A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que."— Transcrição da apresentação:

1 FUTURISMO

2 Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que irá acontecer, o futuro é o estado utilizado na mecânica clássica para dizer algo que está por vir. É o que ainda não aconteceu. Já na mecânica quântica, não existe a figura do futuro, pois a mecânica quântica atua de forma atemporal.latimtempopresente [1]mecânica clássicamecânica quânticaatemporal O futuro é algo longínquo, indeterminado e imprevisível.

3 Futurismo - Itália Única vanguarda a se desenvolver na Itália Única vanguarda a se desenvolver na Itália Propõe a beleza da máquina, da velocidade, do dínamo, da fumaça Propõe a beleza da máquina, da velocidade, do dínamo, da fumaça Prega a violência como “higiene do mundo” Prega a violência como “higiene do mundo” Possui ideais fascistas Possui ideais fascistas

4 É contra: arte acadêmica, professores, museus, bibliotecas, a mulher e o feminismo É contra: arte acadêmica, professores, museus, bibliotecas, a mulher e o feminismo Quer destruir a beleza clássica e construir uma que se baseia na guerra e não na ideia Quer destruir a beleza clássica e construir uma que se baseia na guerra e não na ideia Imagens fragmentadas e sobrepostas para dar a ideia de velocidade Imagens fragmentadas e sobrepostas para dar a ideia de velocidade

5

6 "Então, com o vulto coberto pela boa lama das fábricas - empaste de escórias metálicas, de suores inúteis, de fuligens celestes, contundidos e enfaixados os braços, mas impávidos, ditamos nossas primeiras vontades a todos os homens vivos da terra: 1. Queremos cantar o amor do perigo, o hábito da energia e da temeridade. 2. A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia. 3. Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, a velocidade, o salto mortal, a bofetada e o murro.

7 4. Afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida adornado de grossos tubos semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Samotrácia. 5. Queremos celebrar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada a toda velocidade no circuito de sua própria órbita. 6. O poeta deve prodigalizar-se com ardor, fausto e munificência, a fim de aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

8 7. Já não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças ignotas para obrigá-las a prostrar-se ante o homem. 8. Estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveremos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Vivemos já o absoluto, pois criamos a eterna velocidade onipresente. 9. Queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo da mulher.

9

10 Umberto Boccioni, O Ruído da Rua Entra em Casa, 1911

11 UMBERTO BOCCIONI, DINAMISMO DE UM CORPO HUMANO, 1913

12 UMBERTO BOCCIONI, DINAMISMO DE UM JOGADOR DE FUTEBOL, 1913 UMBERTO BOCCIONI, DINAMISMO DE UM JOGADOR DE FUTEBOL, 1913

13 UMBERTO BOCCIONI, DINAMISMO DE UM CICLISTA, 1913

14

15 GIACOMO BALLA, VELOCIDADE ABSTRATA, O AUTOMÓVEL QUE PASSOU, 1913 GIACOMO BALLA, VELOCIDADE ABSTRATA, O AUTOMÓVEL QUE PASSOU, 1913

16 GIACOMO BALLA, A VELOCIDADE DO AUTOMÓVEL, 1913 GIACOMO BALLA, A VELOCIDADE DO AUTOMÓVEL, 1913

17 Giacomo Balla.Abstract Speed and Sound, 1913-14.Óleo. Giacomo Balla.Abstract Speed and Sound, 1913-14.Óleo.

18

19

20

21 A Pintura Futurista – Manifesto Técnico A Pintura Futurista – Manifesto Técnico

22

23 GIACOMO BALLA, AS FLECHAS DA VIDA, 1918


Carregar ppt "FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google