A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

2 MARKETING PESSOAL GESTÃO DA CARREIRA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR MARKETING PESSOAL GESTÃO DA CARREIRA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR Competências a serem trabalhadas

3 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Português instrumental é uma disciplina acadêmica que prioriza o ensino do preenchimento correto de correspondência oficial, no caso entre empresas (pessoas jurídicas em geral). Português instrumental é uma disciplina acadêmica que prioriza o ensino do preenchimento correto de correspondência oficial, no caso entre empresas (pessoas jurídicas em geral). Comunicar-se corretamente, por escrito, no ambiente de trabalho. Comunicar-se corretamente, por escrito, no ambiente de trabalho. Elaborar documentos de comunicação empresarial Elaborar documentos de comunicação empresarial

4 INTRODUÇÃO Português Instrumental é o estudo da língua portuguesa, que objetiva a capacitação para a compreensão, para a interpretação e para a composição de textos.

5 IMPORTÂNCIA Thienne Marcondes* Uma comunicação mal feita, seja ela escrita ou falada, pode, muitas vezes, colocar a pessoa ou a situação em risco. Se o emissor da mensagem não souber utilizar as palavras certas e nem formar frases concisas, com começo, meio e fim, o receptor pode não entender ou compreender de maneira incorreta a informação, o que, dependendo da situação, pode causar transtornos enormes. Uma comunicação mal feita, seja ela escrita ou falada, pode, muitas vezes, colocar a pessoa ou a situação em risco. Se o emissor da mensagem não souber utilizar as palavras certas e nem formar frases concisas, com começo, meio e fim, o receptor pode não entender ou compreender de maneira incorreta a informação, o que, dependendo da situação, pode causar transtornos enormes.

6 OBJETIVO Proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando, dessa forma, leitura e produção de textos variados que motivem, por excelência a boa atuação do educando na vida profissional. Proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando, dessa forma, leitura e produção de textos variados que motivem, por excelência a boa atuação do educando na vida profissional.

7 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL SUCESSO Linguagem é poder COMUNICAÇÃO Domínio verbal e escrito

8 A SOCIEDADE E A COMUNICAÇÃO É através da comunicação que as pessoas interagem entre si e se tornam integrantes de uma sociedade.

9 LINGUAGEM. É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. ONDE HÁ COMUNICAÇÃO,HÁ LINGUAGEM.

10 TIPOS DE LINGUAGENS Num sentido mais genérico, a linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se,assim temos alguns tipos de linguagem. VERBAL NÃO VERBAL

11 TIPOS DE LINGUAGEM VERBAL

12 TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Linguagem de Sinais Linguagem de Sinais

13 TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Placas de Trânsito Placas de Trânsito

14 TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Linguagem Corporal. Linguagem Corporal.

15 TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Expressão Facial Expressão Facial

16 TIPOS DE LIGUAGEM NÃO VERBAL Um Gesto Um Gesto

17 COMUNICAÇÃO Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal,comunicação interpessoal,marketing,publicidade, propaganda,relações públicas,análise do discurso,telecomunicação e jornalismo.

18 O PODER DO BOATO

19 ERROS MAIS COMUNS NA CONSTRUÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS Perda do foco Prolixo = Escrever demais. Erros de ortografia Formatação errada Erros de pontuação Repetição de palavras e ideias Ausência de acentuação Erros de ambiguidade = duplo sentido Erros de concordância

20 COMO SER UM BOM COMUNICADOR ? Concisão e objetividade? Concisão e objetividade? Vá direto ao assunto e mantenha-se nele. Não se desvie para outro tema no decorrer do texto Evite palavras, frases desnecessárias ou difíceis. Faça uma revisão do sentido e da gramática. Assim o leitor entenderá rapidamente (informes, solicitações, relatórios etc.)

21 AS COMUNICAÇÕES ORGANIZACIONAIS SÃO: Objetivo da comunicação interna. Informar, integrar e alinhar todos os funcionários. 7% verbais 93% -outras formas de linguagem

22 Tipos de Comunicação interna nas empresas s Ordem de Serviços Avisos Atas Circulares Memorandos Comunicações internas Relatórios Formulários –EPI Outros

23 REGRAS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO S Não existe um manual de etiqueta para enviar s, mas bom senso na hora de respondê-los e escrevê-los é fundamental para ficar bem com o chefe, colegas e clientes.

24 REGRAS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO

25 Comparando s Assunto: Ei! Lembra daquilo que falamos outro dia? Eu preciso saber mais coisas pra fazer aquilo, o que você acha do novo lugar? Assunto: Ei! Lembra daquilo que falamos outro dia? Eu preciso saber mais coisas pra fazer aquilo, o que você acha do novo lugar? Assunto: Re: Novo local para o seminário – sobre o que falamos ontem sobre a mudança do lugar para o seminário de 30 de agosto. Assunto: Re: Novo local para o seminário – sobre o que falamos ontem sobre a mudança do lugar para o seminário de 30 de agosto. Você poderia dizer-me, por favor: O nome e o endereço do novo local Você acha que o espaço é adequado para 500 pessoas?

26 ORDEM DE SERVIÇOS Ordem de Serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas. Normalmente muito conhecida como um meio de controle de serviços a serem executados. Ordem de Serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas. Normalmente muito conhecida como um meio de controle de serviços a serem executados. NR-01 – Obrigatoriedade. O empregador é responsável por elaborar OS sobre segurança e saúde no trabalho. NR-01 – Obrigatoriedade. O empregador é responsável por elaborar OS sobre segurança e saúde no trabalho.

27 ORDEM DE SERVIÇO =O.S. Ordem de serviço nº 01 /2012 O departamento de pessoal comunica a seus funcionários que, a partir do dia 1º do próximo mês de Agosto, não haverá mais o sábado de trabalho, pois a jornada passará para 8 horas diárias, ou seja, 40 horas semanais. Certo de que não haverá dúvidas. Em 18 de Julho de Rosana Bezerra Chefe do Departamento Pessoal.

28 AVISO Aviso é um tipo de correspondência cujas características são amplas e variáveis.O aviso pode ser uma comunicação direta ou indireta.

29 AVISO

30 ATA CONCEITO Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim.

31 MODELO DE ATA

32 ATA DE REUNIÃO 1.Tem valor jurídico; 2.Tempo verbal passado; 3.Os números devem ser escritos por extenso; 4.Não é permitida abreviações; 5.Geralmente lançado em livro próprio e folhas rubricadas; 6.Sem parágrafos ou alíneas, escreve-se tudo seguidamente, sem espaços em branco (de maneira que não se possa fazer acréscimos); 7.Não se admite rasuras (para ressalvar usa-se a expressão digo e corrige-se em seguida, ou se o erro for após toda a redação, ao final usa-se a expressão em tempo e corrige-se); 8.Pode-se usar a 1º pessoa (eu).

33 CIRCULAR CONCEITO Circular é o meio de correspondência pelo qual alguém se dirige, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas. É, portanto, correspondência multidírecional.

34 MODELO DE CIRCULAR

35 ATIVIDADE 1-Qual o conceito de comunicação? 2.Comente sobre sociedade e comunicação? 3-Qual o conceito de linguagem?

36 ATIVIDADE 4-Quais os tipos de liguagem não verbal. 5- Quais os tipos de linguagem e dê exemplos ? 6-Qual o conceito de: Ordem de Serviço,Ata de reunião e circular.

37 ATIVIDADE 7-Conforme exemplos visto em aula faça: a.E mail. b.Ordem de serviço c.Aviso d.Ata de reunião. e.Circular.


Carregar ppt "MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google