECOMENDAÇÕES

18 4.4. Redigir bons parágrafos Parágrafo o- Seção de um discurso ou capítulo com sentido acabado, formado por uma ou mais sentenças; o - não tem uma estrutura definida  flexíveis Recomendações o- O primeiro parágrafo deve vir com a informação principal o- finalizar o parágrafo ligando com o próximo (coerência) o- ligar o próximo parágrafo com o anterior o- evitar repetir palavras o- eliminar palavras desnecessárias o- eliminar erros de grafia, digitação e gramática o- extensão: parágrafos curtos são de mais fácil compreensão 18 4. RECOMENDAÇÕES

19 - Evitar termos cacófagos Ex.: “Obteve-se dez dúzias, uma por cada tratamento”... UMA PORCADA. -Evite ecos Ex.: “ A avaliação da produção de feijão foi realizada com exatidão” Importante: expor com clareza e precisão -Evite exagero do uso de adjetivos Ex.: “ A produção de milho foi muito superior” 4. RECOMENDAÇÕES

20 4.4. Evitar conversão de verbos para substantivos Problema oEmprego de mais palavras do que o necessário o dificulta a leitura Exemplos o“o fungo causou uma redução na produção do campo” o “o fungo reduziu a produção no campo” 20 4. RECOMENDAÇÕES

21 4.5. Evitar o uso de figuras de linguagem Problema oPromove o afastamento do significado normal das palavras Tipos o metáforas, metonímias, prosopopéias oProsopopeía: atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias de humanos ERRADO: Os dados mostram; A tabela X apresenta, etc CORRETA: Observando-se a tabela X, constata-se... Teoria, tipos de conhecimento e Linguagem Científica - Aula 2 21 4. RECOMENDAÇÕES

22 4.6. Termos subjetivos vs dados quantitativos Problema oLeva o leitor a interpretações diferentes da mensagem que o autor quer transmitir Exemplo oErrado o“A maioria das amostras foi obtida por centrifugação” oCerto o“51 % das amostras foram obtidas por centrifugação” 22 4. Recomendações

23 4.7. Gírias, jargões e termos regionais Problema oTermos não convencionais pode dificultar o entendimento  EVITAR Exemplo o Macaxeira e mandioca oNordeste e Sudeste oNome científico e vulgar de maior utilização o“poderá ser lido em qualquer lugar do mundo” 23 4. RECOMENDAÇÕES

24 4.8. Redundância na redação Uso de muitas palavras onde poucas seriam suficientes o Exemplos o com redundância o “A aplicação líquida é o método mais comum de se aplicar inseticidas” (12 palavras) osem redundância o “Inseticidas são aplicados comumente na forma líquida” (7 palavras) 24 4. RECOMENDAÇÕES

25 4.9. Maximizar a informação sem aumentar o número de palavras Incluir palavras necessárias para apresentar a informação o Exemplos o como escrito (11 palavras) o “O fungicida XAPY permitiu eliminar os fungos associados às sementes de algodoeiro” (12 palavras) oalternativa melhorada (11 palavras) o “O fungicida XAPY eliminou os fungos associados às sementes de algodoeiro”. 25 4. RECOMENDAÇÕES

26 4.10. Evitar ambiguidades Problema o Induzir a duas ou mais interpretações o é preciso assegurar a sentença escrita apenas um significado Exemplo o “Grãos de milho contaminados por fungos de armazenamento que têm coloração escura” o quem tem coloração escura: grãos ou fungos? 26 4. RECOMENDAÇÕES

27 4.11. Evitar estrangeirismo Recomendação o Evitar o uso, exceto quando o termo não tem tradução em língua portuguesa Exemplo o com estrangeirismo o “...a microflora associada às sementes foi determinada pelo método deep freenzing blotter...” osem estrangeirismo o “...a microflora associada às sementes foi determinada pelo método de incubação em papel de filtro com congelamento...” 27 4. RECOMENDAÇÕES

28 4.12. Redigir de forma direta Problema o inclusão de informações não pertinentes ao assunto tratado e do uso do CIRCUNLÓQUIO (emprego de muitas palavras quando poucas seriam necessárias) Exemplo o modelo 1 (12 palavras) o “...a aplicação do fungicida XAPY resultou na eliminação dos fungo das sementes...” oModelo 2 (8 palavras) o “...o fungicida XAPY eliminou o fungo das sementes...” 28 4. RECOMENDAÇÕES

29 4.13. Redação correta da informação Recomendação o o autor precisa estar certo que as informações correspondem ao que pretendia escrever → Acurácia Exemplo o sentença incorreta o “...sementes de milho plantadas à 4 cm de profundidade emergiram após 7 dias...” osentença correta o “... plântulas resultantes de sementes de milho plantadas à 4 cm de profundidade emergiram após 7 dias...” 29 4. RECOMENDAÇÕES

30 4.14. Uso de números em textos Início da frase → por extenso o Quinze amostras de solos foram avaliadas Meio da frase oDe um a dez (por extenso) oDe 11 em diante (algarismos) Vários valores → algarismos o Participaram do estudo 15 machos e 18 fêmeas Valores acima de mil → forma mista o Foram analisadas 40 mil amostras de solos oUsar ponto para separar o milhar: 1.567 → exceto anos (2010) 30 4. RECOMENDAÇÕES

31 31 Quadro 2- Resumo das recomendações para boa escrito da redação científica

32 5.CONSIDERAÇÕES FINAIS o RC = estilo + particularidades oRC = divulgação de informações o emissor: (exatidão e objetividade) o receptor: (pouco esforço) o Não é tarefa fácil o dificuldades - limitações – deficiências o Recomendações o reconhecer limitações e disposição o leitura – papel do orientador - tempo 32

33 Para refletir... “Mais do que qualquer outro profissional, sem dúvida, o cientista tem a obrigação de ESCREVER, não apenas de maneira a fazer- se entendido, como de modo a não ser mal compreendido” McClelland (1943) 33


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