Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria dos Santos Alencar Carmona Alterado mais de 8 anos atrás
1
ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL Campo Grande – MS 2014
2
PLANEJAMENTO E ANÁLISE SITUACIONAL FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Planejamento Estratégico Situacional – PES Carlos Matus Profª Me. Maria José T. F Marques SASE MEC – UNDIME MS
3
“O planejamento visto estrategicamente, não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoas, organizações ou países.” (MATUS, Carlos – Adeus Senhor Presidente, 1980)
4
Planejar significa: pensar antes de agir, pensar sistematicamente, com método; explicar cada uma das possibilidades e analisar suas respectivas vantagens e desvantagens; propor-se objetivos e metas.
5
É projetar-se para o futuro, porque as ações de hoje terão sido eficazes, ou ineficazes, dependendo do que pode acontecer amanhã. O planejamento é a ferramenta para pensar e criar o futuro porque contribui com o modo de ver que ultrapassa as curvas do caminho e chega à fronteira da terra virgem ainda não palmilhada e conquistada pelo homem.
6
Essa visão ampla serve como suporte das decisões de cada dia: os pés no presente e o olhar no futuro. É, portanto, uma ferramenta vital. Ou sabemos planejar ou estamos condenados à improvisação.
7
O “diagnóstico” tradicional, único e objetivo já não existe mais como tal; no lugar surgem várias explicações situacionais. A explicação da realidade implica em diferentes graus de governabilidade sobre o sistema social.
8
ANÁLISE SITUACIONAL Como realizar ? 1. Busca de informações e dados relevantes para se conhecer o quadro atual da oferta educacional e o perfil socioeconômico do estado, tais como: os níveis, etapas e modalidades ofertadas; o nº de escolas públicas, privadas e do Sistema S existentes no estado;
9
o nº de matrículas por nível, etapa e modalidade (por escola, turno, rede, região rural e urbana, área quilombola e indígena); a estrutura física das escolas; a série histórica do IDEB;
10
a distorção idade/série; os recursos disponíveis para a educação no estado e nos municípios; os projetos desenvolvidos pelas Secretarias Municipais e Estaduais, pelo MEC, pelas redes privadas e por universidades;
11
os dados das avaliações oficiais da educação no estado; os indicadores educacionais; nº de profissionais atuando educação;
12
grau de escolaridade e formação dos profissionais da educação; os planos de expansão para o Ensino Superior no estado - faculdades, centros universitários, universidades e escolas técnicas ; a população residente por faixa etária e escolaridade;
13
a localização dessa população – capital, municípios, região rural, aldeias; o perfil socioeconômico por regiões do estado; o Produto Interno Bruto de MS – PIB;
14
os estudos de instalações de novas empresas e/ou indústrias no estado; O IDH do estado; a taxa de natalidade e mortalidade infantil; os processos migratórios da população, entre outros dados e indicadores relevantes.
15
2. Pesquisar as informações em sítios oficiais e atualizados tais como: -IBGE, MEC, INEP, FNDE; - Secretarias Municipais e Estaduais; - Bancos de dados de MS; - dados do CEE, do FEEMS, das Conferências Intermunicipais de Educação.
16
3. Considerar a projeção das metas do PNE, apresentada no gráfico do PNE/MEC – endereço eletrônico : http://simec.mec.gov.br/pde/graficopne.php
17
4. Análise e reflexão, sobre o que esses dados indicam, considerando: a elaboração de um PEE que venha interferir na realidade e provocar as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade da educação em todo o território do Estado de MS, para os próximos dez anos; contribuir para atingir as metas propostas no Plano Nacional de Educação.
18
5. Elaboração de relatório sistematizado : apresentando os dados coletados; interpretando esses dados em interface com a história, a cultura e a condição socioeconômica de MS; subsidiar a definição das metas e estratégias;
19
Três aspectos articulados e interdependentes que devem ser considerados pelos gestores: o projeto que deseja alcançar; a governabilidade perante os demais atores; a capacidade de execução, envolvendo recursos financeiros e capacidade técnica (Matus, 1998).
20
O PEE deve ser o resultado de um processo rico de planejamento e deve explicitar: o que se pensa fazer; de que modo; quando; com quais recursos e com que atores (Vasconcellos, 1997).
21
- Dados educacionais e populacionais www.mec.gov.br www.mec.gov.br http://simec.mec.gov.br/pde/graficopne.p hp http://simec.mec.gov.br/pde/graficopne.p hp http://ide.mec.gov.br/2011http://ide.mec.gov.br/2011 www.ibge.gov.br www.ibge.gov.br
22
- Dados educacionais e populacionais www.sidra.ibge.gov.br www.sidra.ibge.gov.br http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010s erie.asp?0=2&i=P http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010s erie.asp?0=2&i=P www.eduquali.org.br www.eduquali.org.br www.sed.ms.gov.br www.sed.ms.gov.br
23
- Dados educacionais e populacionais www.campogrande.ms.gov.br/sisgran www.campogrande.ms.gov.br/sisgran http://atlasbrasil.org.br/2013/perfil/camp ograndems http://atlasbrasil.org.br/2013/perfil/camp ograndems www.fiems.com.br (educação profissional e tecnológica) www.fiems.com.br
24
- Para se informar melhor sobre o PNE www.deolhonosplanos.org.br www.deolhonosplanos.org.br www.pnepravaler.org.br www.pnepravaler.org.br www.convivaeducacao.org.br www.convivaeducacao.org.br www.qedu.org.br www.qedu.org.br
25
- Para se informar melhor sobre o PNE www.qeduca.com www.qeduca.com www.observatoriodopne.org.br www.observatoriodopne.org.br http://www2.camara.leg.br - link comissões – selecione uma reunião – ver todas - PLC 8035/2010 –PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO http://www2.camara.leg.br
26
Desejamos um bom trabalho a todos. Obrigada. Contatos: mazemarques@uol.com.br undime@assomasul.org.br rfurtado@sed.gov.ms.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.